terça-feira, agosto 25, 2009

Bolo de baunilha e buttermilk com ganache de maracujá para alguém muito especial

English version

Vanilla buttermilk cake with whipped passion fruit ganache / Bolo de baunilha e buttermilk com ganache de maracujá

Ano passado, foram limões sicilianos e morangos; desta vez, baunilha e maracujá aparecem para comemorar o aniversário da minha irmã.

Não faço bolos de camadas tanto quanto gostaria, mas quando os preparo este livro é o primeiro ao qual recorro – novamente, os resultados foram ótimos. Os bolos ficaram macios e a ganache estava deliciosa e leve, porém fácil de espalhar e firme o suficiente para que “segurar” os bolos (adaptei uma receita de ganache de chocolate branco do mesmo livro).

Ainda incerta de que a Jessica gostara do bolo, perguntei: “quer levar um pouco pra casa?” – quando ela sorriu e disse “sim!” com vontade, todas as minhas dúvidas desapareceram. :D

Vanilla buttermilk cake with whipped passion fruit ganache / Bolo de baunilha e buttermilk com ganache de maracujá

Bolo de baunilha e buttermilk com ganache de maracujá
adaptado do Sky High: Irresistible Triple-Layer Cakes

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
4 ovos inteiros
2 gemas
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 ¼ xícaras (300ml) de buttermilk – uso dividido
3 xícaras (420g) de farinha de trigo especial para bolos, peneirada*
2 xícaras (400g) de açúcar – usei açúcar aromatizado com baunilha
4 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Ganache de maracujá:
168g (6oz) de chocolate branco, bem picadinho
1/3 xícara + 1 ½ xícaras (440ml) de creme de leite fresco – uso dividido
2 colheres (sopa) de açúcar
½ xícara (120ml) de polpa de maracujá (1 maracujá grande, aprox.)

Pré-aqueça o forno a 180ºC; unte o fundo e as laterais de três formas redondas de 20cm de diâmetro com manteiga ou óleo vegetal. Forre os fundos com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.

Coloque os ovos e as gemas numa tigela média, acrescente a baunilha e ¼ xícara (60ml) do buttermilk. Misture bem com um fuê.

Na tigela grande da batedeira – grande mesmo, pois é um volume enorme de massa que se forma – junte a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Misture. Acrescente a manteiga e o buttermilk restante (1 xícara) e bata em velocidade baixa, para incorporar. Aumente para a velocidade média e bata até obter uma massa leve e cremosa, cerca de 2 minutos.

Junte à massa a mistura de ovos, em três adições, batendo até incorporar e raspando as laterais da tigela com uma espátula de silicone/borracha. Divida a massa entre as formas preparadas.
Asse por 28-32 minutos ou até dourarem e os bolos desgrudarem das laterais das formas (faça o teste do palito). Deixe os bolos nas formas por 10 minutos e então inverta sobre uma gradinha. Deixe esfriar completamente.

Prepare a ganache: coloque o chocolate numa tigela refratária pequena. Numa panelinha, leve o creme de leite ao fogo até ferver. Derrame-o sobre o chocolate, espere 1 minuto e então bata bem com um fuê até o chocolate derreter e a mistura ficar homogênea (se preciso for, leve a tigela ao banho-maria por alguns minutos). Deixe chegar à temperatura ambiente.
Bata a polpa do maracujá no processador ou liqüidificador para quebrar bem as sementes. Passe por uma peneira bem fina diretamente sobre a mistura de chocolate e misture bem (optei por deixar uns pontinhos de semente na cobertura para lembrar visualmente o maracujá).

Coloque a tigela e os batedores da batedeira no freezer por alguns minutos até gelarem bem. Bata o creme de leite restante (1 ½ xícaras) e o açúcar até que picos suaves se formem. Junte o ganache de maracujá e bata novamente, até obter picos bem firmes – cuidado para não bater demais ou o creme de leite pode virar manteiga.

Monte o bolo: coloque um dos bolos sobre um suporte para bolos ou prato de servir, com o lado liso para cima. Espalhe cerca de ½ xícara de ganache batido sobre ele e espalhe até as extremidades. Repita o processo com o segundo bolo e mais ½ xícara de ganache. Finalize com o último bolo e cubra o topo e as laterais do bolo com o ganache restante.

* farinha especial para bolos feita em casa: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

Rend.: 12-16 porções

42 comentários:

mangiachetefabene disse...

Pat, ficou divino!
A combinação dos ingredientes me deixou com água na boca!
Parabéns para a mana! Beijos!

Isa Lourenço disse...

Patricia,


Esse bolo está divino!!!!!

Também quero uma fatia, ou talvez duas..!!

Bjos

grazi disse...

lindo!!!

Carol Fádel disse...

Patrícia,
ficou maravilhoso como tudo o que você faz!
Amo seu Blog!
BJO

Yanna disse...

Gostei muito da receita de ganache de maracujá, seu blog é muito legal!
Beijos

Mirella disse...

Então Pat, de qual revista mesmo vc tirou essa foto ??? Rsss
Brincadeira viu... vc é hiper, mega, blaster caprichosa MY GOD!
Sua irmã tem muita sorte.
Super beijo!!

Anônimo disse...

Oi, Patrícia, que bom que se animou
e fez outro bolo lindo para sua "queridinha"... Voltei ao post
do ano passado para conferir...lindo, lindo...mais lindo ainda este seu amor por ela!
Bjs às duas! Glaucia

Nani Veiga disse...

Fiquei com água na boca,parece bolo de livros sofisticados.
Você é muito chique!!!
Bjs
Nani

F.I. disse...

Patrícia, o que é buttermilk e onde encontro isso no Brasil?

Beijos

Anônimo disse...

Oi Paty...
eu tb levarei um pedaçao do bolo pra casa!
mari T

Cássia disse...

Oi Patrícia, como sempre os seus bolos são maravilhosos!
Sua irmã sempre se dá bem em aniversários! Um bolo mais gostoso que o outro!

Beijos

Ah, tira uma duvida, a maizena tem a tendência de deixar o bolo um pouco mais quebradiço, e pode causar algumas bolhas de ar na massa enquanto assa? Por que usei algumas vezes, e n~çao tem muito certo, você tem alguma dica?

Obrigada

Camila disse...

Parece ótimo! Há tempos procuro uma boa receita de ganache de chocolate branco... Vc usa buttermilk mesmo ou adapta leite com limão?

moranguita disse...

nao ha palavras para descrever
adorei:-)

Lau Verrengia disse...

Patricia

Que bolo lindo! Sua irmã deve ter gostado mesmo. Parabéns pra ela. ;)
Eu adoro baunilha, fica bem macio esse bolo?
Quero experimentar.

Beijos

Srta.T disse...

Ai Pati, você se supera... Adoro bolo de maracujá.
Obrigada pelos "happy thoughts", viu?

Beijos!

Marcel Pitelli disse...

Patricia,

Vc é uma deusa das guloseimas. Há tempos leio seu blog, mas só há pouco resolvi iniciar o meu. Nem é preciso dizer, já está na lista de favoritos.

Sou aluno de gastronomia pela Anhembi Morumbi e devo confessar, não tenho a mínima paciência em fotografar meus pratos. Você sim, entende de gosto e imagem.

Parabéns!

É óbvio que eu vou fazer essa ganache de maracujá com sementinhas...deve ser estupidamente delicioso esse bolo?

Será que fica legal regar com suco de laranja?

Andreza disse...

Pat,

Aquele projeto de você me adotar como irmã ainda está de pé? rs
Brincadeiras à parte, você é talentosa demais, fico espantada, sabia? E a apresentação de todos os seus pratos é sensacional, sua família toda é muito sortuda! É tão difícil encontrar esse capricho por aí... Fico só me inspirando... um dia vou ser como você =)

Beijão!

Carol disse...

Está lindo!!!!!!
A cara do seu blog... delicado e requintado!!!

Adorei!!!
Parabens...
bjs

Flávia disse...

Menina seu blog foi o melhor achado da minha vida =O
Acontece que toda vez que estou de dieta ou fiz alguma operação bucal (terça agora tirei 2 sisos, por exemplo) me dá uma vontade LOUCA de comer tudo que não posso...
Estou DOIDA pra fazer seus cinnamon rolls, DOOOIDAAAA @@
por enquanto só posso tomar sopa =(
Você por favor me tira uma enorme dúvida?
é que 64g de ovo, 32 de n sei o que.....
eu n tenho balança culinária, fica difícil pros meus neurônios loiros...
Ajudaaaaaa-meeeeeeeeeeee

Rita disse...

Que bolo lindo Patricia!!Que irma sortuda a sua....
Nao tem buttermilk no Brasil?

Carol disse...

Pati, que maravilha esse bolo, me deu água na boca!
E AMEEEEI a ambientação pra foto! Tá profissional, hein!
Onde vc comprou esse prato lindo? Tem algum enderço show daqui de São Paulo pra dar de dica?
Beijos
Carol.

thecookieshop disse...

Lindo, lindo, lindo! E esse cakestand maravilhoso? Essa sua irmã é uma sortuda.
bj
Paula

Dany disse...

Olha Patricia, quando minha médica dizer que não posso ficar comendo tanto doce assim, vou falar que a culpa é sua. Me fala como não vou resistir a esse bolo maravilhoso??

hahahahahaha

Foto linda como sempre, amei.

Beijoooss

Juliana disse...

Oi Paty, o bolo tá lindo!
Mas confesso que esse comentário é pra tirar uma dúvida.
Minha máquina de sorvete tão sonhada chegou! Oba!
Só tem um problema... aqui (noroeste do PR) eu não acho o creme de leite fresco pra comprar! Sou paulista e sei como é o creme fresco, mas aqui não acho nem com vela acesa!!! :o(
Será que eu posso substitui por creme de caixinha? Me dá uma dica please!

bjs

Paula Pacheco disse...

Patricia, já anotei esta receita também, amei o ganache de maracuja, tudo maravilhoso,
bjs
Paula

Patricia Scarpin disse...

Verena, obrigada, querida!
Beijos!

Isa, pode se servir! :D
Beijoca!

Grazi, obrigada!

Carol, obrigada pela visita! Um beijo!

Yanna, que bom que gostou! Obrigada e volte mais vezes!
Um beijo!

Mirella, hahaha, morri de rir contigo! :D
Obrigada pelos elogios, um beijo!

Glaucia, tudo bem, querida?
Obrigada pelo carinho!
Beijoca!

Nani, obrigada!
Beijo!

F.I., aqui não tem buttermilk, eu uso a substituição do link que dei no post e funciona direitinho!
Beijo!

Mari, pode levar! :D

Cássia, eu adoro mimar a minha maninha, ela merece!
Eu nunca usei uma quantidade muito grande de maisena em bolos, por isso não saberia lhe dizer ao certo. :(

Camila, adapto com leite e limão e, dependendo da receita, uso coalhada.

Moranguita, obrigada!

Lau, obrigada pela visita!
O bolo fica macio, sim, mas não desmanchando.
Beijo!

Tata, não precisa agradecer, querida!
Beijão!

Marcel, tudo bem? Que bom que você comentou, é tão bom "conhecer" os leitores do blog!
Eu acho que regar esses bolos podem fazer com que fiquem menos firmes, mas se você tentar e der certo, me conta?
Um abraço!

Andreza, haha, querida, morro de rir contigo - obrigada pelo comentário tão doce!
Beijo!

Carol, obrigada!

Flávia, muito obrigada! Fico feliz!
Dá uma procurada pela Internet, você vai encontrar receitas com medidas em xícaras.

Rita, não tem, mas as substituições funcionam direitinho!

Carol, obrigada! Comprei numa loja em Moema, Vanlu Porcelanas (fica na Pavão, mas não sei o número).
Beijo!

Paula, eu é que tenho sorte por tê-la na minha vida.
Beijoca!

Dany, hahahaha, imagina que eu dei o link do blog pra minha prof. de ginástica? Sou louca ou o quê? :D
Beijos!

Ju! Que notícia maravilhosa, eba!
Dá uma olhadinha no blog da Luna , ela fez sorvetes com creme de leite de caixinha e parecem maravilhosos!
Beijão!

Paula, muito obrigada!

Juliana disse...

Paty querida, salvou a pátria!
Obrigada
bjs

tatiane disse...

O bolo ficou lindo, principalmente com as pintinhas pretas na cobertura. Parabéns para a irmã!

Dany disse...

Muito louca Patricia! Imagina você não poder nem esconder dela o que comeu?

Muito perigoso isso... hahaha

Beijooss

Donna Dani disse...

Que bolo é esse? Maravilhoso!!!
Bjs e um bom fim de semana

Thica disse...

Aiai... queria muito ter uma irmã mais velha pra fazer essas coisas gostosas pra mim! rsrsrs

ana sinhana disse...

Querida Patricia,

fiz a massa desse bolo ontem, com o recheio do bolo de aniversário da sua irmã do ano passado e morangos. Sem demagogia, foi dos melhores que já fiz!
A massa é muito fofa, diferente. E o limão do recheio (que usei também como cobertura) ficou divino!
Muito obrigada por compartilhar receitas e histórias tão deliciosas. Vc fez com que meu aniversário fosse um dia doce na medida!
Abraço,
Ana

Patricia Scarpin disse...

Ju, que bom!

Tati, obrigada, querida!

Dany, ela adora doce e por isso entende. ;)
Beijo!

Donna Dani, obrigada!
Uma ótima semana!

Thica, hahaha, há vezes em que eu gostaria de ser a caçula pra ter um pouco de mimo, viu? :D
Obrigada pela visita!

Ana! Tudo bem?
Fiquei tão feliz com o teu comentário - e que boa mistura de receitas você fez, amei!
Obrigada a você por vir aqui me contar!
Um super beijo e feliz aniversário!

Pia disse...

Fiz este bolo no sábado, em cupcakes, ficou divino, exatamente o que eu estava procurando.
Agora vou tentar fazer com o ganache!
Obrigada pelas receitas!! Já virei fã. rs
Bjos.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Pia!
Adorei saber que deram certo como cupcakes, obrigada por vir me contar!
Espero que goste do ganache.

Um beijo!

Pia disse...

Pat, só mais uma dúvida!
Onde você compra açucar de baunilha? Eu achei em potinhos de 150g só... Vale a pena comprar as favas e deixar num pote de açucar?
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Pia, é o açúcar refinado, comum mesmo, guardado num vidro com as favas da baunilha - tenho várias que usei pra fazer sorvete, depois de usá-las no creme, é só dar uma lavadinha, pra tirar o excesso de creme, deixar secar e guardar no pote.
Boa sorte!

Patrícia disse...

Adoro o teu blog e amei esta receita...a experimentar sem dúvida, assim como tantas outras maravilhas aqui publicadas!
Parabéns!

Patricia Scarpin disse...

Patrícia, obrigada pela visita!

MJ disse...

Patricia,
fiz este bolo no fim de semana passado. Ficou super saboroso, adorei a ganache de maracujá. Mas a massa ficou um pouco densa. Que farinha usas para este tipo de bolo?
Eu usei como dizes com a maizena, mas uso uma farinha normal sem fermento. Mas o teu na foto parece ser um bolo fofinho :(

Patricia Scarpin disse...

Oi, MJ!
Eu usei farinha de trigo comum, com a maisena, nas proporções aí do post. Que pena que não ficou fofinho o teu bolo - mas o meu não ficou uma nuvem, não, ele é firme para agüentar o peso do recheio e das camadas de bolo.

Pri Pri disse...

Pra servir este bolo pra 40 adultos e 10 crianças... quanto receitas vc recomenda?

Related Posts with Thumbnails