quinta-feira, agosto 20, 2009

Pirulitos de lavanda

English version

Lavender lollipops / Pirulitos de lavanda

Eu planejara uma salada para o post de hoje – deliciosa, por sinal – mas estou precisando desesperadamente de um docinho, nem que seja virtualmente. :D

Estes pirulitos foram uma delícia de preparar e ficaram melhores do que os primeiros que fiz – quero testar outros sabores. Alguma sugestão? :D

Lavender lollipops / Pirulitos de lavanda

Pirulitos de lavanda
adaptei esta receita

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (120ml) de água
2 colheres (chá) de lavanda comestível
1 xícara (200g) de açúcar refinado
1/3 xícara de glucose de milho de cor clara
gotinhas de corante comestível líquido roxo/lilás – usei corante em pasta e apliquei com um palito de dente

Comece preparando a infusão de lavanda: coloque a água e a lavanda numa panelinha e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e ferva por mais 2-3 minutos. Retire do fogo, cubra e deixe esfriar completamente – fiz a infusão no dia anterior e deixei coberta em temperatura ambiente. Passe por uma peneira.

Pincele uma placa de mármore ou uma assadeira grande, de beiradas baixas, com óleo. Separe pelo menos 1 dúzia de palitinhos de madeira para pirulito.

Numa panela pesada, de fundo grosso, com capacidade para 2 litros, misture o açúcar, a glucose e 1/3 xícara (80ml) da infusão de lavanda. Mexa bem para incorporar. Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até ferver. Tampe a panela e ferva por 2-3 minutos. Destampe e acople um termômetro para doces na panela. Aumente o fogo para médio-alto e cozinhe, mexendo de vez em quando, até a temperatura chegar a 143ºC. Se aparecerem cristais de açúcar nas laterais da panela remova-os com um pincel mergulhado em água morna.

Retire a panela do fogo e imediatamente mergulhe o fundo dela numa tigela com água fria para interromper o cozimento, removendo rapidamente para evitar que a mistura esfrie demais. Coloque sobre um pano de prato seco e misture o corante. Logo em seguida, usando uma colher grande de metal, derrame porções de doce sobre a assadeira/pedra preparada, formando círculos de pouco menos de 4cm de diâmetro*. Coloque um palitinho na mistura, girando-o levemente para fixar. Derrame uma gotinha de doce sobre o palito na extremidade dentro do círculo, para prendê-lo firmemente. Deixe os pirulitos em temperatura ambiente até firmarem completamente, cerca de 2 horas.

Embrulhe cada pirulito em celofane ou papel vegetal/encerado. Guarde num recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 1 mês.

* quando a mistura esfriou e ficou difícil de moldar, voltei a panela ao fogo médio, mexendo, até que o doce ficasse macio novamente (30 segundos, mais ou menos).

Rend.: cerca de 12 pirulitos

Lavender lollipops / Pirulitos de lavanda

29 comentários:

Paladares da Isa disse...

Querida Patricia;


Quando vejo os pirolitos, faz-me recordar que na minha infancia ao pé da praia onde eu ia com os meus pais, uma velha senhora os vendia.
Recordações boas !!!

Bjos

Zaíra Bosco disse...

Estou apaixonada pelo seu blog! Que fotos lindas! Que receitas deliciosas e criativas!
Parabéns!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Esses pirolitos fazem-me retornar à infância, junto à escola estava sempre uma velhota que os fazia, verdes, vermelhos, laranja, amarelo, apenas diferiam na forma, os dela pareciam pequenos chapéus de chuva fechados, eram uma delicia.

Lucinha disse...

Que máximo! Que cor linda! Adoro tudo que você faz e essa vou ter que fazer, pois minhas filhas estavam do meu lado quando abri seu blog e estão aqui atrás de mim só me esperando para ir prá cozinha!
Moro no interior e aqui nunca achei lavanda comestível. tenho lavanda plantada em casa, será que posso usar a flor?
Beijos
Lucinha

® disse...

Côoss mah linda di mundo, gente!!
Patrícia,
Que isso minha filha?!!
Quanta carinho, misturado com essa cor linda...
Vc foi além hoje em sua inspiração, viu?!! :)
Um bejim,
da Vinni

Cookie disse...

Pat, acho tão lindos seus pirulitos! Posso sugerir sabores? Adoraria ver um com sabor de rum, ou limoncello, será que dá pra fazer?
Outra coisa: tem um blog aí copiando fotos e receitas alheias (copiou uma minha e várias da Leonor do Flagrante Delícia), e acabei de ver a sua receita do bolo de crepes de chocolate lá: http://www.chocomaniacos.com/2009/08/bolo-de-crepes-de-chocolate.html. Como seu blog é do blogger, de repente vc tem mais facilidade para denunciar.
Um beijo,
Paula - The Cookie Shop

Rita disse...

Patricia
Nao sou muito chegada em pirulitos, mas AMO lavanda, achei interessante!

ameixa seca disse...

Esse é mesmo algo que marca a infância de todos nós... não pela lavanda porque nunca comi nada com esse aroma :)
A cor ficou bem bonito e eles devem fazer as delícias dos miúdos e graúdos!

Cássia disse...

Lindos! Realmente muito lindos, e eu que nem curto muito pirulito, deu uma vontade de roubar um!

Bjos

Anônimo disse...

Hmmm lavanda...deve ser gostoso...!!

Nao encontro glucose em lugar nenhum, venho procurando desde que vi em uma receita mas nao tenho tido sorte...

Da pra subistituir?

Bjo!

Aninha

Unknown disse...

que coisa mais linda esses pirulitos!

Fiz hoje a receita de muffins de pera que vi aqui, ficaram uma delicia. Logo, logo posto no meu blog também, ficaram deliciosos!

Marina disse...

Uauu!!! Estão muito lindos!

Goreti disse...

Pat, ficaram lindos!!!

Dani Santos disse...

ficaram lindos!!!! sou suspeita para sugerir novos sabores!!! gostaria de pirulitos de canela ou de erva doce por exemplo!!!!!
bjs

Danielle disse...

Olá Patricia! Há um tempo visito o TC, mas nunca comentei antes. E já vou começar fazendo uma pergunta (mas você não liga né? =P)

Desde que vi o Lemon Curd aqui fiquei com vontade de provar, e decidi fazer. Me fala uma coisa, eu posso usar gemas que foram congeladas?

Tinha pensado também em usá-lo como recheio pra uma receita de bolo sem manteiga que adaptei da internet. Só que queria colocar merengue por cima, e para isso teria que levar o bolo rechado ao forno (pelo menos na ordem de montagem na minha cabeça), há algum problema em levar o Lemon Curd no forno por alguns minutos?

Um beijo!

Lucinha disse...

Oi... Já fiz e amei. Só uma dúvida: coloquei bastante óleo no mármore, mas mesmo assim quebrei alguns na hora de tirar. Como vc faz?
bjos

Lau V. disse...

Olá Patricia.
Já faz um tempinho que acompanho seu blog (LINDO!) e só agora estou comentando.
Fiz algumas das suas receitas e estou impressionada, TODAS que testei (uma foi o Cookie com praliné de castanha de caju) são deliciosas.
Você tem MUITO bom gosto, Patricia. As fotos são lindíssimas. As receitas como eu já disse, simplesmente deliciosas.

:)

Beijos!

Malu disse...

Sabor gengibre, também deve ser bom!

Adorei seu blog, muito muito bom mesmo!

Lua Limaverde disse...

Muito fofo! Eu adoooooooro lilás!!!
:D

Patricia Scarpin disse...

Oi, Isa! Que bom que você lembrou de coisas bacanas.
Beijoca!

Zaíra, bem-vinda! Obrigada pela visita!

Moira, aqui tínhamos uns em formato de chupeta, nem sei se ainda existem.
Obrigada pela visita!

Lucinha, espero que as meninas gostem! E se a sua lavanda for comestível, pode usar sim!
Beijo!

Vinni, muito obrigada!

Paula, vou tentar - você sabe como sou, falou em limão... :D
Eu vou dar uma olhada nesses picaretas.
Beijo!

Rita, que bom que gostou, obrigada!

Ameixa, eu sou doida por roxo e lilás. :)
Obrigada!

Cássia, obrigada!
Beijoca!

Aninha, não dá, não, infelizmente. Você já tentou comprar Karo?

Nana, vou ficar super honrada de vê-los no seu blog!
Beijoca!

Marina, obrigada!

Goreti, obrigada!

Dani, a idéia da canela me ganhou de cara, obrigada!
Beijoca!

Danielle, tudo bem? Eu não ligo, não! :D
Eu não confiaria na textura da gemas congeladas, pra ser sincera...
E dá pra usar assim no recheio do bolo, sim, no site da Martha Stewart tem um bolo parecido (Lemon meringue cake).
Boa sorte, um beijo!

Lucinha, será que você não os fez muito fininhos?
Beijo!

Lau, tudo bem? Que bom que resolveu comentar, obrigada!
Fiquei tão feliz sabendo que os cookies deram certo! Obrigada por vir me contar e espero vê-la novamente por aqui.
Beijo!

Dona M., obrigada pela visita!
Adorei a idéia de gengibre. :D

Luna, eu tb, querida! Sou doida por lilás!

Amanda Selbach disse...

lindos!!! lavanda é bom demais!! eu tambem adoro lilas. quando vi achei que fossem de violeta... tu achas que da pra usar essencia?? nunca fiz pirulitos mas tava morrendo de vontade de testar. tua receita caiu na hora certa!
teu blog é lindo, sempre!
beijos

Patricia Scarpin disse...

Oi, Amanda!
Da outra vez que fiz pirulitos (o link está neste próprio post) usei essência de baunilha e deu certo.
Beijos e obrigada!

Anônimo disse...

Olá, adorei teu blog..e tuas receitas...queria saber onde tu encontra a Lavanda comestível...se pode me passar algum contato...moro em Porto Alegre/RS e tá impossível emcontrar..
Abraços,
Duda..

Patricia Scarpin disse...

Oi, Duda, tudo bem?
Aqui em SP sei que tem no Mercado Municipal, mas fora de SP não saberia lhe dizer.
Um abraço!

Anônimo disse...

Oi Patrícia, tudo bem por aqui e contigo?
Obrigada pela dica. Tu compras a flor da Lavanda, embalada, de alguma marca ou direto do produtor. Isso facilitaria minha busca na internet...
Abraços..
Duda.

Patricia Scarpin disse...

Duda,
a lavanda que uso foi um presente de um amigo americano, ele mandou dos EUA pra mim. Mas sei que algumas meninas que têm blog compraram no Mercadão.

disse...

adoro chupa-chupas!
que lindos...

Nanda Vieira disse...

olá! deliciosos mesmo! Será que dá pra fazer com essa receita aqueles docinhos caramelados? qual será a durabilidade deles numa mesa de doces, será que irao derreter rapidamente?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Nanda,
Não sei lhe informar, infelizmente.