sexta-feira, janeiro 05, 2007

Pavê Ebony & Ivory

English version

Passei a véspera de Natal na casa da minha cunhada e estava encarregada de levar uma sobremesa. Usando a desculpa de que haveria bastante gente por lá, matei toda a minha vontade de fazer doces e fiz logo três sobremesas diferentes.

As fotos não ficaram boas pois, além de termos chegado em cima da hora (faltavam 20 minutos pra meia-noite), não tinha lugar para fotografar as sobremesas e a bateria da câmera iria acabar a qualquer momento. Clichê, mas verdadeiro: a pressa é inimiga da perfeição. :S

Não ouço Beatles nem Paul McCartney, mas o nome da música me veio à mente no instante em que terminei de preparar o pavê. Resolvi rebatizá-lo.

Receitinha original aqui.

Pavê Ebony & Ivory

5 gemas
160g de açúcar
3 colheres (sopa) de amido de milho
500ml de leite quente
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de licor de laranja - não tinha, troquei por raspas da casca de 1 laranja grande
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de chocolate em pó - usei cacau em pó
1 pacote de biscoito champanhe (180g)
250ml de suco de laranja
100g de chocolate meio-amargo
100g de chocolate branco

Para o creme, bata as gemas com o açúcar, junte o amido de milho e acrescente aos poucos o leite. Coloque numa panela e aqueça em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Acrescente a manteiga, mexendo por mais alguns minutos.
Desligue o fogo e adicione a baunilha e o licor de laranja. Divida esse creme em duas partes iguais e acrescente o chocolate em pó a uma delas.
Monte o pavê: passe os biscoitos rapidamente no suco de laranja e faça camadas de 8 biscoitos, creme escuro, 8 biscoitos, creme branco e assim por diante.
Faça raspas com os chocolates meio amargo e branco, distribua sobre o pavê e mantenha-o em geladeira até o momento de servir.

Rend.: 8 porções - fiz duas receitas e por isso o meu pavê ficou grandão.

24 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Patricia, eu tbm aproveito essas oportunidades para treinar sobremesas. essa esta linda e adorei o nome! hmm, hmmm! :-) beijos,

Anônimo disse...

Patricia...
Olha só a coincidencia, visito o blog da Akemi e tinha perguntado a ela sobre sour cream. Depois de ter anotado a sua dica,aleatoriamente resolvi entrar em um dos blogs que a Akemi recomenda...e entro justamente no blog da dica sobre sour cream...:)
Obrigada pela dica...vou vcisitar mais o seu blog tb, posso?
Bjs
Marina Takahashi

Daniela disse...

Adorei o nome e o fato de conter fruta cítrica. Deixarei na lista de sobremesas por fazer.
Beijocas e vamos combinar o almoço.

Eli disse...

Patricia que maravilha deve ter ficado esse doce! O nome é ótimo. Ah só pra constar está lindo também! risos

Lua Limaverde disse...

Patricia, eu adoro pavê, amo juntar biscoito com cremes etc, aff! Você não imagina como me deixou com vontade! Adorei o nome, lembrei de um episódio do Seinfeld que tem um biscoito black and white, você chegou a assistir? Beijinho.

Karen disse...

Dois chocolates?! Que delícia!

Regina disse...

Nossa, qdo li o nome a música já ficou tocando na minha cabeça rsrsr Tá de matar, mas pelo q leio vc não come seus doces?

Akemi disse...

Lindo e com certeza de sabor divino! Fiquei curiosa com as outras 2 sobremesas! ;-p

Anônimo disse...

Pat, esse é meu blog de doce.
=)
Beijim,
K.

Elvira disse...

Que loucura de sobremesa! :-)

Valentina disse...

Pat, esta sobremesa é tão bonita! imagino o sabor - só de ver que tem licor de laranja já lambo os beiços. e os chocolates, o biscoito champagne. Um show de texturas,nao?!

Cristina disse...

Muito a propósito, o novo nome da sobremesa! Deve ser uma delicia.

Cinara disse...

Você devia ter batido uma foto do pirex vazio, Patricia, porque aposto que não deixaram nem um tiquinho no fundo!! ;o)

Anônimo disse...

Que delícia de sobremesa... parece super refrescante, e fica super bonita tbm!! Adorei o nome (gosto muito dessa música).

Vivianne

miki w. disse...

patrícia, parece delicioso!

vim procurar uma receita de bolo para fazer uma sobremesa :-). depois te conto!

beijinhos, miki

Patricia Scarpin disse...

Fer, esse pavê foi a sobremesa que mais fez sucesso dentre as três que levei.

Oi, Marina, seja bem-vinda! Volte sempre, será um prazer! Espero que goste do meu blog.

Dani, tb adoro sabores cítricos.

Eli, obrigada! Acho que laranja fica uma delícia com chocolate.

Luna, fazia tanto tempo que eu não fazia pavê, amiga!
Não vi este episódio, mas já li a respeito, adoro Seinfeld!

Karen, apesar de não ser chocolate "verdadeiro", tenho loucura por chocolate branco.

Regina, não como porque estou de dieta, mas como era Natal abri uma exceção e experimentei. :D

Akemi, querida, pode deixar que postarei todas!

Katita, obrigada!

Elvira, obrigada!

Valentina, querida, eu queria ter usado do licor de laranja mas não tinha aqui, então tive que improvisar. Molho o biscoito bem de leve para que ele não fique mole demais, gostei da combinação de sabores.

Cristina, quanto tempo! Que bom que voltou!

Ci, dei risada do teu comentário. O pessoal gostou bastante, fiquei contente!

Vivianne, obrigada!

Miki, querida, será que encontrou o que buscava? Espero que sim!

Um beijão a todas!

Itza disse...

Patricia, esta é a primeira vez que entro no seu blog recomendada pela Valentina e estou encantada!!! Que coisas deliciosas!!! Esse seu pavê está anotadinho na minha lista de receitas pendentes para provar! Tomei a liberdade de adicionar seu blog na minha lista de preferidos, se você não se importa. Muitos carinhos.

Anônimo disse...

Oi, Patrícia! Tá tudo muito lindo e saboroso por aqui! Vc e suas pizzas mais que apetitosas. Ai, menina... Um ótimo ano pra vc. beijos!

miki w. disse...

pat, estou doida para fazer o bolo madeira! mas fiquei com preguicinha ontem e vou fazê-lo outro dia. depois te conto!
beijinhos e ótima semana p/ vc!
miki

Maria.Helena disse...

Pat que delícia de pavê!!! Hmm... vou tbm anotar na "to do list"... (que está enoooorme)...rs

Bjs

Anônimo disse...

Patricia, a sobremesa está com um aspecto delicioso, nunca provei um pavê, mas pela foto iria gostar de certeza!!!! :)
Bjs

Márcia disse...

Amiga, adorei o batismo da receita!
E essa papinha aí que é a base da receita eu chamo de "papinha básica", pq com ela vc faz de um tudo, menina! De pavê a recheio de bolo e sorvete, né não?
Lindíssima sua sobremesa...
Bjos!

Anônimo disse...

oii, patricia..
parece delicioso ;)
só que é uma pena voce não ouvir The Beatles, nem Paul McCartney.. :/ . eu simplesmente amo os dois de paixão <3

Patricia Scarpin disse...

Oi, Anônimo!
Acho que é falta de hábito - desde este post até hoje, comecei a gostar de algumas canções! :)