terça-feira, agosto 18, 2009

Barrinhas de maçã

English version

Apple slice / Barrinhas de maçã

Gente! O TK apareceu no blog da revista Elle! :D

A Patricia Oyama me entrevistou por telefone e me senti super à vontade falando com ela - minha timidez desapareceu; foi como papear com uma amiga tomando um chazinho com biscoitos – ou estas deliciosas barrinhas de maçã. :D

Obrigada, Patricia, pelo post tão bacana!

Apple slice / Barrinhas de maçã

Barrinhas de maçã
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

Recheio de maçã:
5 maçãs do tipo Gala, descascadas e picadas (remova o cabinho e as sementes)
1 ½ colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
½ colher (chá) de canela em pó

Cobertura:
1¼ xícaras + 1 colher (sopa) - 185g - de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 162g - de açúcar refinado

Base:
100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar refinado
1 ovo
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó peneirado
1 colher (sopa) de leite
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 160ºC; unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre com papel manteiga ou papel alumínio deixando sobrar para fora da forma, formando “alças”. Unte o papel com manteiga e reserve.

Comece pelo recheio: junte as maçãs, manteiga e canela numa panela média e leve ao fogo baixo, mexendo algumas vezes, por 5 minutos ou até as maçãs ficarem macias. Deixe esfriar completamente.

Agora, a cobertura: coloque a farinha, o fermento, a manteiga e o açúcar numa tigela média e misture usando as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Reserve.

Para a base, bata a manteiga e o açúcar com a batedeira até obter um creme claro. Junte o ovo e bata bem. Com a ajuda de uma espátula de borracha/silicone, misture a farinha, o fermento e o leite. Espalhe a massa na assadeira preparada – a camada ficará fina – cubra com o recheio frio e em seguida com a farofinha. Asse por 40 minutos ou até dourar.
Deixe esfriar, remova da forma com a ajuda das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Rend.: 6-8 porções – fiz ¾ da receita acima, usei uma forma quadrada de 20cm e consegui 16 barrinhas

19 comentários:

Camila disse...

Você me-re-cê! Você me-re-cê!

Que legal, parabéns!

Eu já falei do seu blog no meu blog algumas vezes e o visito sempre, sempre que há uma nova receita. Já xeretei arquivos e é bastante perceptível como suas fotos foram ficando cada vez melhores!

Beijos

ameixa seca disse...

Parabéns Patrícia, é muito bom obter reconhecimento. A luz da tua sala deve ser mesmo maravilhosa porque as fotos são sempre excelentes :)
Eu vou guardar esta receita para fazer porque maçãs e canela são uma das minhas combinações favoritas!

Cláudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone Izumi disse...

Woooow, Elle é muito chique!!!!
Parabénssss!!!:D
Como já te disse naquele very first email - na época blogueira totalmente "peixe-fresco"- vc é minha musa inspiradora.
Super merecido!
Bjos,
Si

Cláudia disse...

Parabéns pelo aparecimento no blog da Elle, sem dúvida o seu blog se destaca e também sem dúvida vou fazer esta receita tão linda e delicada!

bjs

sophia disse...

Oi Patricia, ja postei um recado no blog da Elle, muito CHIC mesmo!!!!!
Vale o seu esforço e dedicaçao no TK...
Beijos
PS: ainda procuro o bolo diferente de uva , quando achar te aviso...
Sophia

Fabiana F. disse...

Parabéns Patrícia pela aparição na mídia!!!

AMO seu blog! Realmente tem receitas e fotos ótimas!!!

tatiane disse...

Pati, parabéns! O blog está cada vez mais lindo, com fotos maravilhosas. Aliás, vc me inspirou a comprar um livro da Donna Hay, chegou há pouco e ainda não fiz nenhuma receita...

Tati Perolada disse...

onn, toda uma luxeza!!! parabéns!!!

Andrea Dohashi disse...

Já era tempo de vocÊ ter esse merecido destaque Pat! O seu blog é literalmente uma delícia!
E nem vou falar nada dessas barrinhas, porque quero é faze-las, rs.
Beijos

Marcia da Paz disse...

Parabéns!!!!! Amiga vc merece, seu blog é fantastico, suas historias, as receitas, sem contas as fotos, que são lindassss bjssss

Carla disse...

Oi Patricia, parabéns!!!
O seu blog foi o primeiro que conheci e um dos poucos que visito diariamente.
Sem falar que vc é um doce de pessoa!!!
bjs
Carla
Jlle-SC

Anônimo disse...

Patricia, parabéns! Você é muito merecedora deste destaque - seu blog é um dos melhores do Brasil, e você é fonte de inspiração para muita gente (eu inclusive).

bj,
Paula

Anônimo disse...

Pat, parabéns! Adorei o post no blog da Elle e sempre fico inspirada pelos seus posts!!!
Um beijo grande!

Téia disse...

Pat, super legal, congratulaciones. Eu já apareci no Correio Brasiliense e esta semana em um jornal no Nordeste. É muito bom, ser lembrada, principalmente pela Elle. Só quem tem um blog sabe como é divertido, mas dá muuuito trabalho e exige dedicação. Ah,fiz uma receita sua lá no banquetes, não sei se ainda se lembra de mim ou me conhece, aproveita e vai lá me ver/rever. A receita que eu fiz ficou ótima. Bj grande.

Patricia Scarpin disse...

Chu, querida!! Obrigada!!
As fotos mudaram mesmo - ainda bem, né? :D
Beijo!

Ameixa, muito obrigada! Tive sorte mesmo com a casa nova, a luz é bárbara.
Depois me conte o que achou da receita.

Si, obrigada! Você é mesmo um doce - tão talentosa e tão querida.
Beijo grande!

Cláudia, obrigada! Espero que goste das barrinhas.
Beijo!

Sophia, eu vou continuar procurando, viu? :D
Bejio e obrigada por ambos os comentários!

Fabiana, obrigada! Que bom que está gostando do blog!

Tati, obrigada! Que livro vc comprou? Fiquei curiosa. :D

Tati Perolada, obrigada! :D

Andrea, que bom que você pensa assim, obrigada, querida!
Beijos!

Marcinha, obrigada, amiga!
Beijo!

Carla, você é que é um doce, querida, obrigada pelo apoio!
Beijo!

Paula, eu fico até sem jeito, "ouvindo" isso de uma pessoa talentosa como você! Muito obrigada!
Beijo!

Verena, super obrigada!
Beijo!

Téia, vou lá ver a sua receita, e é claro que te conheço, né? :D
Beijo!

Anônimo disse...

Têm um aspecto verdadeiramente tentador! Parabéns pelo artigo, merece!

moranguita disse...

muitos parabens pela referencia do seu blog na impressa e mais que digno.
e que delicia esta receita.
beijinhos e boa semana

carladuc disse...

Patrícia,

Parabéns pela publicação! O seu trabalho é excelente e mereceu totalmente a matéria!

E essa receita hein? Que delícia! Mais uma pra minha lista.

Abraço,