quarta-feira, julho 23, 2014

Bolo de uísque e noz-moscada

English version

Whisky and nutmeg pound cake / Bolo de uísque e noz-moscada

Eu sei, eu sei, uísque não é nada “saudável”, mas acho que não há nada de errado em adicionar um pouquinho de álcool a algumas receitas, de vez em quando: não consigo fazer risoto sem um toque de vinho branco, e cerveja pode fazer maravilhas em pratos com carne bovina (meu molho à bolonhesa se tornou ainda mais delicioso depois que passei a usar vinho tinto).

Tudo isso escrito por alguém que certa vez fez um bolo encharcado de rum. :D

O bolo que lhes trago hoje tem bem menos álcool, mas é bastante saboroso e eu deparei com a receita porque queria fazer algo com farinha integral – a primeira ideia foi um pão, mas quando olhei para o vidro de farinha o pobrezinho estava quase vazio. O bolo da Alice Medrich foi uma escolha ótima, já que eu precisaria de menos de ½ xícara de farinha integral. Ficou macio e delicioso, como todos os bolos deveriam ser, e com um tom dourado lindo.

Achei que o bolo combinou bem com uma xícara de chá quentinho (tivemos um final de semana frio por aqui), e tenho certeza de que ficaria ótimo também servido com chantilly e frutas frescas, como os trifles em pratos que a Nigella faz (que parecem os nossos pavês, só que com bolo em vez de bolacha), para uma sobremesa de verão. Ou com sorvete de baunilha e calda de chocolate ou de caramelo salgado.

Ok, já parei. :)

Bolo de uísque e noz-moscada
um nadinha adaptado do delicioso Pure Dessert

2 colheres (sopa) de leite integral, temperatura ambiente
1 colher (sopa) de uísque
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
105g de farinha para bolos (caseira: 15g de amido de milho + 90g de farinha de trigo comum)
55g de farinha de trigo integral
150g de açúcar cristal
¾ colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
½ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
180g de manteiga sem sal, amolecida e em pedacinhos

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 4 ou 5 xícaras de massa, forre-a com papel e unte o papel também.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame o leite, o uísque, os ovos e a baunilha.
Na tigela da batedeira, misture com um batedor de arame as farinhas, o açúcar, o fermento, a noz-moscada e o sal. Junte a manteiga e metade da mistura de ovos e bata em velocidade baixa apenas até os ingredientes secos umedecerem. Aumente para a velocidade média e bata por 1 minuto. Raspe as laterais e o fundo da tigela. Adicione metade da mistura de ovos restante e bata por 20 segundos. Junte o restante da mistura e bata por mais 20 segundos. Raspe as laterais e o fundo da tigela.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse até que o bolo cresça e doure, 55-60 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 20 minutos, desenforme com cuidado e transfira para uma gradinha. Deixe esfriar completamente e remova o papel.

Rend.: 8-10 porções

11 comentários:

Fernanda Amarante disse...

Ameiiii a ideia de bolo de uisque, Pat. Vou testar loguinho, minha mãe é bebedora de uisque (chamo de cascavel!!!) e vai amar!
Beijos!!!

Teresa Newman disse...

Sua cozinha sempre com delicias, amo suas apresentações dos pratos e sabor.

Janaina disse...

Oi Patrícia! Será que é possível substituir o whisky por outra bebida, como o vinho marsala ou outro mais encorpado? By the way, amo suas receitas, suas fotos, seu blog! Minha família inteira agradece a sua existência!!rs
Sempre faço suas delícias! Beijos!

Sabrina Romano disse...

"eu bebo sim, estou vivendo... Tem gente que não bebe e está morrendo, eu bebo, sim...". Ah, e esse bolo ficou com uma cor incrível! ;)

Sonhos da su disse...

Esse bolinho esta com uma textura fantastica... deve de ser uma delicia!!! Comia bem uma fatia:) beijinhos

Isabel Salvador disse...

Hummmmmmmmm este bolo deve ser mesmo bom, gostei muito, bjokitas

Patricia Luck disse...

Hmmm...uísque é o que não falta por aqui, acho que vou fazer pro marido. Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Fer, tadinha da sua mãe, hahaha!
Bj, querida!

Teresa, obrigada! <3

Janaina, pode sim! Eu pensei em usar Marsala por causa de um bolo que a Ana do La Cucinetta fez um tempão atrás, mas acabei optando pelo uísque, queria ver se combinada com a noz-moscada.
Adorei saber que vc curte o blog, obrigada!
Beijo!

Sá, eu tb amei a cor do danado, tão dourado!
Bj!

Paty Luck, depois me conta!
Bj!

wair de paula disse...

Definitivamente, este é meu tipo de bolo...
abs!!!!!!

Danielle Vieira disse...

Fiz esse bolo hoje e adorei o sabor! Fez bastante sucesso por aqui!! Receita fácil e mto gostosa! Adoro seu blog e já to com mais 3 receitas pra testar o mais breve possível!!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Dani! Que bom saber que o bolo fez sucesso, adorei! Obrigada por vir aqui me contar o resultado - tomara que vc goste das outras receitas tb!
Beijo!