segunda-feira, agosto 03, 2009

Tortinhas de limão

English version

Lime tartlets / Tortinhas de limão

Sou tão banana – não consigo dizer “não” à minha irmã.

Ela finalmente veio me visitar e passamos o sábado juntas. Quando lhe disse que prepararia esfihas – porque ela adora – ouvi a seguinte resposta “nossa, faz tanto tempo que não como torta de limão...” :D

Eu queria algo diferente da última torta de limão siciliano que fiz e por isso combinei a massa de torta fantástica da Deb (não encolhe dentro do forno!) com o recheio fresquinho de limão da Nigella. Se a opinião da minha irmã for levada em conta – ela pediu para levar tortinhas para casa – esta receita é para guardar. :D

Lime tartlets / Tortinhas de limão

Tortinhas de limão

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
¼ colher (chá) de sal
½ xícara + 1 colher (sopa) - 126g – de manteiga sem sal, bem gelada (ou congelada), em pedaços pequenos
1 ovo grande

Recheio de limão:
raspas da casca + o suco de 2 limões
¾ lata (295g) de leite condensado
2/3 xícara (160ml) de creme de leite fresco

Comece pela massa: no processador, pulse a farinha, o açúcar e o sal juntos. Espalhe os pedacinhos de manteiga sobre os ingredientes secos e pulse até misturar (alguns pedacinhos de manteiga ficarão do tamanho de flocos de aveia, outros ficarão do tamanho de ervilhas). Quebre o ovo numa tigelinha e bata ligeiramente com um garfo, apenas para misturar a gema e a clara. Adicione o ovo à massa, um pouquinho a cada vez, pulsando a cada adição. Depois de acrescentar todo o ovo, dê longas pulsadas – 10 segundos cada – até a massa, que vai parecer granulada após a adição do ovo, formar montinhos; antes de atingir este estágio, o som do processador vai mudar – usei a Kitchen Aid, com o batedor em forma de pá, em todo o processo.
Transfira a massa para uma superfície e sove-a rapidamente, somente para incorporar porções pequenas de ingredientes secos que possam estar soltas. Forme uma bola, embrulhe com filme PVC e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

Abra a massa: unte doze forminhas para torta, de fundo removível, com 9cm de diâmetro cada (ou use uma forma para tortas grande, de 22cm). Abra pequenas porções de massa gelada sobre um pedaço de papel manteiga enfarinhado até obter círculos rústicos de aproximadamente 11,5cm – vá levantando e girando a massa para evitar que ela grude no papel, ou abra-a entre dois pedaços de plástico igualmente enfarinhados. Transfira os pedaços de massa para as forminhas preparadas e preencha-as, usando as pontas dos dedos para selar qualquer rachadura que apareça. Dobre a massa sobressalente para dentro, apertando com as pontas dos dedos e formando laterais duplas, mais espessas – se sobrar muita massa, empurre-a para baixo com os dedos, em direção ao fundo das forminhas. Fure a massa toda com um garfo.

Leve as forminhas ao freezer por pelo menos 30 minutos, preferivelmente mais tempo, antes de assar.

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte o lado brilhante de um pedaço grande de papel alumínio e corte aproximadamente em doze quadrados; coloque cada quadrado, com o lado untado para baixo, sobre a massa, deixando-o diretamente em contato com ela. Agora, a melhor parte: já que você congelou a massa, não vai precisar usar pesinhos ou feijões secos sobre o papel alumínio para assar. Leve as forminhas ao forno por 20 a 25 minutos ou até que dourem levemente.
Retire do forno e remova cuidadosamente os pedaços de papel alumínio – se houver bolhas na massa, aperte-as com as costas de uma colher. Asse por mais 10 minutos ou até que firmem e dourem bem – a cor é importante, pois massas muito brancas não têm tanto sabor. Transfira as forminhas para uma grade e deixe esfriar completamente.

Prepare com antecedência: a massa crua, embrulhada em filme PVC, pode ser conservada em geladeira por até 5 dias ou congelada por até 2 meses; a massa já assada pode ser guardada em recipiente hermético por até 2 meses, mas o sabor se manterá mais fresco se ela for assada diretamente retirada do freezer (já aberta e dentro da forma).

Recheio: usando a batedeira, bata todos os ingredientes numa tigela grande até obter um creme espesso. Despeje o recheio nas bases de torta assadas e frias e leve à geladeira por 30 minutos ou até firmar.

Rend.: 12 tortinhas

Lime tartlets / Tortinhas de limão

24 comentários:

Mari disse...

Pat querida, sabe que torta de limão é a sobremesa predileta da Isa? Nossa, essas tortinhas foram um achado e tanto... estou neste momento com ela no msn.. preciso dizer que foi ela quem me passou o link: mãe, faz pra mim, faz, faz? risos...
Estão lindas demais... aliás, falar q tuas coisas são lindas e perfeitas é cair na redundância!
Bjo enorme,

Mari

SoraiaSilva disse...

Estas tarteletes estão mesmo bonitas e apetitosas!!
És mesmo uma pasteleira de mão cheia!!
Poxa..
beijinhos*

Gina disse...

As tortinhas de limão são as minhas preferidas e, de preferência, assim sem chantilly ou suspiro.
Bjs.

Tina Lopes disse...

Sua irmã é tão, tão, tão sortuda. E não só pelos presentinhos de limão, não. Bjk.

dannah5 disse...

hummmmmmmm q delicia, olha essa eu ja conheço pq tenho uma semelhante que uso as vezes, eh tudo de bom, faz o maior sucesso. Adoro muito!!
To tao grogue q estou impedida de fazer graça, filho cansa! haha

beijocas Patricia, como sempre arrasando!

ameixa seca disse...

Lembrei-me de ti este fim de semana! Deram-me uns limões sicilianos enormes :) Ias adorar!
Estas tortinhas têm um aspecto fantástico. Parecem bem simples de fazer :)

Clau Alaminos disse...

A tortinha está belíssima e a dica da massa é preciosa. Já está anotada.

Karen Buono disse...

Patricia, seu site é uma delicia!
O problema é ficar aqui desse lado segurando a vontade de fazer tudo ao mesmo tempo! rs
Obrigada por compartilhar as receitas e as fotos lindas!

Talita disse...

hummmm.... Eu queria a esfiha (que pelo jeito nem foi feita) e a tortinha. Ficaram lindinhas e eu simplesmente amo tortinha de limão!

disse...

lindas! dá mesmo vontade de comer uma... que maravilha.

Marcia da Paz disse...

Pat q lindas estas tortinhas, é de dar água na boca !!!! receita anotada bjssssssss

tatiane disse...

Adorei a dica da massa congelada, e esta massa ficou com uma cor linda. Sou fã de tortinhas de limão, mas o marido acha que doce adoçado com leite condensado não fica bom... vai entender, rs.

Unknown disse...

Meu namorado não é muito fã dos docinhos que eu faço (bolinhos e biscoitos), embora sempre acabe comendo e falando "mas não parece biscoito" :D Mas torta de limão ele adoro. Vou testar essa sua receita. Eu geralmente faço só com o leite condensado no meio, embora imagine que com creme de leite fresco deva ficar mais macio o recheio.

Beijinhos e muito obrigada por mais uma receita (agora vou caçar as suas receitas de madeleine no blog, já que finalmente comprei as forminhas! :D)

Eduardo Luz disse...

O que que é isso? Que foto é essa?
A bichinha, a torta parece que está pulando do vídeo!!
Acho que estou com fome !! rs
Abs.

Andrea Dohashi disse...

Hum... que delícia, sou fã ardorosa de torta de limão, e esse recheio deve ser muito bom!
Beijos

Cássia disse...

Tortinha de limão, para mim é uma das melhores sobremesas .. porém todas as vezes, eu tenho uma enorme decepção... Passo naquela doceria, ela tá lá, linda na vitrine, e me chama, mas quando dou a primeira dentada, oh, arrependimento.. a massa terrível, e o recheio então.. nem comento, as pessoas teimam em usar quilos de maisena!!! Dá uma dó jogar tudo fora, sem contar na frustação...

Mas como sempre, tenho certeza que não irei me decepcionar com essa, só pelos ingredientes, a gnt já sabe quando é receita de dar água na boca... e nada mais justo vindo daqui.. ehehehe

Ah, pensei que os limões (cítricos) iam perder posição no campeonato.. mas me enganei!

Beijos

Linda a tortinha! e parece saborosa!

Patricia Scarpin disse...

Mari, eu acho que ela vai gostar dessa aqui - julgando pela Jéssica! :D
Beijoca, querida!

Soraia, obrigada!
Beijo!

Gina, também prefiro o recheio sem chantilly ou suspiro. Obrigada, um beijo!

Tina, você é querida demais. xx

Dannah, haha, morri de rir contigo!
Beijo e obrigada!

Ameixa, eu iria adorar mesmo! :D

Babette, a massa vou usar sempre com tortas doces. Que bom que gostou, obrigada!

Karen, obrigada a você pela visita! Fico feliz por ter gostado do blog!

Talita, fiz as esfihas, também! :D

Jú, obrigada!

Marcinha, faz pro Raul! :D

Tati, diz pra ele que leite condensado é bom até puro, direto da lata. :D
A massa é boa mesmo, viu?

Bibi, eu fico tão feliz quando você vem me dizer que fez as receitas, adoro saber! E esta massa é muito boa e dá pra ser usada com outros mil recheios.
Depois me conta das madeleines?
Beijo!

Edu, morri de rir contigo! :D

Andrea, esse recheio é ótimo - e super fácil de fazer!

Cássia, sei como é, viu? A gente compra aqueles doces lindos e quando põe na boca... Que decepção. Eu tenho certeza de que você vai fazer muito melhor em casa!
Beijo e obrigada!

Unknown disse...

oi Patricia!!
guria que blog maravilhoso!!
virei fanzona mesmo!!
e pelo visto voce gosta de limao mais do que eu !! è uma tentaçao essas tortinhas!!

mais parabens pelo blog !!
parabens pelas fotos !!
parece de estudio de tao lindas eu nao consigo !! acho que tenho que comprar uma maquina melhor rsrsrs

beijos mill
ah vou fazer a receita de cookies depois te conto
beijos

Adriana Pellegrini disse...

como é que eu só fui descobrir seu blog agora? como??????????? ;D

amei! fotos lindas, receitas YUMMY!

beijos!

Anônimo disse...

Oi Patricia, tudo bom?
Essa massa logo que sai do processador, ela é bem molinha e oleosa mesmo? Vou deixar na geladeira durante a madrugada toda. Amanhã passo aqui antes de prepará-la... beijos

Thássia disse...

Oi Patricia, tudo bom?
Essa massa logo que sai do processador, ela é bem molinha e oleosa mesmo? Vou deixar na geladeira durante a madrugada toda. Amanhã passo aqui antes de prepará-la... beijos

Patricia Scarpin disse...

Thássia, tudo bem, e vc?
A massa é molinha, sim, mas se ela ficou tanto tempo assim na geladeira vai ficar difícil abrir com o rolo. Deixe um pouquinho fora da geladeira e então tente abrir, tá?
Boa sorte, um beijo!

Aline Vasconcelos disse...

Olá Patricia,
Amei seu blog, e gostaria de fazer uma um pouco indiscreta... Qual máquina vc usa?? Pq além de apetitosas a produção das receitas tbm são M-A-R-A-V-I-L-H-S-A-S!!!!!
Bjs e obrigada,
Aline
(diretamente de Salvador)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Aline!
As informações sobre as minhas fotos estão aqui:
http://tksobremim.blogspot.com/
Beijo!