quinta-feira, janeiro 11, 2007

Bolo trufado de chocolate

English version

Esta é a terceira (e última) sobremesa da série que preparei no Natal. De todas, confesso que é a minha favorita.

Foi um Natal bem achocolatado, não? :D

Bolo trufado de chocolate
do Modern Classics Book 2

Bolo:
68g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
75g de açúcar refinado
4 ovos
80g de manteiga derretida

Recheio trufado:
450g de chocolate amargo – usei o meio-amargo da Callebaut fabricado no Brasil com massa belga
480ml de creme de leite fresco
6 gemas
75g de açúcar refinado

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Peneire a farinha e o cacau três vezes e reserve. Junte o açúcar e os ovos e bata na batedeira por 8-10 minutos ou até que tripliquem de volume, formando um creme denso e clarinho.
Acrescente a farinha e o cacau, depois a manteiga, misturando gentilmente.
Forre o fundo de uma forma de aro desmontável de 20cm com papel manteiga – eu não tenho forma assim, usei uma de fundo removível e untei, forrei o fundo com papel e depois enfarinhei tudo.
Despeje a massa e asse por 25 minutos ou até que o bolo se desprenda da lateral da assadeira; deixe esfriar dentro dela.

Enquanto o bolo assa, prepare o recheio:
Coloque o chocolate e o creme de leite numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo até que o chocolate derreta e se una ao creme de leite. Reserve.
Coloque as gemas e o açúcar numa tigela que possa ir ao fogo e leve-a ao banho-maria. Bata por 6 minutos ou até que a mistura esteja densa e cremosa. Tire do banho-maria, junte o ganache e bata por mais 6 minutos ou até que a mistura esteja fria. Leve à geladeira por 30 minutos.

Para montar o bolo, desenforme-o e corte-o ao meio, formando duas camadas. Coloque uma camada de volta na forma e cubra com metade do recheio. Coloque a outra camada e cubra com o restante do ganache. Leve à geladeira por 5 horas ou até que esteja firme.

Para servir, aqueça um pano de prato e enrole ao redor da forma. Remova o bolo da forma cuidadosamente e use uma espátula ou faquinha sem ponta aquecida para alisar a cobertura – não deu tempo de fazer isso, mas façam porque ficaria bem mais bonito!

Rend.: 10-12 porções

Durante o tempo de forno, o bolo “encolhe” e se distancia das paredes da assadeira. Assim, quando você derramar o ganache sobre ele, ela se espalhará pelos lados do bolo para criar uma cobertura sedosa e brilhante. Para alisar bem o topo e as laterais do bolo, mergulhe uma espátula ou faquinha sem ponta em água quente, enxugue-a rapidamente e passe-a pelo ganache.

21 comentários:

Lu disse...

Olá, adorei o seu site. Estou absolutamente encantada com sua arte culinária! Parabéns!

Akemi disse...

Patricia, que delícia de bolo! Adorei as dicas para espalhar a cobertura.
Sua festa de Natal foi uma orgia para os chocólatras de plantão! ;-)

Fer Guimaraes Rosa disse...

Patricia, isso eh chocolate na veia, pra nao deixar nenhuma lombriga chocolateira insatisfeita! e ainda ficou lindo, como sempre! :-)) beijoss,

Elvira disse...

O seu blog é um pecado delicioso, querida Patrícia! :-)

Renata disse...

quero fazer TODAS as suas sobremesas de natal! vou começar pelo bolo trufado, pq a palavra trufado me ganha de cara...

Maria Helena disse...

aff, aff, aff! rs

Espetaculoso esse bolo!

Parabéns!!!!

Bjs

Cinara disse...

Eu queria ter essa sua mão para bolos, Patricia... E ainda não provei esse chocolate da Callebaut que você sempre usa. Preciso descobrir onde vende aqui em Campinas!
Agora, vou te dar uma bronca: Onde está a foto do bolo cortado, hein? Eu queria ver o bolo por dentro, amiga!! :o) Beijos!

Regina disse...

Pat, chocolate nunca é demais né! Queria ter sua arte e disposição para fazer tantas iguarias suculentas! Minha cozinha é mais debochada e despretensiosa hahaha... Agora uma dúvida off: nunca comprei nada pelo Amazon, é fácil? fica caro? vale a pena? demora? bjs

Marcia da Paz disse...

Oi Pat, estava atras dessa receita, tenho algumas duvidas q vou passar por email,o bolo esta lindo !!!!! bjs

Silvia Arruda disse...

Patricia, vc é mestre em doces, não? O bolo ficou lindo e deve ser divino... só uma dúvida... 48g de farinha de trigo equivale a quanto (xícaras, colheres etc)
Bjo

miki w. disse...

pat, isso daqui parece muito maravilhoso... acho q com três sobremesas tão apetitosas ia ser difícil escolher uma!
beijinhos, miki

Márcia disse...

Aiii, eu queroooo!!!!!!!!!!
Marido ia ficar looouco com esse bolo, tanto chocolate bom, assim... hummmmmm...
Vc é a nossa mestra dos bolos, doces e afins, amiga!
Inspiração constante.
Bjos!

Lua Limaverde disse...

Patricia, eu conheço essa tática de engordar quem está a seu redor pra parecer mais magra, viu? E ainda faz ginástica todo dia! Que covardia, amiga! hahahahaha
Também tenho a mesma dúvida da Regina, já comprei pela Amazon há muito tempo atrás, mas só porque foi algo muito importante, só que ficou retido na receita federal e tive que pagar o dobro do valor pra retirar. Mas ouvi dizer que livro eles liberam...?

Karen disse...

Pat, nem comento sobre a Donna Hay pois sou fa total.lindo este bolo e voce realmente e uma fadinha, que produz maravilhas.Dá-lhe chocolate, o pecado dos pecados.
bjs amiga

Renata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata disse...

Patricia, desculpe usar seus comentários pra isso, é que eu não achei um e-mail seu, então vim aqui pra avisar que eu mudei o endereço do blog. só botei no plural. agora é tantoscliches.

um beijo

(eu deletei o primeiro comentário porque, né?, tantoscliche, que coisa triste é a concordância errada)

Karen disse...

Esse bolo deve ter ficado tãooooo bom! Final de ano achocolatado, hein?!

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar as formas de panqueca de coração?
Obrigado
Beijos
Call

Patricia Scarpin disse...

Lu, obrigada! Espero que vc volte mais vezes!

Clarice, querida, o povo adorou mesmo!

Fer, aproveitei as festas e mandei ver!

Elvira, e o seu, então, minha querida? Lindo e sofisticado!

Renata, concordo contigo - "trufado" é super chamativo! Depois me conte se gostou.

Maria Helena, obrigada!

Ci, vc faz cada coisa deliciosa, amiga! E ainda por cima coisas dos EUA, que eu sempre quis conhecer!
O Callebaut dá um banho na Nestlé!
Amiga, queria ter tirado mas a bateria da câmera foi pro espaço. risos

Regina, chocolate é tentação!
A sua cozinha é deliciosa também, boba! E ainda tem a Sofia, que luxo!
Dependendo do que for comprar por lá, compensa muito. Demora um pouco pra chegar, mas se vc comprar numa época com o dólar legal, sai bem mais em conta, mesmo com o frete - que é um pouco caro.
Faça uma compra teste, só pra ver o valor no final , e faça a mesma compra no Submarino ou Livraria Cultura, pra ver. Eu só parei de comprar livros lá pq senão minha estante vai arriar. risos

Marcinha, vou responder teu e-mail, tá?

Silvia, não sei mas vou medir pra vc, ok?

Miki, minha querida, teve gente que provou de todas um pouquinho! risos

Marcia, vc é muito querida, imagina! Exageradaaaaaaaa!!

Luna, nem me fale em ginástica, vou mas vou morrendo de preguiça!! risos
Respondi a Re lá em cima, dá uma olhada. Sei que eles só entregam DVDs, livros e CDs no Brasil, nada mais. E comigo sempre deu certo, mas só comprei livros, amiga.

Valentina, amiga, ela é demais mesmo. She rules!
Vc é muito generosa mesmo.

Renata, imagina, obrigada por me avisar! Vou arrumar o link daqui depois.
Ri tanto do teu comentário.
A pressa em digitar sempre me prega essas peças.

Karen, ficou bom sim! Mas tem que gostar de chocolate! risos

Call, comprei na Barra Doce, em Moema. www.barradoce.com.br

Beijos a todas!

Anônimo disse...

Patricia, cá estou eu para contar do pão de queijo. Eu não sei, mas não gostei muito. De certeza que fiz alguma coisa errada! Fiz o pão da cunhada da Fernanda do Chucrute, utilizei as quantidades que voces me indicaram, por fora ficou com uma crostinha mas por dentro ficou meio "meliquento" (não sei como explicar). Será ssim mesmo? Afinal a que sabe o pão de queijo? Mas vou experimentar outra vez, tem alguma dica para me dar? Obrigada, Susana.

Anônimo disse...

Bom dia Patrícia!!

Eu achei lindo o seu bolo e deve ser muito gostoso.........Vou fazer esse bolo para o aniversario do meu filho...vou usar a assadeira numero 4,pois são 60 pessoas...........quantas receita preciso fazer para essa assadeira???

obrigada,

meu email:marlillopes@hotmail.com