sexta-feira, julho 11, 2008

Lemon curd

English version

Lemon curd

Ler food blogs e livros de culinária é maravilhoso. Mas também pode ser devastador para alguém curioso como eu. Não sossego enquanto não faço/provo algo novo... E lemon curd era uma novidade absoluta.

Lemon curd não é parte do nosso cardápio e só a conheci quando comecei a blogar. A maníaca por cítricos aqui se interessou imediatamente. E se não temos lemon curd nos mercados para comprar, vamos para a cozinha prepará-la.

Havia umas gemas sobrando do Zuger Kirschtorte e, com o livro da Rose Levy em uma das mãos e uns limões sicilianos lindos na outra, fui determinada a experimentar o que meus amigos foodies amavam tanto.

Achei... Sublime. Nunca imaginei que algo tão gostoso pudesse sair da simples combinação de ovos, manteiga e limões. Quero usá-la para rechear bolos, também.

A receita afirma que a lemon curd pode ser guardada na geladeira por até 3 semanas, mas ao final da primeira achei que o sabor já não estava tão bom – ficou com um gostinho leve de ovo.

Lemon curd

Lemon curd
do The Cake Bible

- xícara medidora de 240ml

4 gemas grandes
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g – de açúcar
93ml de suco de limão siciliano, espremido na hora – cerca de 2 ½ limões grandes
4 colheres (sopa) - 56g – de manteiga sem sal, amolecida
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de raspas da casca de limão siciliano

Numa panela de fundo grosso - não use panela de alumínio, cobre ou ferro - bata as gemas e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Junte o suco de limão, a manteiga e o sal. Leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre, até engrossar e lembrar um molho hollandaise fininho – a curd deve cobrir as costas de uma colher de pau, mas ainda estar líquida o suficiente para ser vertida para outro recipiente. A mistura vai mudar de um tom translúcido para opaco e começar a ficar amarelinha ao cobrir as costas da colher de pau. Não deixe ferver ou ela talhará. Quando começar a aparecer vapor na panela, remova-a do fogo por alguns segundos, mexendo sempre para evitar a fervura. Quando a curd engrossar, passe-a de uma só vez por uma peneira. Pressione a peneira com as costas da colher até que um resíduo grosseiro se forme, jogue-o fora. Junte as raspas da casca de limão à curd e deixe esfriar – pode-se adicionar açúcar a gosto enquanto a mistura estiver morna, mas não julguei necessário.
Despeje num recipiente hermético – a curd vai se tornar mais espessa à medida que esfria.

Rend.: 1 xícara cheia

Lemon curd

31 comentários:

Clumbsy Cookie disse...

Eu também adoro curds Patricia, faço de muitos citrinos não só de limão. Eu costumo congelar em saquinhos para não se estragar no frigorifico.

Mari Rezende disse...

Ai, Patricia... Que fotos mais maldosas... Agora eu fiquei desesperada para experimentar também!
Vou fazer para acompanhar panquecas doces ou crepes... Deve ficar uma perdição!
Beijos!

Anônimo disse...

Tenho o mesmo problema: não sossego enquanto não experimento as coisas novas que viajam pelo meu cérebro. O lemon curd é uma das que está na lista há semanas, desde que as árvores de casa dos meus pais se encheram de limões. Quero fazer uma torta com lemon curd e merengue por cima! :)

Beijo *
Mariana

Agdah disse...

Menina, a minha família americana é louca por lemon curd. Não há bolo sem ele lá. Por causa das gemas, eu não faço muito aqui.

Marcia H disse...

eu fiz uma receita diferente, e mesmo assim adorei. vou testar a sua
tb acho q com o tempo fica com gosto de ovo.
usei para rechear empadinhas, coloquei doce de leite embaixo e o curd por cima, ficou muito bom
bj

Anônimo disse...

Pati do céu! que lindo está seu blog!! fazia um tempão que não entrava e estou com água na boca!!
me diz onde vc compra essas toalhas de mesa e guardanapos tão, mas tãooo lindosssssss??!!!

Beijos
Carol
cacau15@hotmail.com

Silvinha disse...

Fiquei imaginando um lemon curd de recheio para um rocambole bem macio... e o que são esses limões?? Parecem de mentira, de tão perfeitos!!!

Ah, e eu simplesmente amei seu comentàrio... Além de ter citado os Smiths, você compartilha do meu asco por aquele povo! :o

Você é um doce!

Beijos e bom final de semana

Tina Lopes disse...

Não consegui entender o curd. Não coube em nenhuma das minhas definições definitivas sobre comida. Não saberia comê-lo, não fosse a foto com o pão. Aqui não daria pra fazer, porque evito limões (gastrite minha) e ovos (colesterol do marido). Ui, pareço chata mas fiquei interessada.

Akemi disse...

Adoro lemon curd na torrada do café da manhã ou para rechear tortinhas, mas nunca fiz em casa. O seu parece que ficou com uma textura ótima e aveludada, amiga!

laila radice disse...

tbm estou doida pra afezr e ver o seu só em animou!bjs

Anônimo disse...

Eu nunca experimentei lemon curd, na verdade nem conhecia... Mas a foto do seu está linda, me deu vontade de experimentar, rs! E, como disse uma amiga que limões são esses, parecem feitos de cera!
Beijos...

Anônimo disse...

Patrícia desculpe, deixei o recado e esqueci de me identificar... :)
Andréa.

Marcia disse...

Nunca provei, e fiquei muito curiosa. Deve ficar sensacional como recheio de torta de limão... Será que fica bom com limão taiti? Have a great weekend! Bjs

Lua Limaverde disse...

Pat, sempre tive curiosidade também, mas sempre adio as receitas (é tanta coisa, né?). Deve ser divino... :)

Leila disse...

Patricia, toda vez que vejo uma receita com limao, lembro de ti. ontem vi uma receita sem gluten de madaleines com limao e logo disse vamos virar a pagina pois esta é da Paty.

O teu curd ficou lindo!
beijinhos

Eli disse...

Pat que saudades, eu fiquei aqui um tempão vendo tudo que perdi em todos esses dias, amei tudo!

Ana disse...

Vc gostou mesmo Patricia?!
todo mundo adora e sabe q eu me animei a fazer lemon curd mas no fundo eu nao consegui gostar disso ainda... ja tentei, provei, fiz em casa, mas no fundo eu acho q o gosto de ovo/gema overpowers o gosto do limao.
Fiz inclusive um "berry curd" com morangos, framboesas e blueberries, mas nem essa eu nao curti...
Uma pena, e a sua esta linda!
Beijos!
Ana

Patricia Scarpin disse...

Rita, eu não sabia que dava para congelar as curds, que idéia ótima, obrigada!

Mari, aposto que vai ficar uma delícia com as panquecas!
Beijo!

Mariana, a torta vai ficar maravilhosa!
Beijoca!

Agdá, quero provar num bolo ou rocambole.

Marcia, amei a idéia de usar como recheio de empadinha!
Beijo!

Carolina, que bom que gostou, obrigada!
Compro tecidos em lojas do ramo - não são toalhas de mesa, não. ;)
Beijo!

Silvinha, eu também quero fazer um rocambole para rechear com a curd!
Ah, amo Smiths - foram essenciais na minha adolescência!
Beijo, querida!

Tina, eu também sofro com colesterol, mas de vez em quando me permito um pouquinho de algumas coisas (e sou louca por ovos, olha que coisa).

Clarice, que bom que gostou, querida!

Laila, faça sim!
Beijoca!

Andréa, os limões já foram todos, mas comprei uma nova leva. :)
Beijo!

Marcia, acho que sim, pois já vi umas receitas de lime curd por aí, amiga.
Beijo!

Luna, tem que gostar de limão e de ovos, amiga. :)

Leila, você é um doce, minha amiga. Beijos e obrigada!

Eli, que bom, obrigada!

Ana, gostei sim - mas entendo a tua opinião. A de berries parece divina!
Beijo!

bio_geo_esds@ disse...

Adora Lemon curd, é o meu preferido. Tenho no frigorífico um comprado no Harrods em Londres, mas aqui no hipermercado às vezes tem e é igual.
Também há a versão orange curd!

Anônimo disse...

|também tenho uma receita boa, que usava unm restaurante! é um pouco diferente, se quiser eu divido!

Anônimo disse...

Oi Patrícia, só achei o lemon curd em um lugar aqui em São Paulo: no Santa Luzia. O preço até que não estava absurdo, como boa parte das coisas de lá, mas como eu tinha uma receita de um livro da Larousse(1800 receitas) nem comprei. Achei o lemon curd no meio de uma receita de biscoitos de limão, para rechear mais ainda não teste. Agora que você postou fiquei com ainda mais vontade de fazer e rechear uns biscoitos.

A propósito, aqueles outrageous chocolate chookies são a maravilhosos. Já fiz três vezes e todo mundo adora.

A receita de carne louca meu namorado e a minha mãe também amaram.

Muito obrigada por compartilhar todas esas receitas fantásticas.

Laurinha disse...

Pat, estou doidinha de vontade de fazer... outro dia vi uma bem light, mas não tive tempo ainda de experimentar... e vendo agora esta sua sugestão, fiquei mais animada ainda!
Assim que voltar das férias, vou fazer!
Beijinhos

Simone Izumi disse...

nossa, pati...não consigo imaginar o sabor desse lemon curd!
estou me atualizando aos poucos...tanta coisa boa saindo da sua cozinha!
a minha baby começou a andar faz um mes e agora já está em ritmo de marcha atlética. não consigo me "abundar" em frente ao computador por mais de 5 minutos seguidos...rs
bjs

May disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
May disse...

Tentei fazer essa receita, mas com a diferença que coloquei adoçante ao inves do açúcar... acho que deixei no fogo mais do que o necessário, não estava ficando amarelinho.. aí talhou.
Qualquer dia tento fazer de novo, a receita parece ótima!
Beijo

Vera Lucia disse...

Patricia, encontrei uma receita de Marta Stewart sobre cupcake de limao e merengue. na receita pede colocar lemon curd. Não sei o que é. tentei achar no google e achei o seu blog falando sobre isto. Parece ser uma gemada.urck deve ser muito ruim. se eu não colocar será que faz alguma diferença? achei horrivel so de olhar.

Patricia Scarpin disse...

Vera Lucia, eu adoro lemon curd e não tem nada a ver com gemada. É questão de gosto, mas acho que só provando para saber. Se vc achou horrível, paciência, melhor não usar.

Niih disse...

Huuum ! Tava passeando pelo seu blog na companhia do meu namorado e passei pelo lemon curd ! Nem vou falar que meu namorado ficou achando que seria uma delícia, porém é mais preguiçoso do que guloso ! hahaha
Ontem estava em casa com 3 limões sicilianos gracinhas sobrando na geladeira e decidi fazer um gostinho pro amor ! Resultado: nmontes de cupcakes de chocolate recheados com lemon curd e um potinho que o namorado comeu de colher ! hahah
Tá de parabéeeens pelas receitas :*

Patricia Scarpin disse...

Oi, Niih! Que bom que vocês gostaram da lemon curd, obrigada por me contar! Eu acho que limão e chocolate ficam ótimos juntos.
Beijo!

Marisa disse...

Olá Patrícia! fiz a receita e ficou uma delícia! Obrigada =)

Patricia Scarpin disse...

Que boa notícia, Marisa! Obrigada a você por vir aqui me contar!