quinta-feira, julho 31, 2014

Bolinhos de abobrinha e feta, um trailer doido e um versátil jovem ator

English version

Courgette and feta fritters / Bolinhos de abobrinha e feta

Infelizmente não tenho tempo de ler todos os sites e blogs de que gosto (e sei que vocês também não, por isso, obrigada por passarem por aqui, fico bem feliz), mas não tem um dia em que eu não vá ao IMDb para saber das notícias do mundo do cinema.

Ontem, em uma destas visitas, vi o trailer de “Horns” (legendado aqui) e ele imediatamente entrou para a lista dos trailers mais interessantes/loucos que vi na vida. As escolhas de Daniel Radcliffe tanto no cinema quanto no teatro tem sido bastante diversas e acho notável que ele se interesse em fazer coisas tão diferentes, realmente se exercitando como ator: ele faz o polêmico, faz humor negro e também comédia romântica - e quem não se lembra dele estrelando “Equus” no teatro anos atrás? Tão jovem e tão versátil – admiro muito.

Daniel é versátil, o danado, e bolinhos salgados, parecidos com panquequinhas, também são: dá para fazê-los com praticamente qualquer legume ou verdura na geladeira e é um ótimo veículo para eles caso haja algum enjoadinho pro perto. Estes bolinhos de abobrinhas ficaram uma delícia – foram rápidos de preparar e desapareceram mais rápido ainda. :D

Bolinhos de abobrinha e feta
um tiquinho adaptados de duas ótimas fontes: A Girl Called Jack: 100 Delicious Budget Recipes e Nigella Fresh

1 abobrinha grande
1 cebolinha, picadinha
1 punhado de folhas de salsinha, picadas – meça, depois pique
1 ovo, ligeiramente batido com um garfo
50g de queijo feta ralado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta do reino moída na hora
óleo de canola, para fritar

Rale a abobrinha no ralo grosso e espalhe sobre um pano de prato limpo e seco. Aguarde 20 minutos para que o excesso de água seja absorvido.
Transfira a abobrinha para uma tigela grande, junte a cebolinha, a salsinha, o ovo, o queijo feta e a farinha, tempere com sal e pimenta e misture até obter uma massinha – se estiver rala demais, acrescente um tiquinho de farinha.

Aqueça um fio de óleo em uma frigideira antiaderente grande. Coloque duas colheres (sopa) de massa por bolinho e achate, formando panquequinhas – não encha demais a frigideira, frite os bolinhos em etapas. Frite por cerca de 2 minutos, vire e frite até dourar. Transfira para um prato forrado com papel absorvente. Repita o processo com o restante de massa.

Sirva imediatamente com fatias de limão.

Rend.: 6 unidades

11 comentários:

tatiane disse...

Vi uma entrevista do Daniel, no programa do Graham Norton, que ele entrou em parafuso por não saber se a carreira dele terminaria com o Harry Porter, disse que abusou bastante do álcool nessa época. Ainda bem que ele não ficou com este estigma.
Adorei os bolinhos, no caso a enjoadinha da abobrinha (quanto inha!) sou eu :P
beijos!

Unknown disse...

Que delicia! Fiquei com água na boca!!!

Renata disse...

Passei rapidinho por aqui pra ver o que anda rolando na sua cozinha e já decidi que esse fds vai ter bolinho de abobrinha e linguini com limão siciliano! Obrigada ;)
bjos

Luciana Leal disse...

Nossa, olhei pra essa foto e me deu muita vontade de comer esse bolinho, muito apetitoso!!! Esse fim de semana vou fazer e também quero fazer o pão da receita abaixo. Depois te conto!! Beijos

www.sosimplesassim.com.br disse...

Sei bem o que é isso, Patrícia: visitar os blogs, ver receitas e conversar com as blogueiras queridas. A vida é uma correria.
Sempre passo aqui, mas quase nunca deixo meu abraço, apesar de ser sempre uma fonte de inspiração para mim.
Hoje mesmo coloquei o seu delicioso curd de limão na postagem de hoje. Delícia!
Bj e obrigada por tantas delícias,
Lylia

Sabrina Romano disse...

vou testá-los com um queijo de ovelha essa semana...

Unknown disse...

Olá. Estou amando o seu blog. Gostaria de saber se posso substituir o queijo feta por outro.
Agradeço e deixo meus parabéns pelas receitas e pela simpatia!
Um abraço
Luci

Valentina disse...

Abobrinhas e feta se casam tao bem. Um complemento otimo!. Estes bolinhos aqui ficam bem como petiscos, como entradas. Otima escolha.

Patricia Scarpin disse...

Luciley, pode sim. Tente usar um queijo mais macio.
Bj!

Unknown disse...

Oi Patricia, mais uma receita deliciosa! Eu usei cenoura e queijo parmesão ao invés da abobrinha com feta, pois queria usar uns restinhos que tinha aqui em casa. Ficou ótimo, porém tive que acrescentar mais um ovo e dobrei a farinha. Talvez tenha sido também porque esqueci de bater o ovo antes de acrescentar... hahaha. De qualquer forma, ficou muito gostoso! Beijo grande,

Manuela

Patricia Scarpin disse...

Manuela, eu fiz uns de cenoura outro dia, ainda não publiquei, adorei saber que vc gostou e adaptou a receita!
Bjs e obrigada por vir aqui me contar o resultado!