segunda-feira, julho 28, 2014

Bolo de limão siciliano, amêndoa e trigo sarraceno e os planos do final de semana

English version

Almond, lemon and buckwheat tea cake / Bolo de limão siciliano, amêndoa e trigo sarraceno

Acho que vocês deviam saber que consegui cumprir os planos que fizera para o final de semana: vi mais de um filme (um deles provavelmente pela décima vez) e também cozinhei um pouco – os dias frios são uma ótima desculpa para manter o forno ligado. :)

Acho quase impossível mudar de canal quando alguns dos meus filmes favoritos estão passando, e ontem um dos canais a cabo fez uma maratona de “O Poderoso Chefão”: os três filmes, um depois do outro. Não curto o terceiro filme, mas o primeiro e o segundo da trilogia são favoritíssimos meus e acabei vendo o primeiro mais uma vez (algumas taças de vinho me impediram de rever o segundo). :)

Outra coisa que me é impossível fazer é resistir a fazer bolos de limão: por mais que eu tentei variar - o que às vezes consigo, vocês sabem – sempre acabo marcando todos os bolos de limão nos livros de receita que compro, e este livro lindo não foi exceção: há diversas receitas fantásticas nele e até fiz uns biscoitos para estrear a nova aquisição, mas logo depois fui direto para a rota do limão, não teve jeito.

Usei farinha de trigo sarraceno em vez de farinha comum e gostei muito do resultado – não é um bolo muito alto (o meu ficou bem igualzinho à foto do livro), mas é cheio de sabor (e sem glúten).

Bolo de limão siciliano, amêndoa e trigo sarraceno
um tiquinho adaptado do lindíssimo The Baking Collection (The Australian Women's Weekly)

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (100g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão siciliano grande
125g de manteiga sem sal, amolecida
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (35g) de farinha de trigo sarraceno
1 pitada de sal
¼ colher (chá) de fermento em pó
120g de farinha de amêndoa
2 colheres (sopa) de leite integral, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de amêndoas em lascas
2 colheres (sopa) de pinoli

Pré-aqueça o forno a 180°. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 5 xícaras de massa, forre-a com papel manteiga e unte o papel, também.
Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de casca de limão e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar perfumado. Junte a manteiga e, usando a batedeira, bata até obter uma mistura clara e cremosa. Junte todos os ovos e a baunilha e bata até incorporar. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Peneire a farinha de trigo sarraceno, o fermento e o sal sobre a mistura, junte a farinha de amêndoa e o leite e misture com uma espátula de silicone até homogeneizar. Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Salpique com as amêndoas em lascas e o pinoli.
Asse por 30-35 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo para a gradinha. Deixe esfriar completamente e retire o papel.

Rend.: 6-8 porções

7 comentários:

Carol Moraes Maia disse...

Que delícia, Pat! Lembrei daquele bolo maravilhoso e suuuuper úmido de limão siciliano e farinha de amêndoas que foi a primeira receita do seu blog que fiz. Vou testar esse agora. Depois eu conto o resultado. E que foto linda! Adorei!

PS - Também assisti a maratona Poderoso Chefão no final de semana... Ainda bem que mais alguém no mundo compartilha dessa loucura de não conseguir mudar de canal quando certas coisas estão passando... Mudar de canal soaria até como traição, não é mesmo?? rs

Beijo grande e boa semana!

Anônimo disse...

Patrícia, que delícia de receita hein! Eu também adoro bolo de limão, então fico super contente sempre que você resolve passear pela "rota do limão" aqui no blog. Beijos!

Anônimo disse...

Patrícia, o bolo parece estar delicioso. Assim que der, vou testar em casa, amo limão. Mas amor mesmo é essa jarrinha, viu?
Abraço, Cristiane Yumi

Sabrina Romano disse...

Tem cara daquele tipo de bolo que fica ainda mais úmido no dia seguinte...

Valentina disse...

Bolos de limão vão sempre me levar você.

Fernanda Almeida disse...

Realmente divino!!! Ficou molhadinho e amanteigado. Ideal para o chá da tarde... Obrigada

Patricia Scarpin disse...

Fer, que bom que vc gostou! Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado!