segunda-feira, agosto 24, 2009

Sorvete de morango com calda de caramelo e meu novo email

English version

Strawberry ice cream with caramel sauce / Sorvete de morango com calda de caramelo

Antes da receita de hoje, quero lhes contar algo: tenho tido problemas com a minha conta de email e por isso vou usar o Gmail daqui pra frente. Como não sei quando conseguirei entrar na conta antiga, posso pedir um grande favor? Quem me mandou email nos últimos dois ou três dias, poderia reenviar a mensagem para patricia (ponto) scarpin (@) gmail.com?
Obrigada!

Depois de todo o problema com o email eu precisava esfriar a cabeça e, para isso, nada melhor do que um sorvetinho. Depois de ver os morangos lindos e pra lá de vermelhinhos que o João comprara, soube exatamente que sabor preparar. :D

Este sorvete não é muito doce e por isso combina perfeitamente com a calda de caramelo.

Strawberry ice cream with caramel sauce / Sorvete de morango com calda de caramelo

Sorvete de morango com calda de caramelo
ligeiramente adaptado da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (120ml) de leite integral
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
½ fava de baunilha
3 gemas
¼ xícara + 2 colheres (sopa) - 74g - de açúcar refinado
500g de morangos (cerca de 2 caixinhas), sem as folhas e os cabinhos
¼ xícara (50g) de açúcar refinado

Calda de caramelo:
1/3 xícara (80ml) de água
¾ xícara (150g) de açúcar refinado
2/3 xícara (160ml) de creme de leite fresco

Misture o leite e o creme de leite numa panela de fundo grosso com capacidade para 1-2 litros. Com a ponta de uma faca, abra a fava de baunilha, raspe as sementinhas e adicione-as à panela. Junte a fava também e leve a mistura ao fogo até começar a ferver. Retire do fogo, tampe e reserve por 30 minutos.
Reaqueça a mistura, mexendo, até ficar bem quente. Numa tigela média, bata as gemas e o açúcar (74g) com um fuê até obter um creme parecido com gemada, espesso e claro. Em seguida acrescente o creme quente, em fio, misturando com o fuê continuadamente. Volte a mistura de ovos à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, até obter uma espécie de mingau – a temperatura do creme deve ser de 76 a 79ºC e ele deve cobrir as costas da colher de pau. Não deixe ferver. Coe a mistura numa peneira fina direto para uma tigela de metal, coloque a fava de baunilha no creme novamente, cubra e leve à geladeira por 3-4 horas.
Coloque os morangos e o açúcar extra (50g) no processador de alimentos e processe até obter um purê homogêneo. Junte-o à mistura refrigerada, mexendo bem, e então leve à sua sorveteira, seguindo as instruções do fabricante (remova a fava de baunilha).
Transfira o sorvete para um pote hermético e deixe no freezer até firmar, pelo menos 4 horas.

Agora, prepare a calda: junte a água e o açúcar numa panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Aumente para o fogo alto e deixe ferver por 7 minutos ou até caramelizar e ficar dourado – não mexa durante este tempo, apenas gire a panela algumas vezes.
Retire do fogo e espere as bolhas cessarem. Com bastante cuidado, adicione o creme de leite, mexendo bem – a mistura ainda vai borbulhar bastante. Deixe esfriar.

Rend.: 6-8 porções

Strawberry ice cream with caramel sauce / Sorvete de morango com calda de caramelo

27 comentários:

Cacá disse...

Uau! Ficou lindo o sorvete e a calda!
Adorei a receita, Pat.
Vi as fotos no Flickr e corri pra cá pra ver a receita. :)
Adoro suas fotos, ficam sempre muito apetitosas! :)
Beijo!

Talita disse...

NHAMMMM... É até maldade mostrar umas fotos dessas! Minha irmã estava me pedindo receitas de sorvete hoje, é bom que ela nem veja essa maravilha, tadinha, está grávida! Haha
Foi bom você ter avisado sobre o e-mail, porque te mandei um faz pouquíssimo tempo. Vou reenviar agora mesmo.

Paladares da Isa disse...

Hummmmm que delicia, adorei esse gelado com caramelo :)


Bjos

Simone Izumi disse...

epa,epa,epa...
deixa eu passar o dedo nesse potinho que está escorrendo...nhammm!!!

pronto, agora está mais que perfeito!!rs

bisous,si

Cinara disse...

Paty, eu já fiz uma receita de sorvete de morango, mas não ficou como eu queria... Além do sabor ficar a desejar, o sorvete só ficou rosadinho, nem parecia de morango! Mas este seu está lindo, vou salvar para fazer enquanto ainda temos morangos à venda!
Beijinhos!

G' disse...

Adoro geladinho de morango, e com caramelo deve ficar delicioso :)

Beijinhos*

Verena disse...

Patricia, eu nunca pensei no caramelo com o morango, mas deve ficar divino! As fotos deram água na boca!
Beijos!

ameixa seca disse...

Essa calda a escorrer... é uma verdadeira tentação :)

Camila disse...

humm parece muito gostoso... mas na calda de caramelo eu gosto de adicionar uma ou duas colheres de manteiga... fica com uma sabor amanteigado delicioso!!!

Dany disse...

Ai Patricia, assim você me mata de vontade, que fotos são essas? Consigo até sentir o gosto do sorvete!!

Espera só até eu comprar a minha sorveteira... hahaha

E obrigada pela dica do lemon curd, vou fazer com gemas frescas mesmo =)

*ah, eu tinha postado anteriormente como Danielle (pra você lembrar ^^)

Andrea Dohashi disse...

Mesmo com esse friozinhoa que está fazendo por aqui, eu atacaria esse sorvete sem medo, rs!
beijos

Tina Lopes disse...

Oi, querida. Tô de volta ao mode saladinha on pra perder uns quilinhos ganhos com muita dedicação à gastronomia e ao bom hábito do vinho diário. Então ando meio passando reto daqui. Mas com saudadinha. Te dei unfollow no Twitter mas foi porque estava ajeitando as coisas. Se voltar, me add de novo? Bjk.

risonha disse...

estou a babar com as fotos!!!

Carol disse...

Lindas fotos, como sempre.. dá uma vontade de ir correndo fazer, já!!!
E de pegar aquela gotinha que está escorrendo ali , sabe?!
Affe.. delicia

tatiane disse...

Ficou lindo o sorvete, imagino que com a fava de baunilha deu um sabor especial. Nunca tinha pensado em fazer calda de caramelo em casa, aquelas prontas têm um cheiro tãão estranho que nem compro mais. Ah, o livro da donna hay que comprei foi o básico Modern Classics 2.

Patrícia Abreu disse...

Ai, adoro sorvete de morango (meu preferido)! Se estiver azedinho então... delícia!
Estou louca pra fazer, mas infelizmente não tenho a bendita máquina de sorvete! Acho que vou pedir de aniversário pro maridão, assim faço mais rápido (meu niver é dia 04 do próximo mês)... será que vai colar?
Grande bj

Juliana disse...

Hmmmmmmm!!
Comprei a máquina de sorvete!
Não é da Cuisinart mas vai Made in China mesmo! :o)
Não vejo a hora de testar meu brinquedinho novo!

moranguita disse...

aiiiiiiiiiii
ja me babo so de ver fara se provasse essa delicia.
beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Cacá, que bom que gostou, querida, obrigada!
Um beijo!

Talita, faça o sorvete pra ela! :D

Isa, obrigada!

Si, corre, amiga, antes que pingue! :D
Beijos!

Ci, esta é a segunda receita de sorvete de morango que faço, a anterior nem cheguei a postar pois não me deixou 100% feliz. Esta, sim! :D
Beijo!

G', combinaram bem!
Obrigada!

Verena, idéia da Donna Hay. :D
Beijo!

Ameixa, obrigada, querida!

Camila, eu já fiz caramelo com manteiga, fica muito bom, mesmo, mas este aqui não perde em nada!

Dany, lembrei! :D
Espero que goste do bolo com lemon curd.

Andrea, aqui está frio mesmo, viu? :D

Tina, eu também, querida. Saladinhas à noite, sem carbs. E ginástica. 1kg já se foi, amém. :D

Risonha, obrigada!

Carol, pegue a gotinha, sim! :D
Beijo!

Tati, a calda de caramelo caseiro é muito fácil, e guardei o que sobrou num vidro de geléia bem tampado, dura bastante na geladeira.
Ah, eu adoro aquele livro. E me dei conta de que faz tempo que não o uso!
Beijo!

Patrícia, acho que vai colar, sim! Vou torcer. :)
Beijo!

Ju, não importa, querida! Aposto que você vai se divertir muito com ela. :D

Moranguita, obrigada!

grazi disse...

muito apetitoso!!!!!!

Paula Pacheco disse...

Ficou bom demais da conta...a receita esta anotada,
bjs
Paula

Lolla disse...

lindas xícaras e suas fotos estão cada vez mais lindas! está usando que lentes?

eu morro de vontade de fazer (ou pedir que façam) seu blog inteiro. covardia. :)

Unknown disse...

Olá Patricia!
Sigo seu blog há algum tempo e já testei várias receitas!
Acabei de comprar o acessório da Kitchen Aid que faz sorvete e já fiz o "super sorvete de limão" e o "sorvete de chocolate com crocante de macadâmia".
Moro em Belém e infelizmente, não encontramos creme de leite fresco por aqui...mas hoje fui ao supermercado e havia NATA!!! Comprei 2 potes de 300g e gostaria de saber se poderia substituir o creme de leite fresco dos sorvetes pela NATA. Se sim, qual seria a proporção???
Muito obrigada desde já!
Abraços,
Gisele.

Patricia Scarpin disse...

Gisele,
A nata tem mais gordura do que o creme de leite fresco, mas creio que deva funcionar. Não sei a porcentagem de gordura, dê uma olhadinha na embalagem.
Bjs,
Patricia.

Marisa disse...

Acabei de fazer o sorvete. Só que usei natas em vez de creme de leite fresco, pus mais um bocadinho de açúcar e pus uma colher de chá de rum ;) no entanto a minha sorveteira dizia para deixar ficar a trabalhar durante 40 minutos, mas ao fim de 20 minutos a máquina já estava a encravar pk o gelado já estava na consistência. Isso é normal? Coloquei agora no congelador. O sabor estava delicioso.

Marisa disse...

Patrícia após o gelado já preparado ter ido 4 horas ao congelador ao comer ele ficou um pouco áspero. Não ficou com aquela consistência aveludada como eu estava a espera. Tem ideia de qual poderá ter sido a razão disso? um beijo e obrigada

Patricia Scarpin disse...

Marisa, alguns sorvetes são mais aveludados do que outros, dependendo dos ingredientes, sabor, etc. Na hora de servir, deixe o recipiente fora do freezer por alguns minutos para melhorar a textura do sorvete. Um bj!