segunda-feira, janeiro 22, 2007

Miolo de contrafilé com batata dourada, alecrim e tomate

English version

Striploin with golden new potatoes, rosemary and tomatoes

O João comprou para mim esta edição especial da revista Veja e logo de cara tentei fazer uns croquetes de palmito da Morena Leite. Não deu certo, creio que a quantidade de farinha não estivesse correta. Qualquer hora vou tentar fazê-los novamente.

Folheando a revista outro dia, deparei com esta carne e decidi experimentar – tinha acabado de voltar de uma visita à minha avó, de onde eu havia trazido um mundo de alecrim fresquinho da horta dela. Foi a coincidência perfeita.

Fiz ¼ da receita: adianto que o rendimento é bom e o João comeu metade da carne – a outra metade fiz em tirinhas aceboladas para ele beliscar com pão à noite.

Ao fatiar a carne, notei que o meio estava mal-passado demais pro gosto do João. Grelhei os filés por mais 1 minutinho.

Miolo de contrafilé com batata dourada, alecrim e tomate

800g de batata bolinha limpa, com a casca
50g de alecrim fresco
8 colheres (sopa) de azeite de oliva
200g de tomate-cereja
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1,6kg de miolo de contrafilé
4 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
sal e pimenta do reino

Cozinhe as batatas em água e sal. Escorra e reserve.
Desfolhe o alecrim e frite-o no azeite até ficar crocante. Coe e reserve o alecrim e também o azeite.
Em uma frigideira quente, refogue os tomates com 2 colheres (sopa) do azeite reservado, tempere com sal e pimenta e deixe dourar. Tempere com o vinagre e reserve.
Coloque as batatas em uma travessa, tempere com sal e pimenta e leve ao forno (220ºC) até dourar. Reserve até o momento de servir.
Corte a carne em 4 porções de 400g cada. Tempere-as com sal e pimenta. Aqueça uma grelha – usei esta frigideira - e grelhe a carne com o azeite, deixando 1 colher (sopa) reservada. Grelhe bem dos dois lados.
Misture as batatas, os tomates e o alecrim numa panelinha, regue com azeite que sobrou, corrija sal e pimenta se necessário e aqueça.
Sirva a carne com este acompanhamento e a mostarda.

Rend.: 4 porções

19 comentários:

Eli disse...

Patrícia que prato mais apetitoso! Menina isso vai fazer sucesso aqui no reino dos querubins. hahahaha Depois te conto tudo, como ficou e a reação dos querubins enloquecidos. hehehe

Fer Guimaraes Rosa disse...

Hm, que carnita boa, otima, super!! :-)

Patricia, uma amiga me passou essa receita do bolinho de palmito [com molho de limao?]. ela tem feito sucesso com ele aqui. Eu fiquei animada a fazer, mas qdo li que nao deu muito certo pra voce, brequei!

beijao!

Márcia disse...

Muita-água-na-boca.com.br!!!!

Anônimo disse...

Não gosto muito de carne,mas esta sua receita esta bem apetitosa!
Ah,obrigada pela dica do chocolante; eu sei onde fica chocolandia.,m nmas nunca vi este chocolate por lah...vou procurar melhor!
Marina T.

miki w. disse...

pat, tô com fome, eu comeria 'com a maior boca' como dizia uma amiga de infância! sortudo esse joão - rs!
beijinhos, amiga!
miki

Itza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Itza disse...

Patricia que delicia que ficou a receita! Aqui em casa seria aplaudida de pe´, carne e batatas o que eles mais amam. Vou ter em conta pro almoço de um desses dias da semana! Beijocas.

Valentina disse...

Pat, que receita saborosa.Adoro batatas.. e o alecrim...balsâmico.mostarda de Dijon..que alquemia maravilhosa. Vou anotar e acho que na semana que vem vai ser o nosso almoço da semana.value amiga.
Gosto muito da dica de grelhar a carne.bjs

Unknown disse...

Olá, vc não me conhece, mas eu sou fã do seu blog. Aliás foi através do seu que conhci o mundo dos blogs, cliquei em Pecados da Gula,através de sua indicação, e dalí fiquei horas de blog em blog descobrindo um mundo novo. Me animei e no mesmo dia criei o meu, estou apanhando um pouco(muiiito) mas vai indo, estou te convidando para me visitar e deixar sua opinião. Sou uma consumidora compulsiva de gastronomia e faço desta paixão o meu trabalho, por isso que dá tão certo é feito com muito amor. Obrigada nova amiga e seja bem vinda como eu fui no seu.
Abraços e felicidades

Karen disse...

Que gostoso! Faz tempo que não como carne vermelha, às vezes dá saudade!

Regina disse...

Pat, que prato mais gostoso! Batatas, alecrim, tomates e uma carninha! Hummmm..., não sei como vc consegue não comer seus pratos com carne, são sempre tão apetitosos!!

Silvia Arruda disse...

Patricia, estou com a Valentina: adoro batata, alecrim, mostarda de Dijon, balsâmico... hummmm
Carne que eu não sou mto chegada. Posso fazer este prato. Meu marido fica com a carne e eu com as batatas hehehe
:=**

Patricia Scarpin disse...

Eli, eu comi as batatinhas e os tomates e estavam deliciosos!

Fezoca, é esse mesmo! O problema, na minha opinião, está nas benditas medidas em xícaras... Detesto! Pq sempre procuro transformar em gramas/mls.
Vou tentar fazer de novo e daí posto aqui.

Marcinha, obrigada!

Marina, lá na Chocolândia vc vai encontrar o Callebaut feito aqui no Brasil. Para encontrar o Callebaut belga, vá à Barra Doce, em Moema.
Lá na Chocolândia ele fica num cantinho, perto dos pães de forma. Escondidinho mesmo!

Miki, gostei da expressão da sua amiga! risos

Itza, obrigada! Se fizer, me conta?

Valentina, querida, tem vários sabores diferentes nesta receita. E acho que combinam muito bem entre si.
Tirei esta receita da revista que comprei pra vc.

Oi, Clara! Obrigada pelo carinho. Vou dar uma espiada no seu cantinho.

Karen, lá em casa não pode faltar, o João tem um troço. risos

Regina, obrigada! O alecrim dá um toque especial mesmo.
Desta vez eu belisquei os legumes. :D

Akemi disse...

Adorei a sugestão, Patricia! O problema será encontrar alecrim fresco, será que o seco serve?

Elvira disse...

Isso deve ser de comer e chorar por mais! :-)

Lua Limaverde disse...

Patricia, eu até gosto de carne, mas eu comeria apenas essas batatas e esses tomates. Amiga, parece bom demais!!! Estão bem murchinhos, que delícia!!! :D

Patricia Scarpin disse...

Akemi, agora vc me pegou. Porque como o alecrim deve ser fritinho no azeite até ficar crocante, não sei se o seco funcionaria... :(

Elvira, obrigada!! Teve gente lá em casa que se fartou! :D

Luna, eu comi as batatinhas e tomatinhos - estavam deliciosos!

Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Silvia,
foi exatamente isso que fiz - o João ficou com a carne e metade dos legumes, a outra metade peguei pra mim! :D

Cris disse...

Patrícia, ficou lindo este prato! Já fiz o frango em crosta de parmesão outro dia e deu super certo, esta é mais uma que quero experimentar! Bjs!