quinta-feira, abril 26, 2007

Bolo de polenta e limão

English version

Lime polenta cake

A Barbara é uma das minhas foodies favoritas. Ela é uma cozinheira de mão cheia e tem uma grande vitória pessoal – está se recuperando super bem de uma luta contra o câncer, da qual saiu vencedora. Isso sem contar que ela é a mente por trás do “Hay, Hay, it’s Donna Day” – e se você ainda achar que não é o bastante (ficou louco??), ela está promovendo “A Taste of Yellow”, um evento ligado à Lance Armstrong Foundation como parte do LiveStrong Day.

supportinglaf_2c

Tudo o que você precisa fazer para participar é preparar uma receita com algum tipo de comida amarela. Mais fácil, impossível.

Eu não perderia esse evento de jeito nenhum – perdi minha mãe para o câncer (e também minha avó materna e uma de minhas tias) e sei que todos devemos estar alerta para essa doença terrível.

Por favor, junte-se a mim, Barbara e outros foodies – vamos passar a informação adiante!

Bolo de polenta e limão
adaptada daqui

* xícara medidora de 240ml

250g de manteiga
200g (1 xícara) de açúcar
raspas de 4 limões
1 colher (chá) de baunilha
3 ovos
2 colheres (sopa) de suco de limão
210g (1 ¼ xícaras) de farinha de amêndoas
182g (1 xícara) de polenta (milharina/polentina – cuidado pois uma delas vem com sal)
35g (¼xícara) de farinha de trigo com fermento
1 pitadinha de sal

Calda cítrica:
300g (1 ½ xícaras) de açúcar
80ml (1/3 xícara) de suco de limão, limão siciliano, laranja ou tangerina – usei de laranja
80ml (1/3 xícara) de água
3 tiras de casca de qualquer fruta cítrica

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda de 22cm funda com óleo e forre o fundo e as laterais com papel manteiga – usei uma de 25cm mais rasa e forrei apenas o fundo com papel.
Usando a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Adicione as raspas de limão e a baunilha, batendo até combinar tudo.
Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adição. A massa vai parecer talhada. Junte o suco de limão, a amêndoa, a polenta, a farinha e o sal. Mexa até obter uma massa lisa.
Coloque a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 40 minutos – fala o teste do palito.
Retire o bolo do forno e espere 10 minutos antes de desenformar.

Prepare a calda: junte todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo baixo, sem ferver, mexendo até dissolver bem o açúcar. Aumente o fogo e deixe ferver. Abaixe o fogo e deixe apurar por 12-15 minutos ou até que engrosse levemente.
Retire as casquinhas de fruta e derrame a calda quente sobre o bolo quente*.

Sirva morno com sorvete ou creme de leite batido em chantilly.

O bolo pode ser guardado por até 3 dias em um recipiente bem fechado e pode ser aquecido no microondas.

*Fotografei o bolo depois de frio – a calda havia endurecido e se transformado nesta casquinha açucarada deliciosa.

Lime polenta cake

11 comentários:

julianaxl disse...

patricia, de novo, que delicia! peguei seu e-mail. respondo amanha, com calma. :P

Valentina disse...

Pat, que delicia este bolo. Olha esta crosta maravilhosa.

Cris disse...

Hum....... babei agora... legal o evento, vou ler com mais calma, ultimamente nem visitar blogs tenho conseguido direito... Bjs!

Akemi disse...

Sinto muito pelas suas perdas, amiga. Que doença terrível é o câncer!
Amei este bolo, Patricia! Mais ainda pela bela causa da Bárbara!
A polentina pode ser substituída por corn meal?
Beijos e bom final de semana!

Eli disse...

Humm bolinho com cafézinho e esse friozinho, PERFEITO! Adorei a receita Patrícia e causa é muito nobre pois perdi minha avó que foi minha mãe pro câncer. Não gosto nem de lembrar. :(

Anônimo disse...

Patricia, dou uma olhada geral em blogs de comida todos os dias, e sempre acabo ADORANDO tuas receitas, esse bolo é outro exemplo. Preciso faze-lo!! :)

Mas como não entendo lá muito de cozinha fiquei na duvida com essa farinha de amendoas, nunca vi pra vender! Me salva, quero aproveitar o feriado prolongado pra testar esse bolinho.

beijoca

Silvia Arruda disse...

Hummmm este bolo ficou lindo, Pat. Essa casquinha em cima dele deve ser tudo de bom!!!
Bjo, querida!

Cinara disse...

Pat, acabei de votar no seu mousse de maracujá em mini copos de chocolate lá no Tartellete! Quase perco o prazo, amiga! Aliás, só achei o post sobre a votação porque estava passeando por lá... Ficarei mais atenta agora. ;o) Beijão e ótima semana para você!

Beatriz Belliard disse...

bela inciaitiva da Barbara ! Adorei esta receita , a combinaçao de fuba e limao deve dar um gostinho especial, vai para a lsita imediatmanete ! bjs

Patricia Scarpin disse...

Ju, take your time! ;)

Tina, ficou bem gostoso, amiga.

Cris, o deadline é 7/maio, ainda dá tempo de participar!
Beijos!

Clarice, a vida tem dessas coisas, não? Eu creio que sim, amiga, pois pelo que li o cornmeal é meio grossinho, em comparação ao nosso fubá.
Beijos e ótima semana para vc!

Eli, temos que nos cuidar e tentar vencer essa doença maldita.
Sabe que estou adorando o friozinho? :)

Andrea, fiquei feliz da vida com o teu comentário, obrigada, de coração!
Comprei a farinha já pronta na Barra Doce, em Moema, (www.barradoce.com.br), mas acho que no Mercadão deve ter. Vc pode moer as amêndoas em casa tb - talvez não fique tão fininho o pó, mas já fiz isso em outras receitas antes de descobrir que eles vendiam a farinha na Barra Doce.
Espero que vc goste da receita!
Bjs!

Si, coisas azedinhas são comigo mesma, amiga.
Beijocas!

Ci, obrigada querida! Eu acabei me enrolando com o bolo de crepe e não fiz um post sobre o round up. Obrigada mesmo, e uma ótima semana pra ti também, beijão!

Bia, eu sou doida por limão. :)
Beijo!

O que Cintila em Mim disse...

Nossa, que delícia! Só não faço agora, porque são quase meia noite, mas amanhã essa belezura não me escapa.

Adoro bolos assim. Lembra vovózinha.

obrigada querida quituteira.