segunda-feira, abril 09, 2007

Quiche de palmito

English version

Hearts of palm quiche

Vou participar do Weekend Herb Blogging pela primeira vez e, como adoro receitas com palmito, minha escolha foi esta quiche.
Confesso que ficou tão gostosa que à noite comi um pedaço totalmente frio e ainda assim estava boa.

Tirei a receita deste livro mas como a massa pedia gordura vegetal hidrogenada resolvi usar outra base, esta receita deliciosa da Valentina, que é do Gordon Ramsay. Ou seja, não teria erro mesmo: receita dele feita pela Tina é até covardia. Golpe baixo nas outras receitas. ;)

Como minha forma era menor do que a pedida, adaptei ligeiramente as quantidades. Mas da próxima vez faço mais recheio para ficar só uma pontinha de massa aparecendo.

Quiche de palmito

Massa:
250g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal grosso
125g de manteiga gelada cortada em cubinhos
1 ovo batido
1 colher (sopa) de azeite de oliva para pincelar a forma
1 gema para pincelar

Recheio:
200g (1 1/3 xícaras) de palmito picado
½ cebola pequena picadinha
2 colheres (sopa) de manteiga
½ colher (chá) de sal
20g (¼ xícara) de salsinha picadinha
100ml (½ xícara) de creme de leite
4 ovos

Faça a base da quiche: ponha a farinha de trigo, sal e manteiga numa vasilha e misture com as pontas dos dedos para fazer uma farofa. Acrescente o ovo batido e 1 colher (sopa) de água gelada e misture mais um pouco antes de retirar da vasilha e sovar levemente. Envolva com plástico PVC e leve à geladeira por 20 min.
Pré-aqueça o forno a 190ºC. Pincele uma forma de quiche de fundo removível* de 24cm com o azeite e tempere – jogue sal e pimenta-do-reino moída na hora por cima do azeite.
Quando os 20 minutos se passarem retire a massa da geladeira e abra-a numa superfície levemente enfarinhada. Lembre-se de que você tem que abri-la maior do que a forma. Forre a forma com ela, cubra com um disco de papel manteiga ou papel alumínio e recheie com feijões – isto é chamado de blind baking.
Leve ao forno por 20 minutos para assar. Retire do forno, remova os feijões e o papel e pincele com um pouco de gema. Leve ao forno por mais 5 minutos. Retire, pincele com mais um pouco de gema e leve de volta ao forno por 10-15 minutos até que fique dourada.
Ficará com uma cor ótima e bem selada. Não vazará nada pelo fundo.
Retire a massa do forno e mantenha-o na temperatura de 190ºC.

Para o recheio: em uma frigideira grande, aqueça a manteiga até derreter. Junte a cebola e doure. Acrescente o palmito e o sal e refogue ligeiramente. Desligue o fogo e junte a salsinha.
Em uma tigela, bata os ovos e adicione o creme de leite. Misture bem. Adicione esta mistura ao refogado de palmito e mexa.
Recheie a massa da quiche com esta mistura e leve ao forno (200ºC) até firmar (10 minutos, aproximadamente).

Desenforme e sirva.

* usei uma forma de fundo fixo de teflon e consegui desenformar a quiche sem problemas.

Rend.: 10 porções

9 comentários:

Eli disse...

Humm, que delícia! Palmito é mesmo uma maravilha. A receitinha está anotada, isso porque fiz uma receita sua essa semana que passou, é bem assim, faz uma entra outra na lista. :)

Cris disse...

Hum, delícia!!! Gosto muito de palmito, eu amo estes eventos, outro dia a Ellie também fez um de nostalgia e participei. Bjs!

Lua Limaverde disse...

Ué, eu jurava que já tinha comentado! 8)
A receita parece ótima, eu também nunca uso gordura hidrogenada! Acho que tenho uma forminha igual à sua... :)

Silvia Arruda disse...

Pat, mais uma coisa que temos em comum: a adoração por palmito!!
A quiche ficou linda e deve ter ficado deliciosa também!! Receita anotada! :D

Anônimo disse...

Patrícia, que covardia... é bem o que estou com vontade de almoçar hoje!

Akemi disse...

E agora só tem um vidro de palmito e vim do Doce Casinha onde vi uma pasta deliciosa com molho de palmito. Agora esta quiche está de matar também! Vou ter que comprar mais um vidro! ;-)

Marcia da Paz disse...

Esta linda a quinche, meu marido é loko por palmito, um dia desse ele comprou, inventou varios pratos lembrei de vc q adora palmito bjs

Anônimo disse...

Oi Patricia...

Estava meio sumida,mas parece que voltei em um bom dia. PALMITO! Eu amo palmito tb! Fiquei com uma duvida (sou meia lerda mesmo...rs)esta qtd de massa de quiche que vc preparou vc acha que ele comporta 400g de palmito? É isso? Devemso dobrar o recheio?

Bjs
Marina T.

Patricia Scarpin disse...

Eli, que bom que gostou. Estou curiosa pra saber o que vc andou fazendo!

Cris, sabe que eu quis participar daquele da Ellie mas não me vinha nada à memória além do arroz doce e do bolo de cenoura que eu já havia postado.

Luna, então faça bom uso desta forma, amiga. ;)
Brincadeira, vc já fez uma quiche em que estou de olho há tempos.

Silvia, espero que vc goste, amiga!

Dadi, tenho que confessar que comi quase metade sozinha. Que vergonha.

Clarice, querida, que problema esse, não? Agora você sabe como me sinto quando quero escolher 1 receita de bolo no teu blog. ;)

Marcinha, adoro mesmo!

Marina, na verdade eu tive que mudar as quantidades pois a minha forma era menor do que a pedida. Se vc usar uma forma de tamanho correto, as quantidades dadas darão certo.

Beijos, meninas!