Tuesday, July 29, 2014

Linguine com limão siciliano e avocado - fazendo amizade com macarrão integral

English version

Avocado and lemon zest linguine / Linguine com limão siciliano e avocado

Acho que conforme vamos ficando mais velhos e nos sentido mais confortáveis em nossa própria pele o que os outros pensam não importa muito – o que nós sentimos, queremos ou gostamos deve vir em primeiro lugar. Gosto de acreditar nisso.

Na época do colegial era “importante” ser legal e estar “na moda” ou, em outras palavras, fazer e dizer o que os outros faziam e diziam. Eu me lembro de na época ir a um show de uma banda cover de Elvis Presley com amigas algumas vezes, mas nem de Elvis eu gostava – eu só fingia curtir para pertencer ao grupo, já que todas as garotas ficavam dizendo que Elvis era o máximo (por sorte os tais shows eram de graça). Os tais shows aconteciam nos finais de tarde, às sextas-feiras, e nós íamos direto da escola para lá – em uma das vezes eu estava tão entediada que comecei a fazer minha lição de Física ali mesmo.

Vocês podem imaginar que isso não ajudou em nada a minha “reputação” de ser “legal”. :)

Até alguns meses atrás eu dizia que macarrão integral era um troço horroroso, e fazia caretas à simples menção do ingrediente. Um dia, lendo uma receita que pedia por esse tipo de massa, me dei conta de que eu estava apenas repetindo opiniões de outras pessoas. Eu tinha, sim, provado uns pratos bem desastrosos com macarrão integral, mas como alguém que cozinha há tanto tempo eu deveria saber que talvez, e apenas talvez, o que eu provara não valia pelo todo. Poderiam ter sido casos de receita ruim ou macarrão ruim (ou ambos).

Continuo evitando Elvis a todo custo até hoje, mas fiz amizade com macarrão integral. :)

Coisas que dizemos e fazemos de vez em quando, muitas vezes sem pensar muito. Já fiz isso, vocês provavelmente também já fizeram. Somos humanos, dizemos coisas estúpidas vez ou outra, seguimos as pessoas erradas. Erramos.

Ninguém é perfeito.

Mas esse macarrãozinho com avocado é (e eu nunca teria pensado em juntar macarrão com avocado). :)

Linguine com limão siciliano e avocado
um nadinha adaptado do maravilhoso A Modern Way to Eat: Over 200 Satisfying, Everyday Vegetarian Recipes (That Will Make You Feel Amazing)

400g de linguine integral
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de alcaparras em conserva, drenadas e picadas grosseiramente
2 dentes de alho, amassados e bem picadinhos
raspas da casca de 2 limões sicilianos + suco de ½ deles
1 punhado de folhas de manjericão – meça, depois pique grosseiramente
1 punhado de folhas de salsinha - – meça, depois pique grosseiramente
2 avocados maduros
1-2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
pecorino ralado na hora, para servir

Cozinhe o linguine em uma panela grande de água fervente salgada até ficar al dente (siga as instruções da embalagem).
Enquanto isso, faça o molho: em uma frigideira grande antiaderente, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Junte as alcaparras e o alho e refogue até perfumar. Acrescente as raspas de limão e as ervas, misture e retire do fogo.
Abra os avocados ao meio e retire os caroços. Faça cortes na polpa formando um quadriculado e então retire com uma colher. Transfira para a frigideira e misture.
Antes de escorrer o macarrão, reserve 1 xícara da água do cozimento.
Escorra o macarrão e transfira-o para a frigideira. Volte ao fogo médio e misture para combinar os ingredientes. Regue com o suco de limão e o azeite extra-virgem, tempere com sal e pimenta e adicione um pouco da água do cozimento se for necessário.
Sirva imediatamente polvilhado com o queijo.

Rend.: 4 porções

11 comments:

Gabis said...

Acho que todo mundo que já foi adolescente um dia consegue se identificar ou tem uma história semelhante a sua do Elvis, eu pelo menos sei que tenho hahahaha mas no meu caso eram shows de, argh, pagode. E que bom que você fez as pazes com massa integral porque a verdade é que ela é tão gostosa quanto a versão normal. E uma dúvida, como saber qual abacate comprar? Como eu sei que ele tá madurinho e gostoso e não verde e duro? hehehe

Anonymous said...

Gabis,
Avocado é aquele pequeno, de casca rugosa e preta quando maduro, vai saber que não está maduro quando a casca ainda estiver verde e firme. No Chile ele é usado até em sanduíche, com queijo branco e cremoso, e é conhecido como palta. No méxico é o avocado da guacamole.
Já o abacate é aquele grande, de casca lisa, mais popular por aqui e que a gente come com limão e açúcar. Na Colômbia ele vai na salada com cebolas e alface e é mais conhecido como aguacate.
Patrícia, na adolescência eu fui para a Grécia e lá comi massa integral com tomates frescos e queijo fetta, achei diferente essa coisa de salada na massa quente.
Semana passada estive em São Paulo, numa feira de rua comprei favas holandesas, uma espécie picante e esverdeada. Reproduzi um macarrão que comi na casa de uma siciliana há muitos anos atrás, outra coisa diferente, pappardelle com favas picantes, contrariando padrões de uma cozinha que não gosta de misturar carbo+carbo... E ficou muito bom.

Eu gosto muito daquela marca de massa Garofalo, tanto a normal quanto a integral são saborosas.
Claudine

D Augusto said...

O segredo pra eu gostar de acarrão integral foi o tipo de massa. Curtas nem pensar. Muito massudo e pesado. Agora um belo espaguete integral eu troco sem nem pensar pela versão normal. Delicia. Muito diferente a combinação. Ainda provo abacate em pratos salgados um dia..

Patricia Scarpin said...

Gabis, a Claudine explicou direitinho no comentário dela como comprar o avocado, viu?

Claudine, obrigada por ajudar com o seu comentário! Ainda não comprei macarrão da Garofalo, vou experimentar.
Beijo!

D. Augusto, eu adoro acabate como salgado, vc deveria provar, é bem interessante!

Sabrina Romano said...

O Ebraim não queria nem ouvir falar, mas depois que comprei um de marca boa e servi com Aquele molho de tomates e almôndegas, ele nem notou. Hoje, come até como salada. Essa vida...

Valentina said...

Pat, vc fez com o abacate que se acha mais comumente no Brasil ou uso o que encontramos mais fora da america do sul?Fiquei curiosa pois eles tem textura diferente. Acho que os produtos integrais hoje em dia são também de qualidade superior. Ha muita diversidade também.

Patricia Scarpin said...

Tina, fiz com o avocado, aquele pequenino mesmo, encontro fácil aqui em São Paulo.
Bjs!

Anonymous said...

Abacate é figurinha carimbada aqui em casa desde que descobri guacamole. Mas avocado mesmo, nunca comi. Tem alguma diferença no sabor?

Patrícia.

Patricia Scarpin said...

Patrícia, eu acho a textura do avocado mais gostosa do que o do abacate grande, é melhor para guacamole.

Anja said...

Receitas maravilhosas! Eu adoraria de cozinhar algumas delas pois me lembram das comidas que fazia quando morava na alemanha e em portugal.
Lamentavelmente nao tenho acesso aos ingredientes aqui no Piaui... Não tem Feta, ou pignoli nem creme azedo que eu adoro!!! As vezes viajo para alemanha matar saudades ;-)

Ju e Júlio said...

Gosto das massas integrais da Barila

Related Posts with Thumbnails