sexta-feira, agosto 07, 2009

Sopa de brócolis e limão siciliano

English version

Lemon and broccolini soup / Sopa de brócolis e limão siciliano

Meninas, obrigada por todas as sugestões de cortes de cabelo – adorei saber a opinião de vocês! Conto aqui quando decidir o que fazer.

E por vocês serem tão doces e queridas, lhes ofereço esta sopinha: poderia oferecer cookies ou algo com chocolate – eu gostaria muito mais – mas quero vê-las saudáveis e fortes. Sopa, então. :D

Lemon and broccolini soup / Sopa de brócolis e limão siciliano

Sopa de brócolis e limão siciliano
ligeiramente adaptada da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

2 colheres (sopa) - 28g – de manteiga sem sal
½ colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados*
400g de brócolis em pedaços graúdos
4 xícaras (960ml) de caldo de legumes
100g de folhas de espinafre
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
sal e pimenta do reino moída na hora
creme azedo ou crème fraîche, para servir

Aqueça uma panela funda e grande em fogo alto. Adicione a manteiga, o azeite, a cebola e o alho e refogue, mexendo, por cerca de 5 minutos ou até a cebola ficar macia. Junte os brócolis e refogue por mais 1 minuto. Acrescente o caldo de legumes, deixe ferver e cozinhe por 8-10 minutos ou até que os brócolis estejam macios. Acrescente o espinafre e cozinhe por mais 1-2 minutos. Cuidadosamente, bata a mistura do liquidificador (sem tampar totalmente ou o copo pode estourar) ou use um mixer diretamente na panela, certificando-se de que a extremidade com a lâmina esteja totalmente imersa na mistura, para que esta não espirre. Cuidado para não se queimar.
Junte o creme de leite, o suco de limão siciliano, o sal e a pimenta.
Transfira a sopa para 4 tigelas, cubra com 1 colher (sopa) de sour cream ou crème fraîche e polvilhe um pouquinho de pimenta do reino. Sirva.

* optei por azeite aromatizado com alho e não usei os dentes de alho na sopa

Rend.: 4 porções

21 comentários:

Anônimo disse...

Nunca fiz nada assim... limao e brocolis... pela foto deve estar deliciosa essa sopa...

bom, nesse blog nunca encontrei nada que eu nao comesse..entao...hehehe

um super beijo

Blog 10

Mari

K disse...

TAMBÉM ACHEI INÉDITA, DEU VONTADE DE EXPERIMENTAR
BEIJO

Dani disse...

Olá Patricia,

Sempre venho aqui, mas não sou de comentar.
Falando em sopas, hoje fiz a receita da de espinafre com purê de batatas - que sonho, ficou ótima!
Já fiz a de cenouras assadas duas vezes - mas confesso que usei estragão como tempero, e dividi os legumes entre cenouras e cogumelos chestnut (moro na Inglaterra). Ficou divina também! Eu sempre mudo um pouco as receitas para aproveitar o que tenho na geladeira.
Limão na sopa fica ótimo, num natureba em que almoçava, a minha preferida era a de feijão branco (batido no liquidificador, não em grãos), limão e estragão (acho que foi de lá que peguei a mania de colocar essa erva em sopas).
Aqui, a de cenoura, coentro e laranja é muito popular - e saborosa também, mas nunca fiz.
Parabéns pelo blog,

Um beijo

Edilia disse...

Deve ser boa esta sopa, eu nunca vi
esta receita com limão. Com o frio que esta fazendo,só uma sopa para esquentar.
Edilia

Delírios Gourmet disse...

Adorei a receita. Ficou bem gostosa parece... e esse tempinho frio à noite pede mesmo uma sopinha deliciosa assim! Bom final de semana!

ameixa seca disse...

Patrícia, depois tens que tirar foto do novo corte de cabelo e mostrar :)
Obrigada pela sopa, eu adoro e aqui é Verão, mas ao jantar tem estado frio. Belo aspecto!

p* disse...

Que bom!
Sempre tão querida a partilhar receitas tão boas!
E agora preocupada com partilhar também receitas mais saudáveis! :)
Muito obrigada e bjinhos *

Rita disse...

Hum, essa sopa ta uma cara otima, vou marcar aqui pra quando o frio chegar pra esses lados.

Unknown disse...

Patricia,
Eu descobri o seu blog ontem...totalmente por acaso, mas já o adicionei aos meus favoritos!!!! Fantasticas as receitas!!! Eu nem sou muito fã de brocolis, mas essa sopinha me deu agua na boca!!!
Bjus

Carlos disse...

Bem, tal como a Cris, só ontem descobri o teu blog... Decidi experimentar os links de outros blogs de que sou "cliente" habitual, e lá estava este! estive umas horas a ver todos os posts - sim, todos, mesmo, lololol

o meu companheiro (o nome que aparece no coment) até me dizia: "não vejas mais esse blog, dá vontade de ir cozinhar!" lolol

vou certamente voltar aqui muitas vezes! tambe´m gosto imenso de cozinhar, e tens aqui ideias fantásticas!

saudações portuguesas...


Catarina (e Carlos)

Valentina disse...

Amiga,esta combinação está perfeita. Uma sopinha é sempre muito boa.

Andrea Dohashi disse...

Uma sopinha fortificante?
Que delícia, deve ter ficado ótimo a combinação!
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Mari, eu também não tinha provado esta combinação, eles são ótimos juntos!
Beijo!

A dona do mundo, obrigada pela visita!

Dani, tudo bem? Que bom "conhecê-la"!
Adorei saber das sopas, obrigada por me contar! Eu preciso mesmo variar mais as ervas, provar outras combinações, as suas idéias me parecem ótimas!
Um beijo!

Edilia, obrigada!

Grazy, que bom que gostou, obrigada!

Ameixa, mostro sim, pode deixar, querida!
Beijo!

Paula, querida é você e suas palavras tão doces, obrigada!
xx

Rita, depois me conta o que achou?

Cris, tudo bem? Seja bem-vinda!
Obrigada por comentar!
Beijo!

Catarina (que nome lindo o seu!), que bom que está gostando do blog, obrigada!
E agradeça ao Carlos, também, por favor! :D
Um beijo!

Tina, essas sopinhas vão bem, né?

Andrea, fortificante, mesmo, você tem razão! :D
Beijoca!

moranguita disse...

uma maravilha esta sopa de brocolos,.
por acsao uso mais para acompanhamnto.
beijitos

Stella disse...

Uma delicia!!!Acrescentei aveia em flocos tb.
Mas esse toque do limão siciliano está demais! Parabéns.

Anônimo disse...

Acabei de almoçar essa sopa. Ficou demais! Meu namorado não é chegado em sopas e simplesmente pediu para eu agradecer pela receita. Adoramos! Eu substituí o creme de leite por leite integral e funcionou! Recomendo! Parabéns!

Patricia Scarpin disse...

Olá!
Obrigada por vir me contar da sopa - fiquei feliz sabendo que vocês gostaram!
Deixe o seu nome da próxima vez! :D

Larissa[ Pinck] disse...

Essa sopa é a melhor... acabei de fazer pela 3º vez...e acrescentei capeleti nela...fica mara!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Larissa!
Amei saber da sopa - e obrigada pela dica do macarrão!
Beijo!

Amanda disse...

Acabei de fazer essa sopinha, ficou otima! So tirei o espinafre pq meu namorado não come e diminui um pouco o creme de leite! Amei!

Patricia Scarpin disse...

Amanda, que notícia boa! Obrigada por me contar!