terça-feira, agosto 01, 2006

Muffins-doughnuts de geléia (ou Nigella strikes again)



Vocês vão achar que tenho mania de geléia de goiaba. Na verdade, tenho mania de geléias em geral.
Adoro. Acho que é a "coisa" mais gostosa para se passar no pão, na torrada. E, para ser sincera, a de goiaba é uma das minhas preferidas.

A idéia de um muffin que ao mesmo tempo era um doughnut me pareceu muito interessante.
Fiz metade da receita com geléia de goiaba e a outra metade com Nutella. Para meu espanto, os de geléia ficaram bem mais saborosos. E olha que amo Nutella (who doesn't???)

Não sei que tamanho de forminhas a Nigella usa, mas os meus muffins renderam metade do que está no livro.
Confesso que tenho uma parcela de culpa - acabei exagerando na hora de colocar massa nas forminhas, queria que os muffins ficassem com um topo bem pomposo. Não funcionou. :( Mas ficaram gostosos.

A massa lembra um doughnut mesmo, é mais porosa do que massa de muffin.
Da próxima vez, entretanto, não vou colocar a cobertura de açúcar, porque fica doce demais pro café da manhã - e também preciso economizar um pouco nas calorias.
Bem feito, né? Quem mandou ir procurar receita no capítulo "children" do livro...

Muffins-doughnuts de geléia

1/2 xícara de leite
7 colheres (sopa) de óleo de milho ou outro vegetal (usei soja, mesmo)
1 ovo grande
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/3 xícaras de farinha de trigo com fermento
1/3 xícara de açúcar
12 colheres (chá) de geléia

Cobertura:
1/2 xícara de manteiga sem sal derretida
1/2 xícara de açúcar

Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Peneire a farinha numa tigela e misture o açúcar. Com um garfo, bata juntos o leite, óleo, ovo e baunilha. Faça uma "cova" nos ingredientes secos e despeje os líquidos nela, mexendo tudo rapidamente (sem misturar demais). Coloque um pouquinho de massa no fundo de cada forminha, adicione 1 colher (chá) de geléia (ou outro recheio que vc preferir) e cubra com mais massa.
Asse por cerca de 20 minutos ou até que estejam completamente assados.
Retire-os do forno e proceda da seguinte forma para a cobertura: passe os muffins na manteiga e, em seguida, no açúcar.
Como eu usei forminhas de papel, só fiz isso no topo deles.
Se você usar forminhas de metal, pode passar o muffin todo na cobertura.

Rend.: 12 muffins (a minha receita rendeu 6) :(

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Patricia, fiz os muffins baklava.Eles não ficaram com esse aspecto meio folhado (acho que é porque embalei em filme plástico antes de secarem) que os teus tiveram e os meus ficaram meio estufadinhos. Além disso,coloquei o recheio no meio e subiu um pouco na hora de assar. Em resumo, não ficaram com esta pinta toda mas que delícia, hein?! Tenho tudo para fazer essa outra lindeza. Estou com uma geléia de framboesa aqui parada e é a minha chance. Tá tudo lindo! Sorry, ocupei muito espaço

Patricia Scarpin disse...

Oi, Renata,
Pra começar: ocupe o espaço que quiser, ok?
Os muffins Baklava não têm aspecto folhado, não - o doce que serve de inspiração para eles é que é um folhado.
Alguns dos meus muffins ficaram com um buraquinho pequenino no topo, por onde dava pra ver um pouquinho de canela. Mas isso é meio raro acontecer. Já fiz esta receita com mini forminhas de papel, aquelas para docinhos, e funcionou bem. Será que foi excesso de manteiga? Pq daí o vapor precisa sair por algum lugar.
Fico feliz por vc ter gostado, os mini foram sucesso no aniversário da minha cliente.
Geléia de framboesa? Ai, que delícia!!!
Vc é muito gentil, volte sempre aqui!

Anônimo disse...

Patricia, voltei. Fiz esta receita hoje pela manhã. A geléia escorreu um pouco pelas laterais mas em nada atrapalhou na hora de desenformar.Optei por não passar manteiga nem polvilhar com açúcar depois de ler o teu comentário mas sem ela não ficou tão bonito no problem. Ah,acompanhei com belas garfadas de geléia para compensar a que escorreu nas forminhas.É,geléia argentina, uma delícia. Ah, adorei a idéia de mini muffins.Por último, gostaria de saber onde achaste o livro Chocolate Desserts do Pierre Hermé. Fiquei muito interessada ! Bj

Patricia Scarpin disse...

Oi, Renata!
Que bom que vc gostou da receita, fico super feliz!
A geléia que eu usei tinha uma consistência bem firme, talvez por isso não tive o problema de escorrer. Eu realmente não tenho habilidade técnica para descobrir este enigma...
:D
Comprei o livro no amazon.com - mas vc pode tentar encontrá-lo no Submarino, Livraria Cultura ou outros sites de livrarias.
Se vc quiser ver os meus mini muffins, dê uma olhada o meu outro blog: www.deliciasdivertidas.nafoto.net
Boa sorte, um beijo!

Akemi disse...

Comprei este livro da Nigella faz algum tempo e fiz os cherry chocolate cupcakes. Achei que ficaram muito doce. Pelo visto, outras receitas tem esse "defeitinho". Procurarei reduzir o açúcar em todas as receitas de lá agora. Adoro muffins e geléias, tbm tenho vários vidros estocados e estou para testar este e o baklava. Adoro seus comentários, o bom e o errado das receitas, nos ajuda muito! bjos e bom final de semana!

Patricia Scarpin disse...

Akemi
Gosto muito da Nigella e do jeitão dela, mas realmente acho que às vezes ela exagera no açúcar, fica meio over... e nada saudável.

Se vc não estivesse tão longe eu seria cara-de-pau e iria aí "roubar" umas geléias pra mim, hum...

Que bom que vc gosta dos meus posts, pq eu também adoro os seus!

Bom final de semana, tb, um beijo!

Unknown disse...

Oi Patricia,
Tentei ir no endereço qeu voce falou para ver os sus mini-muffins, mas não consegui, me pediram nome de usuario e senha.:-(, mas de qualquer forma, parabéns pelo seu blog..ele é muito gostoso de visitar..:-)
Beijo,
Karla