Monday, August 04, 2014

Biscoitinhos de trigo sarraceno com geleia de figo e comida bonita

English version

Buckwheat thumbprints with fig preserves / Biscoitinhos de trigo sarraceno com geleia de figo

Uma vez fiz um teste na faculdade (dado pela Prof. Valderez Carneiro da Silva) e o resultado foi que eu era uma pessoa sinestésica. Conforme fui lendo a respeito e ouvindo as explicações da professora, achei que fazia sentido.

A maioria dos colegas de sala obteve "visual" como resultado, ou seja, eles eram pessoas visuais. Não sei bem se hoje, refazendo o teste, o resultado seria o mesmo (isso foi há dezessete anos), mas creio que a porcentagem das minhas respostas de cunho "visual" seria maior, já que sinto isso bastante latente às vezes, especialmente quando o assunto é comida. Fico doida por livros, revistas e blogs cheios de lindas fotos e às vezes tendo a escolher uma receita por causa da aparência da comida - é por isso que adoro fazer biscoitinhos do tipo thumbprint, eles sempre ficam tão bonitinhos! <3

Estes foram feitos com uma mistura de farinha de trigo comum e farinha de trigo sarraceno, e a geleia de figo combinou lindamente. Acho que geleia de laranja seria uma escolha de sabor interessante para o trigo sarraceno, mas vou ter de testar isso outro dia. :)

Biscoitinhos de trigo sarraceno com geleia de figo
adaptados do ótimo Great Cookies: Secrets to Sensational Sweets

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ xícara (70g) de farinha de trigo sarraceno
1/8 colher (chá) de sal
200g de manteiga sem sal, ligeiramente firme
½ xícara (100g) de açúcar cristal ou refinado
2 gemas grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
geléia de figo ou de sabor que preferir

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame as farinhas e o sal.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga em velocidade médio-baixa até ficar cremosa. Junte o açúcar e bata para incorporar. Junte as gemas e a baunilha, batendo somente até misturar. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos em duas adições, misturando somente até obter uma massa homogênea – se misturar demais a massa ficará oleosa.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) nivelada de massa e coloque nas assadeiras preparadas, deixando 5cm de distância entre uma e outra. Com o cabo de uma colher de pau ou outro utensílio, pressione levemente o centro de cada bolinha de massa. Asse por 10 minutos, pressione novamente o centro de cada biscoito e encha com um pouquinho de geléia (não exagere para que ela não escorra). Leve ao forno novamente até que as beiradas dos biscoitos estejam douradas, 5 a 7 minutos. Deixe esfriar.

Rend.: cerca de 45 biscoitinhos

2 comments:

Brazilmt04 said...

Olá! Onde é encontro farinha de trigo sarraceno em São Paulo? E parabéns pelo blog, curto bastante seus posts.

Patricia Scarpin said...

Comprei na Casa Santa Luzia.
Obrigada!

Related Posts with Thumbnails