sexta-feira, julho 18, 2008

Torta de limão siciliano

English version

Lemon tart

Adoro ouvir música enquanto cozinho. E gosto de cantar junto – ah, meus pobres vizinhos... :)

Certas receitas lembram certas canções, provavelmente por eu tê-las ouvido no repeat – outro péssimo hábito meu – ao preparar a comida. O bolo de crepes de chocolate, por exemplo, me traz instantaneamente “Valerie”, do Steve Winwood, à mente, e vice-versa. As crash hot potatoes = “It’s in the way that you used it”, do Clapton - btw, Ivan, ainda espero os meus dez reais. :)

O rádio estava desligado quando fiz a torta, mas algo me diz que a trilha sonora poderia ser essa aqui. :)

Lemon tart

Torta de limão siciliano
da Donna Hay magazine

- todas as medidas retiradas da revista; usei a balança

Massa:
1 1/3 xícaras (200g) de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal, gelada e picada
1 colher (sopa) de açúcar
1 ovo levemente batido
¼ colher (chá) de baunilha

Recheio:
1 xícara (250ml) de creme de leite fresco
2 ovos
3 gemas
½ xícara (110g) de açúcar
½ xícara (125ml) de suco de limão siciliano

Comece pela massa: coloque a farinha, a manteiga e o açúcar num processador de alimentos e processe até obter um farelo grosso – usei a Kitchen Aid com o batedor em forma de pá. Junte o ovo e a baunilha e pulse até que todos os ingredientes formem uma massa. Retire do aparelho e faça uma bola. Achate a massa, formando um disco, embrulhe em plástico/filme PVC e refrigere por 15 minutos.
Abra a massa com um rolo, sobre uma superfície levemente enfarinhada, até que ela fique com 3mm de espessura. Forre uma forma funda para tortas de 22cm de diâmetro* com a massa, retirando os excessos. Fure a base com um garfo e leve a assadeira à geladeira por mais 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Cubra a massa na assadeira com um disco de papel manteiga, encha-o com feijões secos ou pesinhos próprios para confeitaria e asse por 15 minutos. Retire os feijões/pesinhos e o papel e asse por mais 2-3 minutos ou até que doure – eu deveria ter assado mais para que a minha massa tivesse ficado com uma cor mais bonita. :(
Reserve.
Reduza a temperatura do forno para 140ºC. Para fazer o recheio, junte o creme de leite, os ovos, as gemas, o açúcar e o suco de limão numa tigela e misture bem com um fuê. Despeje o líquido na base de torta e, usando as costas de uma colher de metal, remova quaisquer bolhas que possam ter se formado na superfície do recheio.
Asse por 20 minutos ou até que o recheio fique firme. Deixe esfriar e leve à geladeira até firmar completamente.

* a forma que usei era rasa, por isso sobrou massa. Congelei e, para evitar que sobrasse recheio também, fiz somente meia receita dele.

Rend.: 8 porções

23 comentários:

Anônimo disse...

Patricia, para com estas receitas de limão siciliano senão vai me matar...risos...tô louca pelo suflê também e seu bolo, quando vi as belezas de fotos quase chorei...entra lá no meu blog e você vai descobrir porque...fiz um ontem de chorar de tristeza...beijos

Agdah disse...

Adorei Kalvin. Pisquilinha é fã número 1 dele. Vc acredita que eu fico morrendo de pena de colocar os feijões para assar?

Vivian disse...

Vc acredita que aqui na minha cidade nao consigo encontrar os limoes sicilianos? Adorei a tua receita e ja anotei, quando viajar vou comprar pra testar a torta

Aninha disse...

Que receita deliciosa! Deu água na boca! Beijão

A União Faz a Vida disse...

Eu já tinha aprovado a torta, aí fui bisbilhotar a trilha e achei que a combinação ficou perfeita!

;)

Suzana Parreira disse...

De facto a música perfeita para uma tarte perfeita (bem ácida) de limão! Adoro esse número da Donna Hay e não passo sem os U2... Para mim ficou tudo fantástico!

Bj

Marizé disse...

Você e a sua paixão pelo limão, fazem maravilhas.

Bj e bom fim de semana

♥ mesa para 4 disse...

Ai que delicia e que bonita que ficou... obrigada pela conversão automática para o sistema milimétrico , muito útil...
aquele abraço...

Silvinha disse...

Essa torta fica leve, mas o sabor permanece marcante. Adoro! E a trilha é perfeita!

Beijos e bom final de semana p/ vc!

Isabel Salvador disse...

que bom aspecto maravilha,jinhos

Anônimo disse...

Unir o útil ao agradável é tudo de bom mesmo, cozinhar e ouvir música, são meus hobbies preferidos, rs! Agora, quanto á essa torta, meu Deus, parece que até estou sentindo o perfume dela por aqui! :)
Andréa.

Anônimo disse...

Patrícia, eu dificilmente cozinho alguma coisa por achar as receitas meio complicadas. Ai, ai. As suas, no entanto, me pareceram bem fáceis, exceto por uma coisinha: o processador de alimentos. Eu não tenho um em casa, o que devo fazer? Pode usar o liqüidifcador no lugar? A batedeira? :)

:*

Laura_Diz disse...

Humm...
vc conhece a torta de limão do Kurt, lá no Leblon no Rio?
pra mim a melhor de todas, não é mto doce.
Esta está linda. Vc fotografa?
que chic!
Uma amiga adorou aqui e está fazendo tudoque vc coloca, ela adora. Pena que more longe.
bj Laura Diz
Obrigada pela visita :)

laila radice disse...

a torta esta linda..adoro tortas de limão onde o creme é a base d eovos...fica lindamente amarelo!!beijos

Sweet disse...

Diferente utilizar lim~so sicilino, o gosto deve ser mais suave..

Margarida disse...

Bom demais pra ficar só no papel! Vou experimentar mesmo!

Patricia Scarpin disse...

Fer, parece que o bolo da Nigella realmente te pegou de jeito! Tadinha de você!
xx

Agdá, eu amo, tenho uns livrinhos, fico sempre lendo.
E também tenho dó dos feijões, amiga, mas sigo em frente. :)

Vivian, quando encontrar, faça sim!

Aninha, obrigada!
Beijo!

Talula, que bom que gostou! ;)

Suzana, Donna Hay é maravilhosa. :)
Beijos!

Marizé, verdade, é paixão pura! :)
Beijoca!

Mesa para 4, obrigada!
Um abraço!

Silvinha, e é azedinha! :)
Beijo, querida!

Belinha, obrigada!

Andréa, e você canta junto, também? ;)
Beijo!

Evelyn, você pode fazer sem os aparelhos (liqüidificador não funciona mesmo). Na minha receita de quiche de palmito (está no índice) fiz a massa na mão, dá uma espiada, é a mesma técnica.

Laura, obrigada a você! E sou eu quem fotografa, sim.
Nunca fui ao Rio, mas a torta me deu vontade!
Um beijo!

Laila, bem amarelinha mesmo!
Beijo!

Claregina, eu adoro!

Margarida, experimente e me conte, por favor?

Heidi disse...

Esta torta é divina! E a música como acompanhamento é perfeita.

Cláudia disse...

Patrícia, você arrasou de novo com o limão siciliano. Esta sobremesa deve ter ficado dos deuses!

bjs

Simone Izumi disse...

Mas bá tchêêê!!!
Vc não quer participar do concurso Comida e Música do Chocolatria? O seu post está pronto!!!!ahhahah...
Está valendo alguns mimos!
bjs

Simone Izumi disse...

Mas bá tchêêê!!!
Vc não quer participar do concurso Comida e Música do Chocolatria? O seu post está pronto!!!!ahhahah...
Está valendo alguns mimos!
bjs

RAQZ disse...

eu fiz! :) ficou linda e delícia! :) obrigada por compartilhar a receita! bjs!

Patricia Scarpin disse...

Que notícia boa - obrigada a você por vir me contar!
Beijoca!