quarta-feira, julho 23, 2008

Bolo de maracujá, amêndoas e sementes de papoula

English version

Passion fruit, almond and poppy seed cake

Além de música, há algo mais no repeat por aqui – sim, outra receitinha com amêndoas. :)

O pão levaria uma hora e meia para dobrar de volume e não havia nada de bom na TV – isso acontece quase sempre. Gosto de coisas que a maioria considera esquisitas e não são transmitidas com freqüência.

“Vou fazer cookies. Não, precisarei usar o forno logo – vou escolher um bolo”.

As amêndoas sobre a pia serviram como uma espécie de inspiração. E devo admitir que a junção de maracujá, amêndoas e sementes de papoula num bolo me deixou bastante curiosa.

Espero que vocês fiquem curiosos, também, pois este é um bolo que vale a pena provar.

Passion fruit, almond and poppy seed cake

Bolo de maracujá, amêndoas e sementes de papoula

Bolo:
4 ½ colheres (sopa) de sementes de papoula
¼ xícara (60ml) de leite
180g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (180g) de açúcar
3 ovos
2 xícaras (240g) de farinha de trigo peneirada
½ xícara de amêndoas em lascas
½ xícara (120ml) de suco de maracujá - misture ¼ xícara (60ml) de suco concentrado com a mesma medida de água
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda:
¼ xícara (45g) de açúcar
1/3 xícara (80ml) de suco concentrado de maracujá
2 ½ colheres (sopa) de água

Pré-aqueça o forno a 180ºC; unte e enfarinhe uma fora de buraco no meio de 22cm de diâmetro (a que usei tinha pouco mais de 20cm).

Numa tigela, misture as sementes de papoula com o leite e deixe descansar por 20 minutos. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme leve. Adicione os ovos, um a um, sem parar de bater, até obter um creme homogêneo. Reduza a velocidade e junte a farinha, a amêndoa, o suco de maracujá e a mistura de leite com papoula. Desligue a batedeira. Adicione o fermento e misture com uma colher de pau.

Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno por 35 minutos – faça o teste do palito. Retire do forno, deixe descansar por 5 minutos e desenforme cuidadosamente o bolo.

Faça a calda: numa tigela, misture todos os ingredientes. Regue o bolo com a calda enquanto ainda estiver quente. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Ligeiramente adaptado daqui

Rend.: 12 porções

26 comentários:

Clumbsy Cookie disse...

Comprei sementes de papoula há algum tempo e ainda não usei. este bolo parece bem interessante, nunca provei esses 3 sabores juntos. Gosto de todos indivudualmente e de certeza que gostaria de provar. A textura do bolo é linda!

Isabel Salvador disse...

ficou lindo,jinhossssssssssss

Gourmandisebrasil disse...

Ganhei papoulas brancas! Nunca vi no Brasil. Mas acho que ficariam bacana num bolo escuro, né?
bjo,
Nina.

Cris disse...

Bolo com calda azedinha estão entre meus favoritos, adorei sua calda de maracujá Patrícia! Bjs!

Luciana Macêdo disse...

Como não ficar curiosa com um bolo desses?
Depois de passar alguns dias viajando a vontade de preparar um bolo é grande.
Bjs!

♥ mesa para 4 disse...

Hummm que delicia... um beijo

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Puxa...e eu aqui sem batedeira na casa da minha mãe...vou chorar...snif...tb não sei se acharaia as amêndoas em lascas...será que dá para fazer sem? ou faria muita falta?

Flavinha disse...

Nooooossa!!!!!
Como eu não descobri este blog antes???? Não sei nem por onde começar!!!
Amei este bolo e também o pão com cobertura de amendoas, o sufle de damasco e mel, o pão torcido com chocolate e tudo que vi, li e claro já copiei!

Beijos e muuuuito prazer!

Anônimo disse...

Só pra te contar que eu entrei aqui procurando alguma coisa para cozinhar amanhã. Mas acho que desisti: aqui no quartinho do medo não tem muitos recursos e tal e cozinhar só para eu mesmo pareceu uma idéia muito chata enquanto eu lia as suas receitas...

janeca disse...

Acabei de entrar e já fiquei a salivar....Adorei este bolinho,as sementes de papoila devem dar um toque crocante ao bolo,tb já fiz um bolo mas de iogurte com as ditas sementinhas, Adorá-mos!!!
Receita copiadinha.

Bjinho

laila radice disse...

ai não saberia oq comer antes!! maravilhoso!!bjs

Júlia Nascimento disse...

Que boa combinaçao de sabores e texturas!!Sou uma amante da papoula,uso direto em meus bolos e paes,vou provar esse tbem um dia destes!!Ah por certo passa no blog que coloquei duas receitinhas tuas lá!!Com os devidos creditos off course!!hahaha beijinhos

Anônimo disse...

Esse bolo parece que está tão fofinho, e que interessante essa mistura de sabores, já está na minha listinha!
Beijos,
Andréa.

* Jo * disse...

de aspecto já é lindo!
imagina de sabor...
=)

Axly disse...

Adorei esse jeito de esperar a massa do pão crescer^^
Bolo incrível menina!
Kisss^^

Mari Rezende disse...

Dá até pra sentir o cheiro daqui, Patrícia...
Andei vendo algumas receitas de bolo com sementes de papoula, e estou cada vez mais agoniada pra experimentar! Também estou com um post sobre bolo de maracujá, só que feito à base de iogurte...
Beijinhos!

Silvinha disse...

Aiaiai, esse bolo tem ar saudavel demais... prefiro os "decadentes", descaradamente!

Mas vou dar uma chance. So pq vc disse que é bom, hein?! X)

Beijos

Akemi disse...

Patricia, vc me deixou, sim, muito curiosa a respeito deste bolo! Adorei a mistura de todos estes ingredientes e é uma séria candidata a pintar aqui em casa em breve! ;-)
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Rita, eu acho que você iria gostar, querida.

Belinha, obrigada.

Nina, eu nunca ouvi falar! Fiquei curiosa - mas acho que sim, devem ser usadas num fundo de cor contrastante.
Beijoca!

Cris, coisa azedinha é comigo mesma! :)
Beijo!

Luciana, concordo contigo - quando tirei férias no ano passado quis cozinhar feito doida na volta. :)
Beijo!

Mesa para 4, obrigada!

Fer, as amêndoas fariam falta sim - caso contrário torna-se um bolo comum com sementes de papoula, como um de limão ou laranja.

Flavinha, obrigada, o prazer é meu! Fico feliz por ter gostado, volte mais vezes!
Um beijo!

Klein, faz um macarrãozinho - tem algumas receitas aqui que não levam muitos ingredientes.
De qualquer forma, adorei te ver por aqui.
xx

Janeca, obrigada pela visita!
Eu adoro bolo com iogurte, fica tão úmido!
Beijo!

Laila, beijos, querida!

Júlia, fui lá ver - fiquei contente por você ter gostado das receitinhas!
Obrigada e um beijo!

Andréa, aquele seu de laranja ficou lindíssimo!
Beijo!

Goles e Nacos, obrigada!

Axly, obrigada!
Beijoca!

Mari, vou lá ver, pois amo bolos com iogurte!
Beijo!

Silvinha, fiquei toda feliz sabendo que confia tanto assim na minha opinião - obrigada, querida!
xx

Clarice, eu tinha certeza de que você iria gostar - conheço um pouquinho do seu gosto, amiga!
xoxo

mariliafig disse...

Patrícia, onde vc encontrou semente de papoula???????Ando atrás delas e não encontro nem na Santa Luzia. Dizem que está proibida (cocaína pode!!!)
beijo

Patricia Scarpin disse...

Marilia, sério? Que horror!
Eu comprei há uns meses, nem sabia da restrição - foi no Santa Luzia mesmo.
Beijo!

Anônimo disse...

Alguém sabe onde encontrar sementes de papoula no Brasil? Estou com a maior dificuldade, onde procure me dizem que a importação foi proibida! Se alguém souber, me mande um e-mail, please! barriganofogao@gmail.com
Thanks! Tata

Ana Lobato disse...

Oi, Patrícia!

Sabe, eu fui no mercado municipal (em S.Paulo) comprar sementes de papoula pra experimentar esse bolo que parece tão maravilhoso, e o vendedor me disse que elas foram proibidas, que eu não encontraria em nunnhum lugar... e agora???

Eu adoro suas receitas!
um bj,
Ana

Cláudia disse...

Adorei este bolo, já gosto do limão e de maracujá com amêndoas deve ter ficado muito bom! Não sabia também as sementes de papoula estão proibidas. Uns dois meses atrás procurei nos lugares de sempre e não achei, sorte que ganhei da Paula, minha amiga e vizinha. Agora vou ter que usar como se fosse ouro?

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Oi Patricia, acabei de postar este bolo com créditos para vc no meu blog.
Olha lá se puder...
Beijos

Margarete disse...

Eu mandei um email para a Fuchs perguntando sobre as sementes de papoula, acho que faz uns 15 dias, ninguém me respondeu. No Mercado da Lapa eles disseram que foi proibida... Vou tentar comprar no Santa Luzia ou no Santa Maria, quem sabe? Beijos.