segunda-feira, julho 28, 2008

Cookies com jeito de Prestígio

English version

Nika’s chocolate coconut hedgie cookies

Estes cookies ficaram no meu del.icio.us por séculos – desde que a Nika os postou, há mais de um ano. Os biscoitinhos dela estavam lindos! Toda vez que checava meus favoritos pensava em fazer os cookies para, dois segundos depois, me dar conta de que o coco na despensa não era o pedido na receita.

Um pulo rápido ao mercadinho resolveu o problema e assumo que não deveria ter sido tão preguiçosa: estes cookies são fantásticos.

Nika’s chocolate coconut hedgie cookies

Cookies com jeito de Prestígio

- xícara medidora de 240ml

1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (100g) de açúcar refinado
4 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 ovo
½ colher (chá) de baunilha
1 xícara (100g) de coco em flocos úmidos e adoçados
açúcar de confeiteiro

Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal numa tigelinha e reserve.

Na batedeira, bata bem a manteiga e os açúcares até obter um creme leve – assegure-se de que a massa esteja bem aerada.
Junte o ovo, a baunilha e o cacau em pó e misture bem. A massa vai ficar mais espessa. Acrescente os ingredientes peneirados em três adições e bata. Junte o coco – se for necessário, misture a massa com as mãos (não precisei).
Cubra e leve à geladeira – refrigerei a massa por 3 horas, a Nika o fez de véspera.

Pré-aqueça o forno a 165ºC e forre duas assadeiras grandes, com beiradas baixas, com papel manteiga.

Faça bolinhas usando 1 colher (sopa) nivelada de massa, passe-as pelo açúcar de confeiteiro e coloque nas assadeiras, deixando 5cm de espaço entre elas.
Asse por cerca de 25 minutos. Retire do forno, deixe esfriar nas formas por 10 minutos e transfira os cookies para uma gradinha para que esfriem completamente.

Rend.: 32 unidades

15 comentários:

Letrícia disse...

Ainda bem que eu não tenho esse coco aqui em casa agora. Seria tentação demais para uma pessoa só.

Estão lindos, Pat!

Beijos!

Luciana Macêdo disse...

Estes não dá para olhar e deixar prá lá...preciso providenciar os ingredientes.
Bjs!

janeca disse...

Ai..Ai..Ai...que delicia!!!
Patricia adorei estes Cookies fez muito bem nos presentear com esta maravilha.

bjinho

Isabel Salvador disse...

que maravilha ficavam cá com um jeito na minha barriga,aiai,jinhos lindos

Silvinha disse...

A foto està linda, vi 1° no Recipe Muncher!

Beijos

Anônimo disse...

Linda a foto, lindo os cookies, e aiiii que vontade de come-los, rs!
Uma pergunta Patrícia: será que só pode ser feito com esse coco? Eu não sei se vou encontra-lo por aqui! Ahh...que delícia o suflê de damascos, e o camarão, nem vou comentar, rs!
Beijos querida,
Andréa.

Rivera disse...

Ficaram muito bonitos e dão vontade de dar uma trinca... ou 2, ou 3... :)

Valentina disse...

O fato de ter coco ralado ja me deixou encantada Pat. E ficaram tao com cara boa...yum!

Akemi disse...

Patricia, faço a mesma pergunta que a Andréa, será que serve o coco ralado em flocos seco? Adorei estes cookies e que bom que eles saíram da sua lista! Agora estão na nossa lista! Bjs

Fabi disse...

Pat, estava com saudade dos seus cookies maravilhosos!! Amei! Beijos!

Unknown disse...

Esse eu terei que fazer, sou fã do seu blog hahaha
Sempre pego uma receitinha nele.
bjs

Patricia Scarpin disse...

Lê, vai correndo comprar, faça como eu. risos
Beijos!

Luciana, providencie, sim. :)
Beijo!

Janeca, que bom que gostou, obrigada!
Beijo!

Belinha, obrigada!

Silvinha, obrigada, querida!
xx

Andréa, fiquei tão contente por saber!
Acho que dá certo com o coco comum, mas a textura fica comprometida e os cookies ficarão menos doces, também.
Beijo, amiga!

Rivera, obrigada!

Tina, também adoro coco!

Clarice, acho que se você der uma hidratadinha no coco? E acrescentar um pouquinho de açúcar? Os fios dão uma textura interessante aos cookies.
Beijos!

Fabi, obrigada!
xx

Nana, que bom saber!
Beijo!

Simone Izumi disse...

Pati, vc é a cookie goddess do pedaço. Os meus olhos brilham quando vejo o seu índice de receitas de cookies...rs..fazem pirlimpimpim.
Um dia, hei de prová-los todos!!!

Clumbsy Cookie disse...

Mais vale tarde do que nunca! Ainda bem que os fizeste, devem ser maravilhosos!

Anônimo disse...

Patricia, sou mesmo uma fã do teu blog! Hoje fiz estes biscoitos e passei pra deixar escrito que são bárbaros, a textura do côco com o sabor do chocolate é tudo!
Obrigada e um abraço!