segunda-feira, agosto 10, 2009

Kugelhopf com maçãs ao mel

English version

Kugelhopf with honeyed apples / Kugelhopf com maçãs ao mel

Uma das coisas que mais odeio é me sentir de mãos atadas - quero mudar certas coisas, mas não posso, pois não dependem de mim. Essa sensação de impotência me deixa louca e não lido bem com a ansiedade gerada por ela. :S

Por outro lado, com as receitas tomo uma atitude: esse kugelhopf parecia lindo, mas eu não tinha todos os ingredientes em casa; pelo menos na minha cozinha posso fazer tudo do meu jeito.

Kugelhopf with honeyed apples / Kugelhopf com maçãs ao mel

Kugelhopf com maçãs ao mel
da Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

Kugelhopf:
1 ovo
100ml de leite morno
50g de passas claras
60ml (¼ xícara) de conhaque
1 ¾ xícaras + ½ colher (sopa) - 250g - de farinha de trigo
¼ xícara (50g) de açúcar refinado
1 colher (chá) de fermento biológico seco
½ colher (chá) de sal
75g de manteiga sem sal, amolecida
50g de chocolate amargo (70% de cacau), em pedaços

Maçãs ao mel:
1 xícara + 2 colheres (sopa) – 224g – de açúcar refinado
1 colher (sopa) de mel
1 xícara (240ml) de água
2 maçãs do tipo Gala, cortadas ao meio, e cada metade dividida em 4 fatias
2 paus de canela
3 colheres (sopa) de conhaque

Comece preparando o pão: misture o ovo e o leite numa tigelinha, usando um garfo, e reserve. Em outra tigelinha, misture as passas e o conhaque e reserve também.
No processador de alimentos, junte a farinha, o açúcar, o fermento e o sal e processe ligeiramente. Acrescente a manteiga, processe por mais 2 minutos, junte a mistura de ovo e processe novamente para misturar. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove por 5 minutos, acrescentando mais farinha se necessário – fiz tudo na Kitchen Aid usando o batedor de gancho e adicionei 1 colher (sopa) de farinha apenas.
Coloque a massa numa tigela grande, polvilhada com um pouquinho só de farinha, cubra com plástico/filme PVC e deixe crescer num lugar morninho por 1 hora e meia ou até dobrar de volume.
Sove a massa novamente, acrescentando o chocolate e as passas já escorridas (não adicionei o conhaque à massa porque esta já estava bem molinha).

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de kugelhopf* com capacidade para 5 xícaras de massa (16cm de diâmetro). Faça um tronquinho com a massa, comprido o suficiente para caber na forma, e junte as extremidades, formando um anel. Transfira com cuidado para a forma preparada e pressione para baixo. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer por 1 hora ou até a massa chegar à beirada da forma.
Asse por 30 minutos ou até dourar e imediatamente desenforme sobre uma gradinha. Deixe esfriar completamente.

Prepare agora as maçãs: junte o açúcar, o mel e a água numa panela e leve ao fogo médio por 5-7 minutos ou até começar a ferver. Reduza o fogo, acrescente as maçãs, a canela e 1 ½ colher (sopa) de conhaque e deixe cozinhando, em fogo baixinho, por 15-20 minutos ou até as maçãs ficarem macias e caramelizadas. Retire do fogo, junte o conhaque restante e deixe esfriar.

Na hora de servir, transfira o kugelhopf para um prato de servir, coloque as maçãs ao lado dele e regue com a calda - achei o pão um pouco seco sozinho, mas a caldinha resolve esse problema.

* a forma para kugelhopf tem o formado de um turbante; caso não possua uma, use uma forma canelada; usei uma forma de furo central comum, com capacidade para 5 xícaras de massa

Rend.: 6 porções

Kugelhopf with honeyed apples / Kugelhopf com maçãs ao mel

12 comentários:

Nereime disse...

Patrícia querida substituir peras por mãças foi mesmo uma ótima saída, o prato ficou bem convidativo.Imagino só o aroma!!!!
Com criatividade vc também há de encontrar uma alternativa para esses dilemas...tudo passa!
Beijinhos

tatiane disse...

Não conhecia este pão (ou bolo?), essas maçãs ficaram com um aspecto ótimo, fiquei imaginando a combinação mel + conhaque... parece delicioso!
bjos

ameixa seca disse...

Adorei o acompanhamento, deve ficar delicioso. Eu catava as passas mas do resto nem deixaria migalhas :)

Unknown disse...

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! Eu tenho dificuldade em fazer pães...mas, essa receita me deu muita vontade de testar!!!
Bjus

RAQZ disse...

blog fodástico nos favoritos desde já! não sei como vivi até agora sem ele... mal posso esperar pra experimentar essas delícias! parabéns!

Fátima disse...

Divino!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Nereime! Tudo bem?
Obrigada pelo apoio, viu?
Beijoca!

Tati, eu tinha visto havia tempo, achei tão interessante... A forma original deve ser linda, também.
Beijo!

Ameixa, eu também não sou muito fã de passas, mas assim eu gosto. :D

Cris, obrigada! Espero que dê certo!
Beijo!

Raqz, obrigada pela visita!
Depois me conta o que achou das receitas?
Um beijo!

Fátima, obrigada!

Veggie disse...

sarei, tks. ei, tem mais coisas salgadas aqui, uuhúú!!

Susana Antunes disse...

Mais uma vez uma deliciosa sugestão....
E com um aspecto de fazer "água na boca"...
Vou experimentar....
Obrigado por partilhar...
Beijinhos...

moranguita disse...

nao tenho palavras que maravilha.
esta mais que aprovado.
beijocas

bibiana marques disse...

meu deus quanta coisa ma-ra-vi-lho-saaaa, é de enlouquecer com tantas receitas maravilhosas, amei!!
e as fotos tb, como vc faz para as fotos sairem nessa perfeição?
bjos querida

Patricia Scarpin disse...

Oi, Bibiana!
é questão de treino e busca de informações sobre fotografia na internet. O principal: paciência e luz natural.