segunda-feira, agosto 28, 2006

Brownies de doce de leite

English version

Dulce de leche brownies

Outra receitinha que usei no aniversário da Jéssica. Peguei daqui.

Foi um pouco corrido fazer os doces do aniversário dela (além do bolo), porque seria na praia e a viagem me roubaria preciosas horas. Então, pensei em fazer algo diferente dos docinhos tradicionais e que também fosse prático para mim. Consegui isso com os brownies, porque enquanto eles assavam fui adiantando mil outras coisas. E depois, um pouco antes do parabéns, cortei e coloquei nas forminhas. Rapidíssimo.

A textura é deliciosa. Bem macios, molhadinhos. E o doce de leite aparecendo por onde menos se espera é uma delícia de surpresa.
Optei por algumas diferenças na receita, porque o meu "público alvo" era um bando de adolescentes... Mas deixo-a completa aí para vocês escolherem as opções que desejarem.

Dobrei a receita (para usar uma forma grande) e os cortei pequeninos por serem para a festinha, mas você pode fazê-los maiores, servi-los morninhos, com sorvete, hummm...

Brownies de doce de leite

115g de manteiga em pedacinhos - eu usei sem sal, mas ele diz que tanto faz
170g de chocolate amargo ou meio-amargo, picado bem fininho - usei meio-amargo
25g de cacau em pó - usei chocolate em pó
3 ovos grandes
200g de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha - usei essência
140g de farinha de trigo
100g de nozes ou pecãs, levemente tostadas e picadas (opcional) - não usei
250g de doce de leite

Pré-aqueça o forno a 175ºC.

Forre uma forma quadrada de 20cm com papel alumínio, de forma que fiquem partes de papel para fora da forma, formando "alças". Se você não tiver uma folha grande papel alumínio (eu tenho, sou o exagero em forma de gente), coloque duas folhas cruzadas. Unte o papel com manteiga ou spray culinário. Eu comecei a untar e o papel dançava cada vez que eu passava o pincel. Daí pincelei um pouco de manteiga entre ele e a forma, grudando-o bem.

Derreta a manteiga numa panela média. Junte o chocolate e mexa sem parar, em fogo bem baixinho, até derreter. Retire do fogo e misture o cacau em pó (a mistura vai parecer sedosa). Junte os ovos, um por vez, o açúcar, a baunilha e a farinha. Se for usar, adicione as nozes.
Coloque metade da mistura na forma; vá pingando colheradas de doce de leite (use 1/3 da quantidade) por cima e dê uma misturada leve com um garfo ou faca, sem mexer demais. Coloque o restante da massa de brownie por cima, pingue o restante de doce de leite e proceda da mesma forma - eu fiz de outro jeito: coloquei toda a massa e pinguei o doce de leite por cima e fiz os "rabiscos" com o garfo. Achei que fazer do modo como a receita indica ficaria muito raso e difícil de espalhar o doce de leite.

Asse por 35 a 45 minutos - os brownies estarão prontos quando o centro estiver levemente firme. Retire do forno, deixe esfriar completamente.

Na hora de cortar, se você quiser, pode levantar os brownies da assadeira (usando as "alças" de papel alumínio) e colocar numa pia ou bancada. Fica mais fácil e não vai arranhar a sua forma.

Rend.: 12 unidades

17 comentários:

Valentina disse...

Pat, desde que estas fotos antes de ontem fiquei apaixonada por estes brownies . A textura esta perfeita. Posso perguntar por que usastes chocolate em pó? Ele não é adocicado?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Val,

Usei chocolate em pó porque quis deixá-los um pouco mais docinhos - por causa da molecada na festinha da minha irmã. Se fosse para adultos eu teria usado o cacau, sim.

Karen disse...

Que delícia, está na lista para fazer!

Valentina disse...

Pat, suspeitei desta razÃo.Mas quis perguntar.Bjs.

Anônimo disse...

Deus-do-céu. Isso é real? Por quê não fui convidada para essa festinha rs. Bem, faz tempo não sou mais adolescente..

Akemi disse...

Estou a babar nestes mini brownies! Sem dúvida uma receita a ser feita sem falta aqui em casa!

Anônimo disse...

Oi Patricia, adoro suas receitas, essas fotos são convidativas demais, hj mesmo estou pensando em fazer estes brownies, mas tenho uma dúvida...qual a consistencia do doce de leite?...pergunto isso pq ultimamente tenho tido problemas na hora de cozinhar as latas, sempre tem uma ou outra q sai ou escura demais ou meio a meio...Bom é isso...parabéns pelos blogs...beijinhos...

Anônimo disse...

Já havia testado alguns brownies e ainda não estava satisfeita. Deixavam a desejar no sabor ou na umidade.
A sua receita é perfeita. Adoramos.
Delicioso puro ou com sorvete.
Obrigada.

Alice

sheyla disse...

ai,ai, irresistivel só de olhar....vou ter q fazer, doce de leite ainda por cima?....

Patricia Scarpin disse...

Angela, eu usei doce de leite bem firme.

Alice, que boa notícia! Amei saber - obrigada por vir me contar!

Sheyla, faça sim! :)

Sofia.... disse...

queria saber qtos renderam em tamanho de festa com o dobro da receita....

disse...

Patricia...
Apaixonei no seu blog, que despertou a cozinheira em mim..rsrs
Sou zero a esquerda com um fouet na mão, mas fiz esses brownies e ficaram simplesmente irressistiveis.
Pessoal de casa amou!
E eu não perco mais uma receitinha.. hahaah
Obrigadaaa

Patricia Scarpin disse...

Oi, Ká! Tudo bem?
Zero à esquerda nada, todos nós podemos aprender! Fiquei super feliz por saber da receita!
Beijo e obrigada por vir aqui me contar!

Filipa disse...

Olá Patrícia,

Testei mais uma receita do teu maravilhoso blog (esta semana é a 2a heheh) e, foi um verdadeiro sucesso!
Mais uma vez obrigada por todas as ideias.
Usei chocolate preto com 70% mínimo de cacau e cacau em pó. Ao colocar na forma, achei a massa muito grossa e estava com medo mas ficou pecaminoso com gelado!
Muito denso, óptimo mesmo.

Um beijinho,
Filipa
www.welc-home.blogspot.pt

Patricia Scarpin disse...

Filipa, que notícia ótima! Adorei saber que a receita deu certo, aliás, que as duas receitas deram certo!
Beijo e obrigada por me contar!

Josie disse...

Oi Patricia, sou sua fa já faz tempo. MOro na Espanha e desde que cheguei, comecei a buscar blogs culinarios pra matar a saudade do Brasil. Encontrei vc e nao te largo mais kkkk
Esta receita é maravilhosa, mas sempre tenho uma dúvida. Depois que batemos os ovos com o açúcar e acrescentamos a mistura com o chocolate, os outros ingredientes eu termino à mao? Posso usar a batedeira ou muda muito a textura da massa? Beijinhooooo e parabéns pelo blog.

Patricia Scarpin disse...

Josie, tudo bem? Que bom que vc está gostando do blog, fico feliz!
Termine de misturar à mão, é melhor. A massa é molinha, batedeira é desnecessária e bater demais a mistura pode desenvolver o glúten (o que pode deixar os brownies duros).
Bj!