Thursday, July 03, 2014

Barrinhas de centeio de geleia - garrando amor na farinha de centeio

English version

Jam and rye crumble bars / Barrinhas de centeio e geleia

Sobrou cerveja do bolo espetacular da Nigella e comecei a procurar por uma receita boa para usá-la. Congelei parte da cerveja para usar outro dia e parte foi transformada em um pão de centeio. Saboroso, foi alegremente devorado por nós em forma de sanduíches abertos – misturei Brasil e Escandinávia e fiz os sanduíches com palmito e queijo. Extremamente simples, mas tão, tão gostosos.

Gostei tanto do pão que não via a hora de usar a farinha de centeio novamente, e foi uma revelação usá-la em outras coisas que não pães – já tinha visto as receitas, mas não as tinha experimentado. Nestas barrinhas, por exemplo, a farinha dá uma profundidade de sabor bem interessante, sem contar que combinou lindamente com os sabores de geleia que usei – misturei damasco e laranja porque não tinha 1 xícara de nenhuma das duas para usar na receita, e acabou dando super certo. E já que eu usaria geleia de laranja, acrescentei as raspas da casca de uma laranja à cobertura, e vocês não imaginam o quão perfumada ficou a minha cozinha enquanto as barrinhas estavam no forno.

Ainda tenho um pouco de farinha de centeio na geladeira e diversas ideias na minha cabeça por causa das receitas que vi, como usar o ingrediente em bolos e tortas. Uma adição fantástica ao meu repertório – e tudo começou com um simples, porém delicioso pão.

Barrinhas de centeio de geleia
um tiquinho adaptadas do sensacional Good to the Grain: Baking with Whole-Grain Flours

- xícara medidora de 240ml

Base:
55g de farinha de centeio
105g de farinha de trigo
40g de açúcar mascavo claro
1 pitada de sal
75g de manteiga sem sal, derretida e fria
¼ colher (chá) de extrato de baunilha

Cobertura crumble:
70g de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
40g de farinha de centeio
25g de farinha de trigo
1 ½ colheres (sopa) de açúcar cristal
1/8 colher (chá) de sal
raspas da casca de 1 laranja
55g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 xícara de geleia – usei ½ xícara de damasco mistura com ½ xícara de laranja

Pré-aqueça o forno a 160°C – você vai assar as barrinhas no centro dele. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.

Base: em uma tigela grande, misture com um batedor de arame as farinhas, o açúcar e o sal. Junte a manteiga e a baunilha e misture até combinar tudo. Pressione a massa no fundo da forma preparada e leve ao freezer por 30 minutos.

Cobertura: coloque a aveia, o açúcar mascavo, as farinhas, o açúcar cristal, o sal e as raspas de laranja no processador de alimentos e processe até que a aveia esteja parcialmente moída, cerca de 5 segundos. Transfira a mistura para uma tigela grande e junte a manteiga, misturando com as mãos e apertando, formando uma farofa grossa com alguns carocinhos maiores. Reserve.
Asse a base da receita até que doure bem e fique firme ao toque, cerca de 30 minutos. Retire do forno e aumente a temperatura para 180°C.
Espalhe a geleia na base das barrinhas e salpique com a cobertura de aveia. Asse por cerca de 35 minutos ou até que o topo esteja dourado. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.
As barrinhas podem ser guardadas em um recipiente hermético por até 2 dias.

Rend.: 16 unidades

2 comments:

Vanessa said...

Por que você não bebeu o restante da cerveja? :-)

Patricia Scarpin said...

Vanessa, ri alto com o teu comentário - na verdade, eu estava tomando vinho naquele dia (eu não misturo bebidas, não sou forte o bastante pra isso). :D

Related Posts with Thumbnails