segunda-feira, abril 16, 2007

Hay, Hay, it's Donna Day: Mousse de maracujá em mini copinhos de chocolate

English version

Passion fruit mousse in tiny chocolate cups

Quando a Helene anunciou o tema para este HHDH fiquei bem apreensiva – mesmo bagunçando na cozinha desde quando mal alcançava o fogão, nunca fui muito de mousses... Até hoje fiz pouquíssimas receitas. Pânico!

Em alguns momentos eu queria fazer 100 receitas diferentes e 10 segundos depois não queria mais nenhuma delas. Foi quando lembrei de copinhos de chocolate recheados de ganache que vi em algumas festas e também em sites. Pensei: vou encher os copinhos com mousse!

Na teoria tudo parecia fantástico, mas no mundo real as coisas não funcionaram como eu esperava. Os copinhos de mousse não ficaram bonitos como os que eu tinha em mente e, câmera em punho, não conseguia achar uma maneira interessante de fotografá-los.

Como perdi o HHDH hosted pela Peabody e não quero perder mais nenhum, aí está a minha receitinha.

Uma coisa devo dizer em minha defesa: o leite condensado suaviza perfeitamente o azedinho do maracujá – você não vai ficar com a cara dela quando provar a mousse.

Mousse de maracujá em mini copinhos de chocolate

Copinhos:
200g de chocolate – usei branco e amargo, 100g de cada
25 forminhas de docinho

Mousse:
90g de leite condensado
65g de creme de leite sem soro – use o de caixinha e poupe-se desta preocupação
65ml de suco de maracujá concentrado

Para decorar:
polpa de meio maracujá grande – acho que raspinhas de chocolate ficaram bacanas também

Faça a mousse: misture todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Ou então misture-os numa tigela e bata com um fuê – o segredo aqui é incorporar ar à mistura e torná-la leve.
Cubra e leve à geladeira por 2-3 horas.

Faça os copinhos: derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Tempere-o corretamente – clique aqui e veja como.
Com uma colher pequenina, derrame porções de chocolate dentro de cada forminha de papel, espalhando bem. Deixe um pedacinho de borda sem chocolate, assim você poderá desenformar mais facilmente os copinhos rasgando o papel sem danificar o chocolate.
Coloque as forminhas num prato e leve à geladeira até o chocolate firmar – cerca de 10 minutos.
Com cuidado, vá rasgando as forminhas de papel e retirando os copinhos de chocolate. Reserve.

Retire a mousse da geladeira e, com a ajuda de uma colherzinha, despeje pequenas porções de mousse dentro de cada copinho de chocolate. Cubra com as sementinhas de maracujá e sirva.

Os copinhos de chocolate podem ser feitos com antecedência e guardados num lugar fresco e seco – nunca na geladeira.

Rend.: aprox. 25 unidades – consegui 12 brancos e 13 amargos.

Passion fruit mousse in tiny chocolate cups

32 comentários:

Valentina disse...

Pat, já te disse que sou fã destes copinhos que fizestes,ne?! A tua idéia de recheá-los com mousse é divina.Daria tudo para comer und dos. Só de olhar para estas belizinhas ja fico feliz.

Lua Limaverde disse...

Eu não entendi porque você achou que os copinhos não ficaram bonitos, eles estão lindos! E devem estar deliciosos também! Acho que combinaria também com um musse de nozes... huummm...
Ai, esses pensamentos pecaminosos, hehehe. Beijos! :)

Anônimo disse...

Oi Pat! nossa amei essa sobremesa! vou testar com certeza! sabe o queria perguntar, pq vc tirou os links dos livros q vc consulta? tem como colocar de novo?
beijos
Carol( a menina das letras tb...rsrs)

Cris disse...

Acho que o charme da receita está nos copinhos. Lindinhos. E maracujá... hum eu amo! Bjs!

Akemi disse...

Que idéia genial, Patricia! Também adoraria provar um desses copinhos!

Eli disse...

Que delícia Patrícia! Eu uso esses copinhos pra servir licor depois das refeições.

Anônimo disse...

Arrasou, Patrícia!!!
Agora me explica... em que planeta você vive para achar feios esses delicados copinhos, hein?

;***

Elvira disse...

Estou estupefacta com estas maravilhas! São liiiindas! :-)

Cláudia A. disse...

Os copinhos recheados estão tão lindos que parecem objetos de decoração. O melhor é que eles podem ser degustados!!! Parabéns pela trabalho. Um beijo.

Marcia da Paz disse...

Nossa amiga que fantasitico, adorei os copinhos, são muito lindos e acredito que bem deliciosos tb bjs

Patricia Scarpin disse...

Amiga, fiquei mais segura pra postá-los depois que vc me deu sua opinião (algo que respeito muito). Eu achei que o chocolate branco combinou mais que o amargo (chocolate branco é particularmente bom com coisas mais cítricas).

Luna, nem me fale em pensamentos pecaminosos. Ainda não perdoei vc por aquele bolo com Ovomaltine. ;)

Carol, que bom vc ter aparecido aqui, obrigada!
Tirei pois achei que a página estava muito busy. Acho que vou fazer um link separado como fiz para o índice das receitas.

Cris, tb amo maracujá, querida. :)
bjs

Akemi, obrigada, amiga!

Eli, são ótimos, não? Vc faz em casa ou compra prontos?

Dadi, vc é querida mesmo. xoxo

Elvira, obrigada! Fico até sem jeito!

Claudia, obrigada. Fico feliz com os comentários.
beijos

Marcinha, obrigada - ainda bem que no dia em que inventei isso o clima estava mais fresco.
beijos

Eli disse...

Eu faço os copinhos em casa. Eu faço nas forminhas de brigadeiro em forminhas próprias também ai fica um copinho todo lisinho por fora. :)

Cinara disse...

Pat, você e suas mini-sobremesas delicadas, lindas e deliciosas! Está tudo lindo como sempre, profissional... Quanto você cobra o cento, amiga? :oD Beijão!

Beatriz Belliard disse...

Patricia estao tao lindos como tudo o que vc faz !

Carol Emboava disse...

Que delicados os docinhos, lindíssimos!

Patricia Scarpin disse...

Eli, que lindos devem ficar lisinhos, também!

Ci, obrigada, sweetie! Pra você eu mando de presente, tá? ;)
Beijos!

Bia, obrigada!

Carol, obrigada!

Anônimo disse...

Lindos! E devem estar uma delícia também! Acho que vou ter de fazer! :)
Parabéns pelo blog, adoro! Visito todos os dias e já experimentei umas receitas suas :)

Márcia disse...

Paty, aqui em recife esses copinhos são usados como a Eliana falou, para licor. Mas ameeei a idéia do mousse. Ficou super delicado, ficaria lindo numa mesa de festa, como casamento, por exemplo.
Beijos e parabéns!

Clau disse...

assim que entrei na sua página amei tudo... e achei a idéia dos copinhos maravilhosa!!!Parabéns!

Sabor & Cia disse...

oi não entendir, você disse que era para por na geladeira por 10 minutos, mais logo abaixo você diz para não colocar na geladeira???, estou em duvida....

Patricia Scarpin disse...

Elizabete, depois de o chocolate endurecer você não deve voltá-lo à geladeira.

disse...

olha esta procurando uma boa receita de mousse , nao sabia que existe tanta criatividade, vc esta de parabéns , sao pequenas idéias assim que tornam uma ocasião especial. Continue sempre acreditando e provando da sua criatividade

Anônimo disse...

eu faço os copinhos colocando o chocolate derretido em banho-maria dentro de copinhos descartaveis;a seguir encha uma bacia com água e coloque gelo,e vá colocando aí cada copinho com o chocolate;espere gelar bem e corte delicadamente a borda do copinho,acabando de rasgar com a mão.retire o copinho de chocolate ,pronto para ser recheado .Com musse fica uma delicia ou com jujuba, nescalbal e outras guloseimas ,em aniversario de criança..Para colocar o chocolate no copinho ,use um pincel.

Anônimo disse...

OI tem uma fulana que adora fazer cortesia com chapéu dos outros no orkut...se vc tiver dá uma olhada nesse tópico que tem uma foto do seu blog lá...

Anônimo disse...

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=33726689&tid=2554787504209569661&na=3&nst=101&nid=33726689-2554787504209569661-5249862440003478031

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, obrigada por me avisar (não tenho Orkut, por isso não consegui ver o link). Isso tem acontecido muito, as pessoas usam as minhas fotos e não dão os devidos créditos. Muito chato isso.

Stella disse...

Oi, amo o seu blog! Toda hora venho aqui pra procurar uma receitinha ...
Fui acessar o link que vc colocou para temperagem mas ele não existe ... tem algum outro que vc possa recomendar?
Obrigada

Patricia Scarpin disse...

Stella, que pena o link não funcionar. Vc provavelmente vai encontrar alguma coisa procurando no Google.

Marina Cortez disse...

Olá, Patrícia
Achei o seu site faz pouco tempo, mas tenho acompanhado com bastante freqüência os seus posts. Suas receitas parecem maravilhosas e as fotos são lindas, parabéns!
Tive uma dúvida lendo essa receita de mousse de maracujá: eu trabalho em uma confeitaria francesa e lá nós fazemos o mousse de maracujá (qualquer fruta, na verdade) com merengue italiano, que é uma chatice de fazer pq tem que esquentar o açúcar e água até 121ºC numa panela de cobre e depois adicionar às claras em neve. Agora estou de férias e gostaria de fazer uma torta com mousse de maracujá em casa, mas não tenho como pq não tenho termômetro para o açúcar, a panela etc. Então a minha pergunta é se vc já fez o mousse com o merengue italiano, e se sim se notou uma diferença muito grande no sabor em comparação à receita que vc passou aqui. Obrigada pela ajuda!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Marina, tudo bem?
Esta receita do post não é bem uma mousse, é mais um creminho mesmo. Não conheço a técnica de fazer mousse usando merengue italiano, desculpe, não vou poder te ajudar...

Anônimo disse...

Nossa, parabéns ! adorei essa idéia.. hj mesmo vou fazer esse mousse nos copinhos :D ..

Tea with Erika disse...

Que delicados esses copinhos! Ficaram muito fofos! Eu sempre faço mousse assim - tanto de limão quanto de maracujá. Super prática e rápida. Bjs