quarta-feira, abril 11, 2007

Homus

English version

Donna Hay’s Hummus

Sei que é uma receitinha bem básica, mas achei uma forma simples porém deliciosa de participar do Monthly Mingle de abril, hosted pela Meeta.

LogoApril2007

Foi a primeira vez que fiz homus e o resultado foi ótimo - receita da Donna Hay.

Homus
do Modern Classics Book 1

400g de grão de bico em lata, escorrido
3 colheres (sopa) de tahine
3 colheres (sopa) de suco de limão siciliano – usei do verdinho
60ml de água – precisei de mais 1 ½ colheres (sopa)
½ colher (chá) de cominho em pó
1 dente de alho, amassado
sal e pimenta do reino moída
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Em um processador, coloque os grãos-de-bico, o tahine, o suco de limão, a água, o cominho, o alho, o sal e a pimenta e processe até obter uma pasta homogênea – eu usei um liquidificador pois o meu processador é pequenino.
Com o motor ligado, adicione o azeite aos poucos e bata até uniformizar a mistura.

Rend.: aprox. 1 ½ xícaras (xícara de medida brasileira, de 200ml)

16 comentários:

Anônimo disse...

Patrícia, eu tenho verdadeira paixão por homus, acho que vou almoçar num arabinho hoje... ai ai... você tem influenciado sobremaneira minhas escolhas de cardápio ultimamente, viu?
hahaha

beijos

Eli disse...

Patrícia que foto mas linda! Eu também gosto muito de homus.

Lua Limaverde disse...

Essa é uma receita que nunca fiz mas sempre tive planos, tanto que até consegui uma receita pra tahine caseiro:

Pasta de Gergelim Caseiro (Tahine)
1/2 xícara (chá) de sementes de gergelim
1 pitada de sal
água morna
1 colher (chá) de óleo de gergelim

Moa as sementes de gergelim com o óleo em um processador e vá adicionando a água e o sal até que fique macio.


Pra quem acha difícil encontrar é uma opção. O seu está lindo, deu uma vontade... :)

Silvia Arruda disse...

Eu adoro homus e achei sua receita bem prática! Anotei e com ctz vou fazer (acho q na outra encarnação eu era árabe ou mexicana (tudo a ver um com o outro não hehe), adoro a culinária destes países!
Bjo

Cris disse...

Eu gosto muito de homus e vou confessar um segredo, você diz que a receita é básica, mas eu nunca fiz! Tá na hora né... ainda mais com grão de bico em lata... Bjs!

julianaxl disse...

patricia, eu adoro a donna hay. o livro que eu tenho dela e o "Off the Shelf", que tambem e otimo! adoro hummus, vou testar! ;)

Patricia Scarpin disse...

Dadi, e você com os seus bolinhos, amiga? Só me tentando! :)
beijos!

Eliana, eu aprendi a gostar com a Valentina!

Luna, o potinho de tahine que comprei rende bastante, amiga. Mesmo assim, gostei de saber que dá pra fazer em casa, eu nem imaginava!

Silvia, é prática, sim! Acho que vc vai curtir.

Cris, manda ver, querida! risos
beijos!

Ju, eu tb adoro. Sou super fã e amo o "Off the Shelf"!

Valentina disse...

Pat, sempre que passo aqui fico tentada a pegar uma fatia do purê e mergulhar no hummus.Que bom que virastes adepta!!

Cláudia A. disse...

Patrícia, o hommus está apetitosíssimo. Um beijo.

miki w. disse...

pat, amo homus, sou louca por ele. se deixar, como a porção inteira sozinha (muito-muito-muito) mais homus do que pão sírio. rs
beijinhos, querida,
miki

Cinara disse...

Pat, homus é tudo de bom, não é? Eu faço sempre, para comer com quibe assado e coalhada seca... Nham! :o)
Beijos e bom final de semana!

Patricia Scarpin disse...

Tina, a "culpa" é sua, amiga. Você é que me converteu ao homus. ;)

Claudia, e é super prático de fazer! Beijo!

Miki, é difícil se controlar com isso, não? Que alívio saber que não sou a única a ter problemas. :)
Beijos!

Cinara, o João não gosta então fica tudo só pra mim! risos
Beijos e uma ótima semana pra vc.

Unknown disse...

Olá, eu gostaria de fazer a pasta de homus, mas gostaria de saber se dá para fazer sem tahine ?

Patricia Scarpin disse...

Andre, nunca vi receita de homus sem tahine - acho que é um ingrediente fundamental.
Se puder, compre um vidro pequenino, ele dura horrores e rende muito também.

Phennomenah disse...

Ola!!
Amo este blog e sempre me inspiro aqui!
Gostaria de dizer que eu também acho que Homus que é Homus, tem Tahine ate porque, desde criança eu conheço como Homus Tahine.
Obs: eu não gosto do cominho no Homus, parece que rouba muito o sabor. Pode fazer sem né?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Lynn! Tudo bem?
Obrigada pelo comentário!
Olha, eu acho que homus sem cominho não tem graça, mas faça como achar melhor!
Beijo!