domingo, abril 29, 2007

Bolo de crepes de chocolate

English version

Darkest Chocolate Crepe Cake

Quero começar agradecendo a querida Brilynn, uma Daring Baker como eu, por ter escolhido a receita do desafio de abril – foi mesmo um desafio e uma das receitas mais interessantes que já fiz. O João ficou me dizendo como o bolo estava bonito – e ele não é chegado a doces.
Acho que eu nunca teria escolhido esta receita em outro contexto e estou tão feliz por tê-la preparado.

O bolo não só ficou visualmente bacana como também delicioso – tenho que confessar que comi 2 crepes que sobraram depois de o recheio ter acabado. Se os crepes estavam gostosos sozinhos, o que dizer deles combinados a um recheio feito de creme de leite batido em chantilly misturado a Nutella, uma cobertura de ganache e avelãs mergulhadas em caramelo? Delícia.

Fiquei bem cansada depois de 2 horas em pé preparando os crepes, mas o esforço foi compensado lindamente. ;)

Se você gostou do meu bolo, dê uma olhadinha nos outros bolos preparados pelas adoráveis Daring Bakers – os links estão aí na barra ao lado.

Bolo de crepes de chocolate
receita de Martha Stewart

* xícara medidora de 240ml

Massa dos crepes:
170g (¾ xícara) de manteiga sem sal gelada, picada
225g de chocolate meio-amargo bem picadinho – usei o Callebaut amargo produzido no Brasil, que tem mínimo de 51% de cacau
210g (1 ½ xícaras) de farinha de trigo
67g (1/3 xícara) de açúcar
½ colher (chá) de sal
600ml (2 ½ xícaras) de leite integral em temperatura ambiente
6 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Ferva 60ml (¼ xícara) de água em uma panelinha em fogo médio-alto. Adicione a manteiga, 1 pedaço por vez, mexendo bem com um fuê a cada adição. Retire do fogo e junte o chocolate. Mexa até dissolve-lo completamente. Reserve.
Misture a farinha, o açúcar e o sal numa tigela média. Em outra tigela média, misture bem o leite, os ovos e a baunilha. Junte esta mistura à mistura de farinha aos poucos, mexendo até que fique uma mistura lisa. Adicione o creme de chocolate e mexa até obter uma mistura homogênea. Passe por uma peneira e descarte quaisquer carocinhos. Coloque a massa numa tigela bem fechada (tipo Tupperware) e refrigere por 2 horas ou de um dia para o outro.
Aqueça uma crepeira/frigideira anti-aderente de 20cm em fogo baixo e pincele com manteiga derretida – aqui fiz uma alteração. Os crepes que saíram destruídos foram feitos com a crepeira untada. A partir do momento que parei de untar não perdi mais nenhum crepe.
Coloque porções de massa na crepeira – usei uma concha com capacidade para 3 colheres (sopa) – e frite-os em fogo baixinho, virando depois de aprox. 30 segundos, ou quando as beiradas já estiverem secas. Frite o outro lado também.
Coloque os crepes prontos em um prato e continue repetindo o procedimento até a massa acabar.
Os crepes podem ser guardados na geladeira, cobertos com filme PVC, por 1 dia – retire-os um pouco antes de começar a montar o bolo.

Rend.: 32 crepes – consegui 28 OK e 3 destruídos (que comi, feliz da vida, direto da crepeira)

Para montar o bolo, coloque um crepe num prato de bolo. Espalhe cerca de 3 colheres (sopa) de recheio e cubra com outro crepe. Continue o procedimento até acabar o recheio e os crepes, terminando com um crepe.
Leve à geladeira por 15 minutos ou até que esteja firme.

Darkest Chocolate Crepe Cake

Espalhe ½ xícara de cobertura no topo do bolo, espalhando para as beiradas. Espalhe o restante da cobertura pelos lados do bolo, cobrindo-o completamente. Leve à geladeira por 20 minutos ou até que o ganache esteja firme.
Coloque as avelãs carameladas sobre o bolo e sirva.

Recheio de avelã:
160ml (2/3 xícara) de creme de leite fresco
6 claras de ovo, grandes
330g (1 2/3 xícaras) de açúcar
395g (1 3/4 xícaras) de manteiga sem sal, em pedacinhos, amolecida
1 colher (chá) de extrato de baunilha
100g (1/3 xícara) de creme de avelãs – usei Nutella
1 pitada de sal

Coloque o creme de leite em uma tigela e bata com a batedeira em velocidade média-alta até que picos leves se formem, aprox. 4 minutos. Transfira para uma tigela, tampe e leve à geladeira por 1 hora.
Usando uma tigela de vidro ou metal (que possa ir ao banho-maria), misture as claras e o açúcar e leve ao banho-maria, mexendo sempre até que a misture chegue à temperatura de 70ºC, 2 a 3 minutos (use um termômetro culinário).
Bata a mistura de claras com a batedeira em velocidade alta até que esfrie um pouco e forme picos firmes (mas não secos), cerca de 5 minutos – a textura vai lembrar muito marshmallow caseiro.
Em velocidade média-baixa, comece a acrescentar a manteiga, vários pedaços de cada vez, batendo bem a cada adição – a mistura vai murchar um pouquinho.
Junte a baunilha, a Nutella e o sal, misturando com uma espátula até obter um creme uniforme. Acrescente o chantilly mexendo levemente. Use em seguida.

Rend.: aprox. 8 xícaras


Cobertura de chocolate:
300ml (1 ¼ xícaras) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de glucose de milho (Karo)
1 pitada de sal
280g de chocolate meio-amargo – usei o mesmo da massa de crepe

Coloque o creme de leite, a glucose e o sal em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo medi-alto até ferver. Retire do fogo e junte o chocolate, virando a panela para cobri-lo. Deixe descansando por 5 minutos. Misture tudo até obter uma mistura homogênea.
Deixe esfriar completamente antes de usar.

Rend.: aprox. 2 xícaras – sobrou ½ xícara


Avelãs carameladas:
9 avelãs, tostadas e sem a pele
200g (1 xícara) de açúcar

Com cuidado, espete cada avelã num palito de churrasco. Reserve.
Junte o açúcar e 1/4 xícara (60ml) de água numa panela de fundo grosso e leve ao fogo médio mexendo ocasionalmente até dissolver o açúcar.
Continue cozinhando, agora sem mexer, até a mistura ficar da cor de caramelo – o meu passou um pouquinho e ficou bem moreninho.
Retire do fogo e deixe esfriar por alguns minutos.
Segurando pelo palito, mergulhe cada avelã no caramelo e coloque sobre a beirada da pia, com uma tábua de madeira por cima para “fazer peso”. Forre o chão com papel manteiga – a idéia aqui é fazer o caramelo pingar para baixo e ao endurecer formar as pontas nas avelãs.
Deixe secar bem, por cerca de 5 minutos (deixei 15). Corte os excessos de caramelo, deixando pontas de caramelo de aproximadamente 10cm.
Remova os palitos cuidadosamente e aplique as avelãs sobre o bolo pronto.

Rend.: 9 unidades.

Darkest Chocolate Crepe Cake

blue_sil

30 comentários:

Valentina disse...

Pat, ficou lindo o teu. Parabéns!!

Elvira disse...

Ai, que tentação de bolo! Lindo, mesmo! :-)

oquefazerprojantar??? disse...

lindo esse bolo!!!
que tentação!!! até deve ser pecado!!!!! (ahahah!)

Beatriz Belliard disse...

Eu estou babando no teclado !! rs Esta lindo demais ! Mutio lindo mesmo, parabens !

Karen disse...

Esse bolo é uma façanha! Eu não conseguiria fazer tantos crepes, faço cinco panquecas e já jogo a toalha!

loris disse...

nossa já é um trabalhão ler a receita, imagine fazer.
meus parabéns por esse bolo lindo.

Márcia disse...

Paty, eu preciiiso deste bolo!!!
Que coisa mais linda, saborosa, divina!!!
Amo bolos que levam chantily ou outros cremes gelados, e com a massa de crepes, então... Affff!!!
Vc se supera nesses doces, viu? Cada dia melhores!

Silvia Arruda disse...

Que delícia!! O bolo ficou lindão!!!

Marcia da Paz disse...

Maravilhoso esse bolo, estou de boca aberta até agora.....que delicia meus parabens bjs

Patricia Scarpin disse...

Obrigada a todas pelas palavras tão gentis!

Karen, foi bem cansativo mesmo. risos

Mar disse...

Que maravillaaaaaaaaaa te ha quedado esa torta que me tiene deslumbrada desde que la vi. Gracias por tu traducción de la receta, ahora pude entender los pasos, graciassssssss!!! y felicitaciones!!!

Renata disse...

Além de lindo, devia estar muito gostoso! salvei a receita...

Anônimo disse...

Minha mãe do ceú...que delícia de bolo.
Até estou com água na boca...hum....
Bjs

Ana disse...

Uau! Patricia, ja estava bonito so de olhar a cobertura shiny de chocolate, mas a foto do bolo cortado ganhou! Nossa, parece demais de delicioso, imagino q deve ser muito macio esses crepes com o recheio cremoso. E chocolate + avelas?? Sou poucas as combinacoes melhores q essa.
Parabens, adorei!!!
Ana

Cristina disse...

Não sei se conseguiria fazer tal coisa, mas está demais!!! Só de imaginar o fofinho dos crepes com o creme de chocolate... Ainda por cima sou uma devota à Nutella!!!!

Anônimo disse...

Oi Patricia,
Tudo bem? Voce teria alguma sugestao para "Dia das maes", algo mais simples que pudesse ser feito pelas crianças (com apoio do professor), mas que durante o processo permitisse a cada um dar o toque pessoal.
Pensei em indicar algo no site da vivencia. Seria interessante tambem os ingredientes serem baratos, para poder ser feito tambem em escolas públicas. Se tiver alguma ideia ou quiser publicar um post especial, me avise, ok? Terei o maior prazer em linkar

bjs

Mary

Eli disse...

Patrícia está LINDO!!! Eu adorei como sempre né?! :)

Cinara disse...

Pat, você acredita que eu já tinha visto esse bolo, e pensei comigo: "Quem será que teria coragem de fazer um bolo trabalhoso desses?" Claro que só podia ser você... ;o) Simplesmente magnífico!! Bjs

Anônimo disse...

Que bolo maravilhoso! E que vontade deu de fazer também! O aniversário do meu pai é essa semana e pensei fazer, mas fiquei morrendo de medo de não dar certo... É lindo e deve ser tão bom quanto parece! :)

Patricia Scarpin disse...

Mar, muchas gracias!

Renata, que bom te ver aqui de novo!

Kini, obrigada pela visita!

Ana, obrigada, querida! Gosto tanto quando vc me visita!
Tb adoro chocolate e avelãs, são perfeitos juntos!

Cristina, obrigada! Os crepes ficaram deliciosos, o recheio achei que podia levar um pouco mais de Nutella.

Mary, vou te responder por email, ok?

Eli, se vc gostou estou feliz. :)

Ci, obrigada!! Sou doida, né, amiga? risos

Witchie, obrigada pela visita! Se vc se planejar com antecedência - pois é um processo demorado - vai conseguir fazer certamente!

Carol Emboava disse...

Está mais que de parabéns! Ficou lindíssimo seu bolo! ;)

miki w. disse...

oh my! isso parece um manjar dos deuses, pat querida!

lindo e delicioso, precisa de mais alguma coisa?

tenho um jantar logo mais e essa sobremesa seria linda, mas será q eu vou ter coragem de fazer rs rs?

beijinhos, miki

Alice Q. Foodie disse...

Wow - yours looks great, and you even got the hazelnuts! I wish I could red it - but I can get the gist of it. :-)

SABORDOLCEZZA disse...

Pat, querida!!! Qto tempo, heim? Antes de mais nada, que bolo lindo... Vc, como sempre arrebentando, né?
Menina, tenho tantas novidades pra te contar... saudades de qdo podíamos tagarelar pelo MSN. Tudo bem com vc? Mande notícias...
Bj e sucesso, viu? Muuuuito sucesso...
P.S. Acho que vc tem uma carreira brilhante te esperando...

Cláudia A. disse...

Patrícia, acho que esse é o bolo mais lindo que eu já vi. Parabéns.

Noelle Aquino disse...

Que bolo mais lindo do mundo, vou tentar fazer!!! =D Ai que meeeeeedo!

emagrecendo disse...

Oi Pat...estou amando seu blog. Parabéns por tudo, tudo, tudo, pelas receitas, pelas fotos...enfim...
Bem, vou fazer esse bolo diferente para o aniversário de minha mãe.
Dá certo mesmo???
Fica saboroso???
Um beijo enorme em seu coração e sucesso!!!

Lara

Patricia Scarpin disse...

Oi, Lara, obrigada pela visita e pelo comentário!
O bolo deu certo comigo, mas não com outras meninas. Talvez você devesse fazer um teste antes, ou optar por um outro bolo para não correr o risco.
Um beijo!

Celine M. Jardim Cunha disse...

Oi Patría,

Lindo e apetitoso este bolo!
Queria saber se esta cobertura fica num ponto que dê para cobrir cupcakes com bico.
Grata

Patricia Scarpin disse...

Oi, Celine, obrigada! Esse ganache não fica tão firme, não.