terça-feira, julho 15, 2008

Suflê de damasco e mel

English version

Apricot honey soufflé

Mexendo na minha pilha de revistas Bon Appétit – por causa da greve dos Correios, não recebi a edição mais recente – encontrei um artigo sobre suflês escrito pela Molly, mais conhecida como Orangette. Depois do momento “Como é que não li isso quando a revista chegou??”, me senti inspirada – iria fazer um suflê, também. Meio que como eu quis aprender a andar de patins por causa da Olivia Newton-John. Aos 9 anos e com medo de encher os bracinhos e perninhas magrelos de arranhões, desisti da idéia. Mas um suflê? Ah, isso consigo fazer. Optei por uma versão doce.

O único porém foi NÃO comer todo o purê de damasco antes de preparar a sobremesa. :)

Apricot honey soufflé

Suflê de damasco e mel
do Sweet Food

- xícara medidora de 240ml

1 xícara de damascos secos, picados
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
2 gemas
1 ½ colheres (sopa) de mel, morninho
1 colher (chá) de raspas da casca de 1 limão siciliano
4 claras
açúcar de confeiteiro, para polvilhar na hora de servir

Coloque os damascos numa panelinha e cubra com ½ xícara (120ml) de água ou o suficiente para cobri-los. Leve ao fogo até ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até que os damascos estejam macios e gordinhos. Escorra (na minha panela não sobrou nenhuma água) e, no processador, processe até obter um purê.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte uma tigela própria para suflês (com capacidade para 6 xícaras)* com um pincel, fazendo movimentos para cima, e polvilhe o fundo e os lados com 1 colher (sopa) do açúcar.
Coloque as gemas, o mel, as raspas de limão e o purê de damasco numa vasilha e bata até ficar homogêneo.

Numa tigela limpa e seca, bata as claras até que formem picos moles; acrescente o restante do açúcar e bata.
Adicione 1 colher (sopa) de claras em neve à mistura de damasco e misture bem. Junte o restante das claras e misture delicadamente, mantendo a massa leve e aerada. Coloque-a às colheradas na tigela preparada e nivele a superfície. Passe a ponta do polegar na beirada da tigela, pelo lado de dentro, deixando uma lacuna entre a massa e a lateral da vasilha – isso vai ajudar o suflê a crescer.

Leve ao forno, na grade superior, por 25-30 minutos ou até que cresça e esteja firme. Caso a superfície comece a dourar depressa demais, cubra frouxamente com papel alumínio (não sei se funcionaria com suflês como acontece com bolos, mas a informação vem do livro).
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva imediatamente.

* fiz meia receita, use duas tigelinhas de suflê com capacidade para 1 xícara e assei por 15 minutos.

Rend.: 4 porções

21 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Patrícia, são tantas receitas que estão na minha listinha, que nem sei por onde começar, aí qdo penso: vou fazer tal coisa, me aparece uma receita assim! Ah não, assim vou enlouquecer de vontades, rs! :)
Beijos querida,
Andréa.

Anônimo disse...

Patrícia, ficou lindo! Nunca fiz soufflé, mas acho que um dia desses experimento!

Beijo *
Mariana

Elaine Beneduzi disse...

Patrícia,
Eu tb adoro damascos! Aquele azedinho deles é simplesmente um delícia!
Sem falar que adoro suflê!
O seu ficou uma fofura!

bjo.
Elaine

Akemi disse...

Patricia, damascos e mel??? Este suflê eu preciso fazer! O seu ficou lindo e perfeito, amiga! Bjs

Clumbsy Cookie disse...

Ficou muito bonito, perfeito. Suflés são sempre elegantes e adoro os esses sabores! Agora está muito calor para fazer aqui, só se forem suflés gelados, que também são optimos!

Agdah disse...

Patrícia, uma curiosidade, onde é que vc guarda tanto livro de receita? Eu tenho a impressão que vc tem uma biblioteca em casa. O suflê ficou com cara de nuvem, de tão levinho que parece.

Silvinha disse...

Pat, endosso o coro: està muito lindo! Uma sobremesa bem elegante ^^

Sabe, acho que eu devia começar a te pagar uma mensalidade ou algo assim, pq é tanta receita sua que eu copio e faço! Uma injustiça p/ os outros food blogs - e par os meus livros! :D

Beijos

ps: na minha pròxima compra na amazon vou pedir a muffin tops pan! obrigada pela dica, adorei!!!

Fabrícia disse...

Patrícia essa versão doce conquistou-me. Ficou lindo e a foto perfeita.
Bjs.

Eli disse...

Pat que lindas fotos?! A receita é um luxo total!

Laurinha disse...

Que liiindo que ficou!!!
E de sabor também, deve ter ficado ótimo. E realmente o purê de damasco é irresistível!
A foto ficou demais!
Beijinhos

Axly disse...

Adorei o jeito desse soufflé.
O único que fiz até hoje foi um de chocolate, eu confesso que me entristeceu ver ele murchar, mas é normal né... ele é ingrato.
Hahahaha...
Imagino o perfume que não tem essa mistura.
Kisss^^

Marcia disse...

Pefection in form of dessert! Amei. Pena que o meu marido detesta damascos.... However, looking on the bright side, there's more for me! ;D Bj

laila radice disse...

chiqueterrima!!!! bjs

Anônimo disse...

Patricia, eu também sou fã de damascos, gosto de comer esse purezinho com iogurte natural. Concordo com a Lica, suas fotos estão cada dia mais lindas! E estou apaixonada por essas bolinhas brancas em fundo azul :)

Anônimo disse...

Patricia, eu também sou fã de damascos, gosto de comer esse purezinho com iogurte natural. Concordo com a Lica, suas fotos estão cada dia mais lindas! E estou apaixonada por essas bolinhas brancas em fundo azul :)

Leila disse...

Paty, nunca fiz souffle, tu acreditas? tenho medo que nao cresca!!!
acho lindo e o teu ficou bem charmoso.
beijinhos

Mari Rezende disse...

Patrícia,
Como algumas pessoas aqui eu nunca fiz souffle... Não sei bem porque, mas acho que é mais pela falta dos ramekins, hehehe... O seu ficou um mimo!
Beijinhos!

Patricia Scarpin disse...

Andréa, vou querer saber tudinho! :)
Beijo e obrigada pelo carinho.

Mariana, esse foi o meu terceiro, sendo o segundo doce.
Beijoca!

Elaine, eu compro damasco seco e fico beliscando sem parar. :)
Beijo!

Clarice, combinaram super bem, querida.
Um beijo!

Rita, são elegantes, mesmo, você tem razão! Acho que é típíco da comida francesa, né?
Os gelados nunca provei, preciso tentar!

Agdá, eu tenho uma estante enorme, e lá não cabe mais nenhum... :S

Silvinha, eu é que teria de te pagar, pois você vem aqui e me deixa uns comentários tão queridos e me incentiva a melhorar sempre, querida!
Beijo grande!

Fabrícia, e é bem leve, viu?

Eli, obrigada!
xx

Laurinha, e aquela geléia sua? Quero a receita. ;)
Beijos!

Axly, suflês são assim mesmo, né? :)
Beijo!

Marcia, you are far too kind, sweetie! :)
Beijoca!

Laila, obrigada!
xx

Dadi, um saquinho de damascos perto de mim não dura nada. :)
Um beijo, querida!

Leila, eu também sou novata em suflês. E você pode comer, né, amiga?
Beijo!

Mari, você pode fazer em xícaras ou canecas, desde que possam ir ao forno - fica lindo!
Beijo!

Laura_Diz disse...

Deve ser manjar dos deuses, este um dia eu tento :)
bjs Laura

Letrícia disse...

Nossa, que aparência apetitosa. Um dia serei valente e farei suflês, também (por enquanto, eu apanho tanto das claras em neve que não tenho coragem).

Beijos!

Camila Rossi disse...

Amo souflê, amo damasco, e amei seu blog!!! :)