quinta-feira, abril 19, 2007

Empadinhas de palmito e limonada com framboesas

English version

Hearts of palm empadinhas

Achei a idéia deste evento super interessante: uma comidinha e uma bebida de piquenique. Lembrei de minha infância, quando meus pais, eu e meu irmão fazíamos piqueniques no Parque da Aclimação, em São Paulo. Como era gostoso aquilo!
Não podiam faltar as brincadeiras nos balanços e os bijus comprados no parque. E é claro, os petiscos deliciosos que minha mãe preparava.

Para participar do evento, resolvi fazer uma receitinha com cara de Brasil: empadinha. Nunca tinha feito empada na vida e usei as seguintes receitas: a da massa é da Super Eliana (a Valentina também já fez e adorou) e o recheio foi adaptado daqui.

Só preciso praticar mais o processo de fechar as danadinhas, pois algumas ameaçaram abrir quando estavam no forno.

Empadinhas de palmito

*xícara medidora de 250ml

Massa:
450g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
120g de manteiga sem sal, gelada e picada
100g de gordura vegetal hidrogenada
1 ovo grande ligeiramente batido
70ml de água filtrada e gelada

Recheio:
4 colheres (sopa) de óleo de soja
2 cebolas médias picada
2 tomates maduros em cubos pequenos
580g (4 xícaras) de palmito picado
60g (½ xícara) de azeitonas verdes picadas
4 colheres (sopa) de maisena
240ml (1 xícara) de leite
sal

Para pincelar:
1 gema – eu estava desatenta e usei o ovo inteiro
1 colher (sopa) de água

Coloque a farinha, o sal, a manteiga e a gordura vegetal no processador e pulse até obter uma farofa úmida. Junte os demais ingredientes e bata novamente até obter uma massa lisa e macia. Embrulhe em filme PVC e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Não tenho processador grande, então fiz assim: coloquei a farinha e o sal na tigela, adicionei a manteiga e a gordura vegetal e com a ponta dos dedos fiz uma farofinha. Depois juntei o ovo e a água e sovei até obter uma massa homogênea.

Faça o recheio: em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola até dourar. Junte os tomates, o palmito, as azeitonas e refogue. À parte, dissolva a maisena no leite e junte ao refogado. Acerte o sal e cozinhe, mexendo sem parar, por mais 5 minutos, ou até o recheio encorpar. Retire do fogo e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pegue pequenas porções de massa e forre o fundo e as laterais de forminhas próprias para empada.

Distribua o recheio dentro das forminhas.
Corte círculos de massa e cubra as empadas, fechando bem.
Em uma tigela pequena, coloque a gema e a água e bata com um garfo. Com essa misturinha, pincele o topo das empadinhas e leve-as ao forno por 30 minutos ou até que dourem – nos últimos 5 minutos aumentei a temperatura do forno para 200ºC.
Retire do forno, espere amornar, desenforme e sirva.

Rend.: aprox. 45 empadinhas de 5cm cada

Limonada com framboesas

1 limão grande
200ml de água
1 ½ colheres (sopa) de framboesas congeladas
açúcar
gelo

Esprema o limão, junte a água e adoce a gosto. Coloque num copo e adicione as framboesas ainda congeladas e o gelo.
Sirva a seguir.
Rend.: 1 copo

18 comentários:

Anabela martins disse...

Ola

Que receitas maravilhosas que vc acabou de postar, parabens, vc é uma pessoa super prendada, tou fascinada.abraço

anabela martins

Anônimo disse...

Minha, nossa! Quantas sobraram dessas 45? Estou na fila para receber doações!

Cláudia A. disse...

Menina, que delícia de empadinha! Com a refrescância da limonada incrementada então... Parabéns.

Beatriz Belliard disse...

ai, me deu ate vontade de comer uma empadinha, e nao foi pouca vontade nao, foi muuuuuita !

Akemi disse...

Patricia-do-céu, como eu amo empadinhas! De palmito então, nem se fale! Este suquinho para acompanhar foi o arremate perfeito!

Marcia da Paz disse...

Oi Paty, que gostosa tb nunca fiz, meu marido que já fez, já fiz empadão com essa massa, q vc usou, vou usar essa receita pro lanche de sabado ou domingo né !!! bjs

Eli disse...

Patrícia que coisa mas linda elas ficaram!! Olha primeiro quero dizer que pra mim é uma grande honra ter uma receita minha aqui, obrigada! E agora vamos falar sobre fechar a empadas, pelo passo a passo que vi nas suas fotos, você tem que deixar uma sobra maior de massa pra fora das forminhas, ai coloca a capa e retira o excesso dessa maneira a capa gruda na massa da forminha e não abre. Espero ter ajudado.

Silvia Arruda disse...

Meu deus do céu Pat... vc quer me matar do coração com estas empadinhas!! Eu simplesmente amooo empadinhas, ainda mais de palmito!! E essa limonada!! Meu deus, não preciso de mais nada!! Manda uma empadinha pra mim por e-mail :D

Barbara disse...

Amei suas empadinhas só de olhar! Um beijo (www.trivialfenomenal.zip.net)

Patricia Scarpin disse...

Anabela, obrigda pela visita!

Dadi, express delivery for you, sweetie. ;)

Claudia, obrigada! A limonada ficou boa mesmo e foi inventada de última hora, pois o evento pedia uma bebida tb e eu tinha esquecido.

Bia, obrigada, querida!!

Akemi, o suquinho foi no susto, amiga!

Marcinha, espero que todos gostem aí na sua casa! Bjs

Eli, a honra é minha, amiga - suas receitas sempre são tão boas! Obrigada pela dica, gostei e vou fazer assim na próxima vez! Ajudou, sim, e muito!

Si, de palmito são as melhores! Já estou mandando, amiga. ;)

Bárbara, obrigada pela visita!

Lua Limaverde disse...

Ave, ave... empadas são minha perdição, Pat, desde criança! (suspiro) Não posso nem sonhar com essas empadas, estou tentando perder uns quilinhos porque as minhas roupas não cabem mais, hehehe. Beijos, querida! :)

Manu disse...

Patrícia!!!
Acabei de chegar da faculdade, famiiiiiiiiiiinta e dou de cara com esses bebês!!!
Nem preciso dizer que morri de vontade, né? Fala sério...
Estão liiiindas!!! Amo empada de palmito, é uma das minhas favoritas (junto com a carioca, que leva carne moida, azeitonas e ovinho picado).
Bjo!

Karen disse...

Séculos que não como empadinha (coxinha, esfiha...), mas sempre gostei!

Pelo visto as suas incursões culinárias também tem rendido queimaduras! rs

Você deveria se cadastrar no Cozinhas do mundo, ultimamente vejo os posts recentes dos blogs por lá e perco as suas atualizações...

Beijos,

Cinara disse...

Pat, você leu meus pensamentos!! Estou com framboesas congeladas no freezer e não queria fazer bolos nem muffins. Esta limonada é a dica perfeita, obrigada! Suas empadas estão lindas, mas não são meus salgadinhos favoritos... Posso comer só o recheio? ;o) Bjs e bom domingo, amiga!

Patricia Scarpin disse...

Luna, nem me fale em quilinhos a mais, amiga... ;)
Beijocas!

Manú, eu não conhecia esse outro recheio de que você falou!
Beijo!

Karen, você viu? Um horror! risos
E tinha uma outra em cima de um dos dedos que a foto não capturou.
Eu já me cadastrei por lá mas depois não fucei pra ver os features. Vou fazer isso, obrigada pelo toque!
Beijo!

Ci, eu fiz num susto e adorei o resultado. O João tb não é muito fã, ele prefere coxinha e kibe. ;)
Pegue o que quiser, amiga!
Beijos!

Márcia disse...

Pat, uma dica para fechar bem as empadinhas é não cortar as beiradinhas de massa qdo colocar a base do recheio, mas sim fazê-las sobrando um pocuo de massa para fora.
Aí, qdo vc colocar a tampinha ficará mais fácil de cortar e vedar bem.
Beijos.

Ana disse...

Ai que delicia Patricia, eu tbem adoro empadinhas e AMO palmito!!!
Fiquei com agua na boca, estao lindinhas, que delicia!!!
Ana

Val disse...

menina q receita boa adorei e anotada,da uma passada no meu,vou adora ok bjsss