Thursday, July 10, 2014

Sopa de alho-poró, batata e cenoura, ou a "minha sopa", de acordo com o marido

English version

Leek, carrot and potato soup / Sopa de alho-poró, batata e cenoura

Sopas e inverno formam um par perfeito, não? Faço sopas com frequência nos meses mais frios e geralmente preparo uma porção generosa, assim já temos o jantar garantido para dois dias. Já percebi que a maioria das sopas – a de hoje, inclusa – fica mais gostosa depois de “curtir” de um dia para o outro, mais uma razão para fazer logo uma panelada. :)

Quando o assunto é comida adoro variar e com sopas não é diferente, mas esta aqui é a sopa favorita do meu marido: quando ele diz “faz a sua sopa hoje?” eu sei que ele se refere a esta sopinha de legumes que faço desde que me entendo por gente. Já a fiz de diversas maneiras, com e sem o alho-poró (só com cebola e alho), com abóbora paulista também, com e sem o macarrãozinho ou trocando este por arroz, o que vocês puderem imaginar. O orégano fresco é uma descoberta recente: sempre usara só salsinha, e depois de usar o orégano apenas porque o macinho estava estragando na geladeira ele se tornou um ingrediente indispensável na sopa – dá um sabor maravilhoso.

É uma receita simples, porém versátil, e vocês podem ajustá-la à vontade, criando assim as suas sopas. Usei manteiga porque não resisto a usar o ingrediente com alho-poró, mas podem omiti-la para uma versão vegana.

Lá em casa adoramos um bom pão cascudo para acompanhar esta sopinha, mas seria um crime eu não lhes sugerir o queijo-quente da Barbara Lynch. :)

Sopa de alho-poró, batata e cenoura
criação minha

1 colher (sopa) de manteiga sem sal
½ colher (sopa) de azeite
1 alho-poró, somente a parte clara, picado
½ cebola grande, picadinha
2 dentes de alho graúdos, amassados e picadinhos
2 tomates maduros, sem as sementes, picadinhos
3 cenouras em cubinhos
3 batatas em cubinhos
água fervente o suficiente para cobrir os legumes
sal e pimenta do reino moída na hora
1 punhado de folhas de orégano fresco
1 punhado de folhas de salsinha picadas
1 xícara de macarrãozinho miúdo (tipo Ave-Maria) cozido

Aqueça o azeite em uma panela grande em fogo médio-alto. Acrescente o alho-poró e a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até que fiquem transparentes. Junte o alho e refogue até perfumar. Acrescente os tomates e uma pitada de sal e refogue até que eles comecem a murchar. Junte as cenouras e as batatas e misture. Cubra com água fervente e tempere com sal e pimenta. Quando a sopa começar a ferver, abaixe o fogo, cubra parcialmente e cozinhe até que os legumes estejam macios, 10-15 minutos.
Com um mixer, bata a sopa por alguns minutos – a textura tem de ficar meio cremosa, meio pedaçuda. Acrescente o orégano e a salsinha e cheque o tempero.
Divida o macarrão entre as tigelas e cubra com a sopa. Sirva.

* ao ser colocado na sopa, o macarrão não para de inchar, por isso eu o cozinho separadamente e o adiciono apenas às tigelinhas na hora de servir (e não à sopa toda)

Serves 4

3 comments:

Trainee de Cozinheira said...

Acabei de fazer ficou uma delícia!!! eu acompanhei com um pãozinho integral, ficou ótimo!! logo publico no blog! bjs
Maura

Patricia Scarpin said...

Maura, adorei saber que vc fez a sopinha! Que bom que gostou! Bjs!

Luciana Leal said...

Sopa com esse tempinho é muito bom!! Ontem tomei uma de mandioca e carne e estava uma delícia. Outro dia eu fiz uma de batata, cenoura e no finzinho coloquei couve-flor... delícia!! Beijos Patrícia.

Related Posts with Thumbnails