sexta-feira, janeiro 19, 2007

Risoto de palmito

English version

Hearts of palm risotto

Minha querida amiga esteve por aqui em dezembro e tivemos um almoço delicioso!

Quando o garçom trouxe a comida, percebemos que havíamos pedido o mesmo prato: risoto de palmito com ervilhas tortas. Estava muito saboroso e tentei inventar uma receita parecida em casa.

Dispensei as ervilhas tortas e decidi usar somente palmito. Gostei do resultado e divido a receita aqui com vocês.


UPDATE: A Lydia me perguntou no blog em inglês sobre palmitos enlatados e a Miki comentou gostar de palmitos cozidos - para esta receita, é importante que os palmitos estejam macios pois eles não são cozidos por muito tempo com o arroz.
A Daniela me perguntou sobre pupunha - fico te devendo, Dani, pois como a receita saiu da "caxola" não sei se daria certo!

Risoto de palmito

1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
½ cebola pequena picadinha
140g de arroz arbóreo
60ml de vinho branco seco
700ml de caldo de legumes
2-3 palmitos em rodelinhas
20g de parmesão ralado
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de manteiga gelada
sal e pimenta branca em pó – usei somente sal

Aqueça o caldo e o mantenha em fogo baixo.
Aqueça uma panela grande em fogo médio. Coloque a manteiga, o azeite e a cebola e refogue.
Junte o arroz e refogue por 1 minuto, até que o arroz fique transparente. Acrescente o vinho e deixe evaporar.
Vá adicionando 1 concha de caldo por vez e mexendo sem parar. Volte a adicionar mais caldo quando o anterior tiver sido absorvido. Continue até que o arroz esteja al dente.
Um minutinho antes de terminar o cozimento, junte o palmito e mexa.
Desligue o fogo, junte o parmesão, a salsinha, a manteiga, tempere com sal e pimenta, misture e sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções

13 comentários:

Eli disse...

Ai Patrícia apavorou todas minhas lombrigas, assim não é possível. hehe Não sei se vou aguentar esperar o oscar (digo marido) risos, voltar de viagem.

Valentina disse...

Estas tuas receitas de risotos com todos os flavours s~ao fantasticas. A coincidencia do nosso pedido realmente foi demais. Te sugiro fazer uma apostilinha : risotos da patricia. Me candidato a uma copia.

miki w. disse...

pat, que delícia! vou ter q experimentar esse tb, sou muito fã de risotos. o meu favorito ainda é um de alho-porró, presunto e queijo. mas eu adoro palmito cozido, então, pode ser q o trono do alho-porró esteja em perigo :-).
beijinhos e bom final de semana!
miki

Daniela disse...

Patrícia, será que com palmito pupunha fresco também dá certo?
Tentarei fazer com quinoa pois arroz em casa é complicado
Beijos.

Regina disse...

Pat, que delícia! Realmente, risoto é tudo de bom e vindo uma receitinha sua, com palmito... nossa! Fiquei caçando os palmitos aí na foto...e me deu uma vontade! rsrsr

Silvia Arruda disse...

Hummm, Patricia, que delícia deve ter ficado este risoto!! Vc acredita que eu nunca fiz arroz arbóreo? Que marca vc recomenda para uma marinheira de primeira viagem, como eu?
Bjos

Karen disse...

Está apetitoso! Agora que estou aderindo aos risotos, também tenho uma receita de palmito para testar, ela é um pouquinho diferente da sua, mas espero que fique parecido com um risoto do Barbacoa de que gosto.

Márcia disse...

Eita, eu tb nunca fiz risoto, por medo, mesmo, mas adoro comer!!!
e esse tá parecendo tão levinho...
bjos.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Patricia, que ideia otima! Alias, risotto vai com tudo, hein? beijos,

Cinara disse...

Este risoto parece super gostoso, Patricia!! Você e a Regina estão me atiçando para tentar fazer um risoto em casa, mas eu *morro* de medo de não ficar bom... Um dia ainda me aventuro! Beijinhos!

Patricia Scarpin disse...

Eli, querida, sempre que faço risoto lembro de ti e de tuas maravilhosas receitas!

Valentina, querida, vindo de você só posso me sentir o máximo mesmo. ;D
A sua cópia vai ser a número 1, autografada. :D

Miki, obrigada!Tb adoro risoto de alho-poró, amiga! Bom final de semana pra vc tb!

Daniela, depois me conta se testar de outro jeito.

Regina, obrigada! O risoto ficou mais ou menos da mesma cor, até apareceu um comentário no blog em inglês a respeito. Mas ficou gostoso!! Pensei em colocar bacon mas achei que o sabor fosse mascarar o gosto do palmito.

Silvia, obrigada! O pacote que comprei da última vez era da Blue Ville, era a única marca que tinha no mercado naquele dia. Tem durado bastante pois o João não come.

Karen, se vc postar a sua receita vou provar também, porque essa aqui eu inventei então a sua pode ser melhor! Depois me conta.

Marcinha, faça, amiga!! Que não arrisca, não petisca! ;D

Fer, risoto é tudibom no mundo. :D

Ci, tenta, amiga!!! Não pode ter medo na cozinha, tem que ser meio doida e mandar ver. risos

Beijão a todas!

Akemi disse...

Que delícia, Patricia! Minha lista só aumenta a cada visita aqui!

Patricia Scarpin disse...

Akemi, querida, se vc fizer me conta?