segunda-feira, janeiro 15, 2007

Frango em crosta de parmesão

English version

Parmesan chicken

Estava com esta receitinha da Valentina na minha "to do list" havia um tempão... Gosto muito de receitas novas com frango e esta aqui me ganhou por levar parmesão.

A crosta fica bem crocante, super sequinha – com a vantagem de ser assada ao invés de frita.

A Valentina não menciona na receita como temperou o frango, então coloquei os filés numa marinada de alho amassado, suco de limão e sal. Tempere do jeito que preferir.

O molho é delicioso e o João adorou - fiz uns medalhões para ele e servi com o mesmo molhinho do frango. A única modificação foi incluir uma pimentinha no molho – idéia do marido.

Frango em crosta de parmesão

1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 ovos, levemente batidos
80g de farinha de rosca
20g de parmesão ralado grosseiramente (procure usar o fresco)
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
4 peitos de frango
1 pitada de sal

Molho:
12g de manjericão ou salsinha picadinha – usei manjericão
120ml de azeite de oliva
60ml de sumo de limão
1 dente de alho cortado em 4 partes
80g de azeitonas pretas sem os caroços
1 pimenta dedo-de-moça - opcional

Cubra os peitos de frango com um pedaço de plástico PVC e de umas batidas com um martelo de carne – pedi pro açougueiro cortar os peitos em filés e já trouxe para casa prontinhos para serem usados.
Corte cada peito de frango em tiras medias (3 ou 4 por peito). Tempere a gosto.

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Pincele uma assadeira com azeite de oliva ou óleo e reserve.

Num prato fundo coloque os dois ovos e a farinha de trigo e bata um pouco. Num outro prato fundo coloque a farinha de rosca, o parmesão e a salsinha; misture bem.

Passe cada tira na mistura de ovos e depois na mistura de parmesão – apertei bem para que a crosta ficasse grossinha.
Coloque todos os pedaços de frango na assadeira sem que eles fiquem sobrepostos. Leve ao forno por 15-20 minutos. De uma virada quando chegar à metade do tempo previsto para que asse bem – cuidado para não remover a casquinha na hora de virar.

Para o molho, coloque o manjericão (ou salsinha), o azeite, o sumo de limão, o alho e a azeitona num processador e bata bem. Sirva com o franguinho.

Rend.: 4 porções

25 comentários:

Daniela disse...

Hummm que delícia de receita Patrícia, até meu cônjuge que não é lá de comer frango acho que capitulará diante de tal delícia.
Beijos

Unknown disse...

parece muito bom...

Anônimo disse...

Patricia...
Parece boa , vou testá-la amanhã mesmo e depois te conto.
alias, vi que mora em SCaetano eu sou de St Andre....
Bjs
Marina Takahashi

Lua Limaverde disse...

Patricia, você é muito guerreira, faz sempre um prato pra ti outro pro marido! Essa receita é ótima, estou sempre procurando receitas assim, sou uma mulher mais forno que fogão! rs

Fer Guimaraes Rosa disse...

Mais uma delicia que eu vou [tentar] imitar. beijos! :-)

Cris disse...

Hum, vou tentar também! Gosto destes pratos que só vão ao forno mas parecem fritos!

miki w. disse...

pat, eu fiz tb essa receita da valentina mas, como de (mau) costume, fiz uma releitura - rs.

fica maravilhoso né? eu adorei e achei q as ervas tb dão um toque especial.

beijinhos, miki

Marcia da Paz disse...

Oi Pat, vou experimentar hj pois não aguento mais ver carne vermelha na minha frente, meu filho é carnivoro tanto q não gosto...rsrsrs depois te conto como ficou bjs

Anônimo disse...

Que delícia!
Eu usei aveia nos meus, que acabei batizando de frangonitos... da próxima vez que fizer, vou testar esse seu molhinho que parece super apetitoso!
Beijos

Regina disse...

Grande idéia para um franguinho Pat! Adoro essas crostinhas, o crocante, raspo tudo rsrsr bjs

Eli disse...

Também adoro frango, esse já foi pra lista Patrícia que cada dia cresce mais e mais. hehehe

Elvira disse...

Deve ser bom de mais! Mmmmhhh...! :-)

Silvia Arruda disse...

Hummm, Patricia, deve ficar muito bom. Eu não sou muito chegada a carne (aliás, nem um pouco hehe), mas filé de peito de frango eu adoro. Já copiei esta receita.
Bjo

Akemi disse...

Esta eu tbm já fiz versão Dadivosa e ficou uma delícia! Super leve e gostoso!

FM disse...

Tem um aspecto delicioso.

Cinara disse...

Este frango parece muito yummy, Pat! E ainda por cima é assado, o que é ótimo! Não costumo fazer frango à milanesa porque geralmente é frito. Esta casquinha de parmesão parece tudo de bom! Bjs

Valentina disse...

Sou meio apaixonadinha por esta receita muito porque tem uma crosta e o macio do frango...e o molho..vou usar a pimenta no molho da próima vez.bjs

Patricia Scarpin disse...

Dani, acho que a sua filha também iria gostar.

Goretti, obrigada pela visita!

Oi, Marina, que legal vc ter voltado aqui. Estamos mesmo bem próximas, vizinha!

Luna, querida, vc é muito bacana! Tb adoro receitas de forno!

Fer, depois me diz o que achou?

Cris, este aqui fica sequinho e crocante.

Miki, querida, vc é um poço de criatividade, gosto disso!

Marcinha, depois me diz se fizer?

Dadi, eu lembro da tua receita! Tão deliciosa tb! Esse molhinho é uma coisa.

Regina, tb adoro as casquinhas crocantes!

Eli, este franguinho da Valentina é prático demais.

Elvira, é bom sim! :D

Silvia, frango tem que ser assim, com um "tchan" para não ficar parecendo isopor. :D

Akemi, querida, tb me lembro do seu! Deveria ter linkado!

Filipe, obrigada e tb agradeço pela visita!

Ci, é yummy, sim! risos Concordo!
Sou suspeita pois sou doidinha por parmesão - aliás, queijo em geral!

Val, querida, vindo de vc só podia ser um sucesso mesmo. Receita pra lá de aprovada!

Beijão a todos!

Renata disse...

Vou mostrar essa pro meu pai, ele adora parmesão e adora fazer frango de uma maneira diferente.

Marcia da Paz disse...

Oi Pat eu fiz ficou uma delicia, so q no lugar de parmesão usei provolone e no molho acrescentei tb hortelã, ficou muito bom mesmo bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Renata!
Se ele gostar vc me diz? Acho tão bacana ter esses feedbacks das receitas, conhecer o gosto dos outros também.

Marcinha, que bacana! Vc inventou outra variação, tá vendo? :D

Beijo!

Cristina disse...

Pois é, esta receita foi daquelas que foi logo para a "to do list" também, assim que a vi no Trem Bom, mas ainda não deu tempo para lá chegar. A sua aplicação dá um incentivo extra ;)

Anônimo disse...

Fiz igualzinho a receita, mas na hora de bater a farinha com o ovo, adivinha...empelotou! E o tempo de assar, meu Deus, foi muito mais do que apenas 20 minutos...e achei que fosse ficar realmente crocante...mas valeu, acho que preciso entrar em um curso de culinária, urgente, rsrsrs...

Unknown disse...

Delícia!! Foi sucesso aqui em casa!! Thanks

Patricia Scarpin disse...

Ei, que notícia boa! Adorei saber!