Wednesday, July 30, 2014

Pão de baunilha e canela

English version

Vanilla and cinnamon bread / Pão de baunilha e canela

Muita gente que conheço tem reclamado bastante do clima nos últimos dias, mas eu não: pra ser sincera, estou comemorando os dias frios, especialmente depois do verão insuportável que tivemos. \0/

Nada pior do que sair do chuveiro e já começar a suar – que bom que isso é parte do passado, pelo menos por enquanto.

Por causa das baixas temperaturas, ligar o forno é sempre uma ideia ótima: a gente fica quentinha e ainda tem comida gostosa como resultado. Epic win. :)

O final de semana passado foi perfeito para baking, e fazer pão é algo que me dá muita alegria. Sem pensar demais no que prepararia, escolhi o pão de baunilha da Signe Johansen para ser o meu projeto do sábado à tarde e adicionei canela, aveia, farinha de trigo integral e aumentei um tiquinho a quantidade de açúcar para deixar o pão mais ao meu agrado. O pão ficou delicioso sozinho e também tostado com manteiga.

Além de saboroso, o pão foi um projeto perfeito por outra razão: deu pra assistir a dois episódios de “Law and Order: SVU” já que a massa precisou crescer duas vezes.

Pão de baunilha e canela
um tiquinho adaptado do lindíssimo e delicioso Scandilicious Baking

- xícara medidora de 240ml

½ fava de baunilha cortada ao meio no sentido do comprimento, sementes retiradas com as costas da faca
1 xícara (240ml) de leite integral
50g de manteiga sem sal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
400g de farinha de trigo comum
100g de farinha de trigo integral
½ colher (chá) de canela em pó
75g de açúcar cristal
¼ colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 ovo, ligeiramente batido com um garfo
1 colher (sopa) de leite, extra, ara pincelar os pães
1 punhado pequeno de aveia em flocos, para salpicar os pães

Coloque as sementes de baunilha, o leite, a manteiga e o extrato de baunilha em uma panelinha e leve ao fogo até que quase comece a ferver. Desligue e espere amornar.
Na tigela da batedeira, usando o batedor em formato de gancho, misture as farinhas, a canela, o sal e o açúcar. Faça um buraco no centro e coloque o fermento. Despeje o ovo e a mistura de leite morna sobre o fermento e misture em velocidade baixa até que os ingredientes fiquem incorporados. Continue misturando em velocidade baixo-média até que a massa fique lisa e elástica, uns 8 minutos.
Transfira a massa para uma tigela grande e levemente pincelada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume. Unte com manteiga duas formas de bolo inglês com capacidade para 4 xícaras cada.
Dê um soquinho na massa para retirar o excesso de ar e divida-a em duas partes iguais. Abra cada parte com as mãos até obter um retângulo de aproximadamente 20x30cm. Enrole os retângulos formando cilindros bem apertados e transfira para as formas. Deixe crescer novamente por 40 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C.
Pincele os pães com o leite extra e salpique com a aveia. Jogue um pouquinho de água dentro do forno para criar vapor e coloque os pães para assar. Asse por volta de 30 minutos ou até que dourem bem e haja um som de oco ao bater com os nós dos dedos na parte inferior dos pães.
Deixe esfriar nas formas por 10 minutos, desenforme com cuidado e transfira para uma gradinha. Deixe esfriar completamente.

Rend.: dois pães

11 comments:

Temperaria - Vivian Luiz said...

Oi Patrícia! Ando procurando receitas bacanas que levem favas de baunilha porque estou com 1 quilo (isso mesmo!) de favas lá em casa para usar hehehe. Adorei esse pão, já entrou para a lista! Beijo grande

Suellen said...

Nossa que pão lindo! Será que se eu aumentar a quantidade de farinha integral e diminuir a farinha de trigo normal vai dar certo?

Sou muito fã das suas receitas, mas principalmente do seu jeito de cozinhar!
Que Deus continue abençoando sua vida, e que vc continue nos inspirando a cozinhar tão lindamente!
Beijão
Su

Anonymous said...

Suellen,
Se você aumentar a farinha de trigo integral deve aumentar, também, a quantidade de líquido em 10-20% proporcional à quantidade de farinha, isso devido à maior quantidade de água que a fibra solúvel dietética absorve.
Peço desculpas para a Patrícia se comento demais. Mas era uma pergunta que eu sabia a resposta, espero que não seja muito invasiva.
bj
Claudine

Patricia Scarpin said...

Vivian, tomara que vc goste do pão!
Beijo!

Suellen, veja o comentário da Claudine. Além disso, a textura do seu pão pode ficar um pouco mais pesada do que a textura do meu, mas se vc gosta não vejo problema.

Claudine, eu te agradeço! Eu adicionei farinha integral nesta receita e não mexi na proporção de líquido, mas se ajuda, melhor!
Obrigada por comentar, eu adoro.
Beijo!

Anonymous said...

Oi Patrícia.
Eu deveria testar esse pão com uns 300 gramas de farinha integral e o restante de farinha comum, adicionaria talvez um pouco mais de água e para não ficar pesado sovaria mais umas duas vezes( aquela sova que você abre na bancada e faz quatro dobras, sabe?) durante a primeira fermentação.
Quem sabe dá certo?
um grande beijo
Claudine

Anonymous said...

Olá,

Será que dá para fazer na máquina de pão?

Grata,
Patricia

Sabrina Romano said...

vi uns sandubas quentes no pão de forma branco, com recheio de queijo de cabra e frutinhas vermelhas. Não sei se ficam bons, mas estava TÃO lindos... Manda duas fatias pra cá, vai?!?

Valentina said...

Estive em Brasilia e la a temperatura estava de 26 graus. A não ser 2 dias dos 15 em que estive la. Sao Paulo pelo visto esta bem mais frio. Realmente o inverno faz ligar o forno ainda algo mais delicioso.

Patricia Scarpin said...

Patricia, não tenho ideia, nunca usei máquina de pão.

Anonymous said...

Eu fiz esse pão hoje, jurei que n ia dar certo pq a massa é mto "seca" e demorou uma eternidade para crescer (atribuo ao frio). Eu estava completamente enganada! O pão ficou uma delícia, muito macio e a melhor casquinha que eu já consegui com um pão caseiro.

Patricia Scarpin said...

Anônimo, que bom que a receita deu certo! Quando os dias estão muito frios eu ligo o forno e deixo a cozinha um pouquinho menos gelada. Um beijo!

Related Posts with Thumbnails