terça-feira, agosto 29, 2006

Pão de mel

Esse pão de mel é receita de um curso que fiz no final do ano passado. O nome da professora é Anka Popovic.

Faço de vez em quando e meu marido leva para o trabalho e vende. Os colegas dele gostam bastante. Da última vez, um rapaz comprou 10 de uma vez só. Adorei. :D

Quando iniciei este blog, algumas pessoas comentaram: "mas você vai dividir as receitas dos produtos que vende?". Claro, por que não?? Aprendi muito com a Internet e comecei a minha "carreira" de boleira pesquisando no Orkut. Lá, muitas outras pessoas, que também comercializam seus doces, dividiam suas receitas, dicas, truques. Se foi tão bom para mim, porque vou cortar a corrente? Conhecimento tem que ser espalhado por aí, pra brotar em todos os lugares.

Os pães de mel da foto são feitos em forminhas próprias (6,5cm de diâmetro) e recheados com doce de leite. Depois disso, eu os banho no chocolate - uso chocolate hidrogenado ao leite (só da Nestlé, porque é mais fluido e facilita o trabalho - além da qualidade, é claro) misturado a chocolate nobre meio amargo. Desta forma, não preciso fazer a temperagem do chocolate e ainda obtenho um pão de mel menos doce, menos enjoativo. Essa dica maravilhosa quem me deu foi a Ana Maria - ela sabe tudo de pão de mel!

Os que fiz para o aniversário da Jéssica (viu, Clarice) não tenho foto pra postar. Mas usei esta mesma receita, assei em forminhas de papel para mini muffins e cobri só o topo deles com chocolate. Depois, na hora do parabéns, joguei pó dourado comestível por cima, pra fazer graça. Com a luz colorida que minha irmã tinha pedido pra colocar na festa, o dourado ficou furta-cor. :D

Você também pode assar a massa como um bolo, numa forma grande, cobrir com chocolate e cortar os pedaços.

Pão de mel

4 ovos inteiros (se forem muito grandalhões, use só 3)
220g de açúcar
150ml de óleo
150ml de água
150ml de mel ou glucose de milho - a última, mais econômica $$
360g de farinha de trigo
50g de chocolate em pó
1 colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de noz moscada
¼ colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (sopa) de bicarbonato
½ colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
aprox. 800g. de chocolate para banhar - eu uso a proporção 40% de chocolate nobre e 60% de hidrogenado

Misture os ingredientes secos peneirados e reserve. Dilua o mel com a água e o óleo.
Bata os ovos com o açúcar até dobrar de tamanho. Vá juntando à mistura os ingredientes secos intercalando com os líquidos e bata em velocidade alta. Leve para assar em forminhas ou uma forma grande, untadas e enfarinhadas.
Asse por cerca de 35 minutos em forno a 200°. Para saber se estão assados, espete com um palitinho - se sair seco, pode retirar do forno.
Desenforme ainda morninhos, para que soltem melhor das forminhas.

Rend: cerca de 30 pães de mel grandes

25 comentários:

Valentina disse...

Pat, realmente tudo por esta irmã,não?!? Como você coloca o recheio amiga?Com uma seringa?Fiquei curiosa.Tão lindinhos.As crianças notaram o pó dourado?

Karen disse...

Patricia, se depender de mim você pode ficar sossegada que eu prefiro comprar pães de mel e bolos decorados a fazê-los! rs
Lindos! Devem fazer sucesso!

Patricia Scarpin disse...

Valentina,
Ela é a criança/pré-adolescente mais mimada do país. :D
Sempre faço tudo por ela, vc não imagina. É claro que ela usa e abusa, nem preciso dizer.
Eu corto o pão de mel ao meio, passo o recheio e fecho (como se fosse um bolo, mesmo). Depois banho no chocolate. Tem que tomar cuidado pra banhar, senão o chocolate fica cheio de farelos.
Uma delas disse que os pães de mel estavam brilhando. :D

Obrigada, Karen!
Vou fazer o bolo de uma amiga sábado, já fiz o do marido dela em abril e foi um super sucesso!

Anônimo disse...

Interessante, eu nunca tinha visto pão de mel feito com água. Tenho uma receita de bolo de mel e sempre substituo o leite por iogurte porque deixa a massa mais leve. Essa receita é nova para mim. A Jéssica é poderosa mesmo, hein Patricia !

Anônimo disse...

Patrícia, Patrícia... Vc sempre delicada e generosa, heim? E muuuuito talentosa...que idéia genial de colocar o pó dourado no pão de mel; deve ter ficado lindo, não? Mas vou te falar uma coisa: aprnedo tanto com vc... nem imagina o qto!!! Bj e sucesso, muuuuito sucesso nessa empreitada de boleira...

Ana disse...

Parabens pela sua iniciativa em dividir as receitas Patricia!! Gostei de ler seu post!!
Ana

Unknown disse...

OLÁ!!!!!!
GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA BANHAR OS PÃES DE MEL?
AGRADEÇO DESDE JÁ .

Anônimo disse...

Oi Patricia!
adorei sua receita,ta tentei varias mas nunco acerto,sera pq meu forno é eletrico?na sua receita daria de tirar o gengibre e a noz moscada?da ponto tirando esses ingredientes??obrigada
bjus

SANDY! disse...

Ótima atitude, estou pesquisando muitas receitas na net, ja trabalho com isso tem um tempo, mas friquei sem receitas, obrigada por disponibilizar algumas!

Marcia Claro disse...

Gostei muito da receita! Vou experimentar e depois postarei novamente... Agradeço o desprendimento em dividir receitas e dicas!
Sou de Guarulhos e entrei de cabeça nessa nova profissão!
Obrigada! Já add aos meus favoritos! ;)
Grd abraço!

Pri_H disse...

Oii Querida
Achei seu Blog no Google, estou 'tomando aulas' a respeito de Pão de Mel, que quero começar a comercializar, e ví que vc tambem faz, gostaria de esclarecer umas duvidas com vc, eu poderia?
Agradeço desde já!

Anônimo disse...

Oi!! há alguns anos atrás fiz um curso com a Anka Popovick e ela deu uma receita de pão de mel pra casamento que vai cerveja na massa e é uma massa que pode guardar na geladeira por até 1 mês e ir assando aos poucos, rende muito, e é tão gostoso que não precisa nem de recheio, ela fez decorado com foto em papel arroz... vc tem essa receita? eu não lembro onde guardei a minha?
Grata!
Juliana

Patricia Scarpin disse...

Oi, Juliana,
Não conheço esta receita da Anka.

Anônimo disse...

Obrigada querida!! Vou procurar denovo, caso eu encontrar compartilho com você!
Grata!!
Juliana

Anônimo disse...

Oooi ! Eu tambem queria saber se tirando o gengibre e a noz moscada fica de booa :D
E se da diferença trocar a agua pelo leite, :S
haha ! Beeijos.
niih

Emilu disse...

Por quanto você vende patrícia?

Patricia Scarpin disse...

Emilu, eu não vendo mais, faz bastante tempo.

Paula disse...

Oi Patricia, tudo bem?
Acho que nunca é tarde para deixar um comentário , mesmo anos depois...rs Hoje fiz a sua receita, ficou ótima. Muito obrigada por dividir os seus sucessos. Na Segunda-feira vou participar de uma feirinha aqui no meu bairro e escolhi essa receita pra vender e quem sabe ganhar um "dindim" Bjs e obrigada.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Paula!
Obrigada a você por vir aqui me contar dos pães de mel, espero que tenham sido um sucesso!
Beijo!

Paula disse...

Oi Patricia, os pães de mel foram o que mais vendi na feira.Preciso da sua ajuda se possível. Eu estou com muita dificuldade de fazer o custo da receita. Como o formato do meu pão de Mel foi 3x4,5 rendeu 40 pães, vendi por R$ 2,50 cada, será que está certo? Por quanto vc verdia? Para o recheio eu usei 2 latasleite condensado cozido na panela de pressão,o chocolate usei o ftacionado da Nestlé +- 1,200 kg. O que vc acha?

Patricia Scarpin disse...

Paula, não me lembro por quanto vendia, e de qualquer maneira isso já tem mais de 6 anos.

Talita disse...

Oi Patrícia! Adoro seu blog, indico pra todo mundo, parabéns! Queria fazer essa receita com farinha de trigo integral, você acha que vai ficar ruim?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Talita! Tudo bem?
Acho que os pães de mel vão ficar pesados. Não vale a pena.

Aline disse...

Patricia, essa é uma das melhores receitas do blog, faço muuuito, inclusive já vendi! Sucesso absoluto! Uma dicanpra realçar mais as especiarias é uma pitada de cravo em pó. Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Aline, amei saber disso, obrigada por vir me contar e pela dica do cravo. Um bj!