quarta-feira, agosto 30, 2006

Estrogonofe de carne

Confesso a vocês que este não vai ser um post muito inspirado. Fiz esta receita (deste livro) domingo, mas não gostei do resultado.
De qualquer forma, achei bacana colocar a experiência aqui. Porque senão vocês vão começar a achar que tudo o que eu faço dá certo e não é assim - não mesmo!!! Vide os meus muffins "genéricos" (meu irmão me disse para usar este termo, já que a palavra "pirata" é muito forte).

Estrogonofe seco é algo que não entendo - a graça da coisa toda está no molho. Mas o João gostou justamente por causa disso - ele não gosta de comidas "molhadas". Pois é, não sei o que se passa na cabeça dele às vezes. :D

Achei as quantidades de ingredientes para o molho insuficientes. Coloquei um pouco mais de extrato de tomate, vinho e creme de leite no fim, para tentar reavivar a receita. Também não sabia que a carne deveria ser envolta em farinha de trigo antes de ser preparada - quando li isso, achei que serviria para "selar" os sucos da carne dentro dela. Dei uma olhadinha em outras receitas na Internet e esse procedimento aparecia em algumas. Ponto a favor: a carne ficou super macia, mesmo não tendo usado filé mignon.

Vou postar a receita como está no livro. Uma coisa de que não gostei: lá diz que, na hora de dourar a carne, se a quantidade não couber na panela, para ir fazendo isso em partes. Tudo bem, só que a primeira leva vai ser "privilegiada" com as cebolas e o sabor delas na manteiga. As outras, não. Como fiz uma quantidade menor, uma etapa apenas foi suficiente.

Acho que depois dos meus comentários nada amigáveis, ninguém vai querer fazer a receita. :S
Aproveito para pedir que se alguém tiver uma receita bacana de estrogonofe (ou estraga-bofe, como diz uma pessoa querida) me mande, por favor.

Estrogonofe de carne

560g de carne em tiras ou pedacinhos (usei coxão-mole)
35g de farinha de trigo temperada (usei tempero em pó pronto)
57g de manteiga
1 cebola pequena picadinha
300g de cogumelos fatiados (usei champignons)
1 colher (sopa) de extrato de tomate
60ml de vinho tinto seco
300ml de creme de leite fresco (eu não tinha em casa, então usei o de caixinha com um pinguinho de água porque estava super grosso)

Coloque a farinha num saquinho plástico, junte as tiras de carne e cachoalhe até cobrir todos os pedacinhos.
Derreta duas colheres (sopa) da manteiga numa frigideira grande, em fogo médio, e refogue a cebola por 2 minutos. Junte a carne e doure; retire da panela e mantenha aquecida. Coloque o restante da manteiga na frigideira, adicione os cogumelos e mexa até ficarem macios e levemente dourados (como usei cogumelos em conserva, macios eles já estavam). Junte o extrato de tomate e o vinho, mexa sem parar por 2 minutos ou até o molho reduzir. Junte a carne, o creme de leite (aqui inverti a ordem porque achei que funcionaria melhor na hora de misturar), abaixe um pouquinho o fogo e deixe por mais um minuto, ou até o molho engrossar.

Rend.: 4 porções

11 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Patricia, eu tenho uma receita de estrogô que agradou gregos e troianos. Eh da Martha Stewart:

http://www.chucrutecomsalsicha.com/archives/003661.html

beijos,

Valentina disse...

Pat, a história de selar a carne é isso mesmo. E nao se preocupe em fazer de duas levas pois a quantidade de cebolas,etc é enough para flavour tudo.Amiga, sera que nao secou porque voce colocou o creme de leite primeiro? Nao sei, to aqui tentando ver por que secaria.Vc estava em fogo alto ou médio?

Akemi disse...

Faço strogonoff à olho e coloco todos esses ingredientes mais catchup, mostarda e molho inglês. Única coisa diferente é que coloco tomates frescos ou senão de lata, não o molho pronto mas os só os tomates cozidos. Talvez seja isso que deixe mais "molhado".

Patricia Scarpin disse...

Obrigada, meninas!

Fe, MS é nossa pastora e nada nos faltará. Adoro as coisas que ela faz, tudinho mesmo (amo trabalhos manuais, tb). Obrigada pela dica.

Val, eu sabia que você ia tentar identificar a causa do problema. Eu segui a receita direitinho. Na hora de colocar o creme de leite, já coloquei a carne em seguida, não creio que tenha sido isso. Obrigada pela dica sobre cozinhar a carne in batches. :D

Akemi, tenho mania de fazer muita coisa a olho. Mas não uso catchup pq não gosto do sabor que ele deixa na comida.
Adoro os tomates pelados em lata, uso pra tudo!

Anônimo disse...

Poucos dias sem acessar e quanta surpresa mas vou descer a ladeira e comentar as outras receitas porque de carne não entendo patavinas rs.

Karen disse...

Eu também não entendo muito de estrogonofe, então não tenho o que dizer. rs

Ana disse...

Eu gosto de estrogonofe, mas de frango! hehe!
Eu creio q o molho ficou mais "seco" ou ate mais "grosso" devido ao uso da farinha na carne. O excesso de farinha q fica na panela e ate mesmo envolto na carne no fim acaba engrossando o molho!
Esse metodo eh usado p/ certos tipos de pratos onde deseja-se q o molho de uma engrossada de leve mas s/ adicionar cremes ou mais farinha no final do cozimento (tipo goulash, q fica horas cozinhando... a farinha usada inicialmente aos poucos deixa o molho grossinho enquanto cozinha).
Bom, essa eh meu palpite, mas eu tbem nao sou expert!!
Gosto do seu blog Patricia!
Ana

Anônimo disse...

Oi, é a primeira vez que acesso seu blogue, gostei muito!
Meu estrogonofe é meio que lendário, tem gente que me pede sempre para fazer. Mas como só uso filé mignon e ponho muito champignon, é só para quando o bolso está cheio...
Não uso extrato de tomate, tomate ou molho, eu ponho só catchup. E mostarda, molho inglês e PÁPRICA!!! Muita páprica! Existem dois tipos. O normal, doce, que uso para fazer para minha mãe e o picante, para os corajosos.
Quanto à farinha, já vi em várias receitas. Sempre me dei mal fazendo, acabou queimando um pouco, grudando na panela, ficando com aparência estranha, um horror. Mas reconheço que serve para engrossar o molho depois. Sempre que vejo uma receita assim, substituo por maisena diluída em água, que ponho só no final da receita.
Vou voltar mais vezes, beijos!

Anônimo disse...

::

porfavor vc poderia me dizer onde compra aquelas forminhas especiais?
marconovack@hotmail.com
obrigado

Cinthya disse...

Vc tem essa receita em inglês???

abração!

Patricia Scarpin disse...

Cinthya, não tenho, infelizmente.