quarta-feira, agosto 12, 2009

Cookies de laranja e sementes de papoula

English version

Orange poppy seed sugar cookies / Cookies de laranja e sementes de papoula

Eu tenho tentado, gente. Juro que tenho. Preparei receitas com morango e banana, para variar um pouco as coisas por aqui. Mas daí vou ao lindíssimo blog da Joy e lá há esta coluna maravilhosa, do lado direito da tela, chamada “citrus bits”, cheia de fotos de dar água na boca... Não resisti. :D

Estes cookies são bem fáceis de fazer e você pode congelar um dos tronquinhos de massa crua para assar num outro momento, mas duvido que isso vá acontecer. Sinceramente.

Orange poppy seed sugar cookies / Cookies de laranja e sementes de papoula

Cookies de laranja e sementes de papoula

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de fermento em pó
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 140g - de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar
1 ovo
1 gema
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ½ colheres (sopa) de sementes de papoula
raspas da casca de 2 laranjas grandes

Peneire a farinha, o sal e o fermento numa tigela média e junte as sementes de papoula.
Coloque o açúcar numa outra tigela média, acrescente as raspas de casca de laranja e esfregue-os usando as pontas dos dedos até o açúcar ficar úmido e perfumado.
Na batedeira, de preferência com o batedor em formato de pá, bata a manteiga em velocidade média por aproximadamente 1 minuto, até amolecer. Junte o açúcar com raspas de laranja e bata por mais 2 minutos ou até obter um creme leve e esbranquiçado. Acrescente o ovo e a gema e bata por mais 1 ou 2 minutos. Junte a baunilha e bata.

Com a batedeira em velocidade baixa, junte os ingredientes secos de maneira constante, batendo apenas até incorporá-los – não se deve bater demais a massa, por isso pode-se terminar de incorporar a farinha usando uma espátula de borracha/silicone (foi o que fiz).
A massa deve ficar macia porém firme o suficiente para ser manuseada sem grudar.

Transfira a massa para uma superfície e divida em duas partes iguais. Forme um tronquinho/canudo com cada metade da massa e embrulhe em papel manteiga – é mais fácil moldar a massa colocando-a sobre uma folha grande de papel manteiga, dobrando uma parte dele por cima da massa e usando uma régua para ir apertando, formando um tronquinho de cerca de 5cm de diâmetro*. Depois é só torcer as pontas do papel.
A massa deve ficar na geladeira por no mínimo 2 horas; pode ser guardada assim por até 3 dias ou no freezer por até 2 meses.

Pré-aqueça o forno a 180ºC – você vai usar a parte central para assar os cookies. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Com a ajuda de uma faca fina e afiada, corte os tronquinhos de massa em fatias de 6mm de espessura e coloque-as nas assadeiras preparadas, deixando pouco mais de 3,5cm de distância entre uma e outra.

Asse os cookies, uma assadeira por vez, por 9-11 minutos, virando a assadeira no meio do tempo, para que os cookies da frente assem da mesma forma que os cookies do fundo.
Os cookies deverão estar firmes, mas não vou dourar demais, ou nada. Retire do forno, deixe-os na assadeira por 1 minuto e então, cuidadosamente, transfira-os para uma gradinha.
Repita o processo com a massa restante e deixe as assadeiras esfriarem entre uma fornada e outra.

* meus tronquinhos tinham 4cm de diâmetro e os cookies assados tinham 5cm

Rend.: cerca de 45 cookies

23 comentários:

disse...

Mas que maravilha!!!!!!
adoroooo

SoraiaSilva disse...

Maravilhosos!!
Devem ser de comer e chorar por mais :D
Beijinhos*

Unknown disse...

Oi Patrícia, onde vc encontra as sementes de papoulas?? Em SP ( no mercadão) me disseram que estão proibidas...=(

Cinara disse...

Você e suas delícias cítricas me levam à loucura, Paty... E as sementes de papoula deixam tudo mais bonito! Também adorei o Kugelhopf e as suculentas maçãs ao mel! ;o)
Beijos!

Mirella Luiggi disse...

Mais uma receita sua me deixando com água na boca! eu também estou querendo saber onde encontrar semente de papoula em SP. :(

ameixa seca disse...

Que lindos, pintalgados de sementinhas :)

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Patrícia, vc sempre surpreendendo, que receita linda!!!, tão delicada, me parece ser bem levinho, e cá prá nós os cítricos são tudo de bom!!! bjo e parabéns pela receita.

Paula Pacheco disse...

Pela foto estes cookies estão de matar...deve estar saboroso...estou louca para fazer alguma receirta com papoula, a receita esta anotada,
bjs
Paula

Andrea Dohashi disse...

Ai Pat,você me enlouquece com essas receitas de cookies, rs.
Mas... como quem não tem rato, caça com gato, farei essa receita, sem as papoulas mesmo, rs
Adorei a receita anterior também, e uma perguntinha, posso usar o fermento fresco?
Beijinhos

Cássia disse...

Oi Patrícia!

Tudo bem? Nossa esse seu cookie ficou tão lindo!!!Deu vontade de roubar um ..! Ainda quentinho, igual seu irmão fazia com as esfihas como você comentou em um post mais antigo!!!

Mas, perdoe minha ignorância - faz poquinho tempo que frequento foodblogs e sempre vejo as pessoas usando semente de papoula, elas dão algum sabor especial? acentua o sabor de ingredientes ou são apenas para embelezar?

Beijos

Talita disse...

Ah, Patrícia! Assim não vale! Ainda não encontro sementes de papoula e você fica fazendo vontade!!
Os cookies ficaram com uma textura perfeita, dá pra ver pela foto. Vou fazer mesmo sem as sementinhas... =(

Cris disse...

Sorte nossa com essa sua compulsão no bom sentido por cítricos :-) Eu adoro... fico doida com suas receitas. Beijos!

tatiane disse...

Sempre faço suas receitas de cítricos com papoulas, acho a combinação ótima, estes estão lindos! Qualquer tipo de laranja serve para tirar as raspas?
bjos

Carolina disse...

Que delícia....mas onde encontro as sementes em SP?

Evy disse...

Oi Patricia! Faz tempo que não comento aqui =( , mas sempre dou uma passadinha.

Vc não consegue abrir mão dos citricos, né? rsrsrs

Tambem amei a receita. Mas dureza é achar as sementes de papoula. Se vc conhece algum lugar q venda online, passa pra gente, pq tá difícil. Bjs

Anônimo disse...

Patricia..
Qqr dia vou assaltar as deliecias da sua cozinha! Afe...nunca comi cokkie de laranja! Nunca!Um beijo
Mari T

Renata disse...

sou mais uma pra engrossar o couro: você encontrou a papoula em são paulo ou algum amigo trouxe pra você de outro lugar ? pq eu não acho em lugar nenhum, e até onde eu sei, elas estão (estupidamente) proibidas. :/

risonha disse...

os teus cookies deixam-me sempre doida!!!
que delícia...

Patricia Scarpin disse...

Jú, obrigada!

Soraia, ficaram bem gostosinhos, sim! Obrigada!

Fabiana, estas foram um presente de uma amiga americana.

Ci, aquelas maçãs ficaram ótimas, pensei em servi-las com sorvete de baunilha. :)

Mirella, foram enviadas dos EUA por uma amiga.

Ameixa, obrigada, querida!

Ana Paula, obrigada! Que bom que gostou!

Paula, espero que goste!
Um beijo!

Andrea, eu acho que ficarão bons mesmo sem a papoula!
E quanto ao fermento, pode sim, mas eu não sei te dizer a quantidade para substituir...

Cássia! Tudo bem, e você?
E não é ignorância nenhuma - elas adicionam crocância e textura, além de embelezar. Mas o sabor não é tão marcante.
Beijo!

Talita, faça sem mesmo, acho que vão ficar ótimos, também!
Beijoca!

Cris, que bom, querida, obrigada!
xx

Tati, eu uso laranja pêra, laranja bahia... Depende de qual estiver mais bonita no mercado. :D
Beijo!

Carolina, acho que vai ser difícil encontrar, infelizmente...

Evy, que bom! Eu não consigo, sabe que hoje mesmo já estou pensando no que fazer com um saco de limão siciliano que tenho lá em casa... :D
As sementinhas foram um presente vindo dos EUA...

Mari, pode vir! :D

Renata, uma amiga mandou dos EUA para mim.

Risonha, obrigada!

Renata Boechat disse...

Patricia, fiz estes biscoitos e digo que são maravilhosos, passei aqui pra agradecer, dizer que adoro seu blog e deixar meu abraço!

moranguita disse...

tao bons emnina.
jinhos

Fabiane Camara disse...

Olá Patrícia, tudo bem?
Deixa te perguntar uma coisa menina... minha irmã está indo para os EUA e vou pedir para ela trazer para mim as benditas sementinhas rsrs Mas deixa te perguntar... elas rendem? são levinhas? Pq não tenho noção de qto peço para ela trazer... 50g? 100g?
Qto tem em média uma embalagem padrão? VocÊ sabe se é fácil encontrar em supermercados?

Beijos

Patricia Scarpin disse...

Oi, Fabiane, tudo, e vc?
Meu marido trouxe saquinhos de 100g para mim - o exagerado trouxe vários, acabei dividindo com uma amiga. Mas depende de vc, se usa bastante ou pouco. Eu mantenho no freezer, assim elas não ficam rançosas.
Nos EUA tem em tudo quanto é lugar, peça a ela para tentar comprar no Whole Foods (há várias filiais) ou na loja da Dean & DeLuca do Soho, de lá eu trouxe essa latinha aqui: http://www.deandeluca.com/herbs-and-spices/herbs-spices/poppy-seeds-blue.aspx
Bj!