quinta-feira, agosto 21, 2014

Bolo cítrico com mirtilos (com farinha de trigo sarraceno) e um conselho

English version

Citrus blueberry cake / Bolo cítrico com mirtilos

Vocês sabem que não preciso de desculpas para fazer bolos de limão siciliano – se eu não gostasse tanto de provar receitas novas eu provavelmente teria um bolo de limão na bancada da cozinha todos os finais de semana. :)

Por mais tolo que isso possa parecer, ter bolos e biscoitos na bancada da cozinha é uma das coisas que mais me deixam feliz. :)

Quando vi essa receita linda de bolo de laranja salpicado de mirtilos decidi adicionar limão siciliano à mistura, fazendo assim um bolo cítrico. O bolo ficou uma delícia – tanto laranja quanto limão combinam super bem com mirtilo –, bem macio e bonitinho com o formato da forma de torta.

Entretanto, usei uma forma 1cm menor do que a pedida na receita – será que gosto de viver perigosamente? – e nos primeiros vinte minutos de forno fiquei de plantão em frente ao forno, morrendo de medo de a massa transbordar. Por sorte isso não aconteceu e o bolo ficou ótimo, mas se não quiserem ter a mesma preocupação usem uma forma um tantinho maior – ou... :)

Bolo cítrico com mirtilos
um tiquinho adaptado do Margaret Fulton Baking: The Ultimate Sweet and Savory Baking Collection

250g de farinha de trigo
50g de farinha de trigo sarraceno
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
250g de açúcar cristal
2 ovos, levemente batidos com um garfo
180ml de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 1 laranja grande
raspas da casca + o suco de 1 limão siciliano
130g de manteiga sem sal, derretida e fria
200g de mirtilos (blueberries) frescos ou congelados (sem descongelar antes de usar)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de torta de 22cm de diâmetro, com fundo removível, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também. Polvilhe tudo com farinha de trigo e remova o excesso.
Em uma tigela grande, misture as farinhas, o fermento, o sal e o açúcar. Junte os ovos, o leite, a baunilha, as raspas de casca de laranja e limão, o suco e a manteiga e misture até incorporar tudo. Transfira para a forma preparada e alise a superfície. Salpique metade dos mirtilos sobre a massa e leve ao forno por 20 minutos. Salpique o restante dos mirtilos sobre o bolo e asse por mais 20 minutos (o meu bolo precisou de 35 minutos depois da segunda leva de mirtilos).

Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 25 minutos e então remova, com cuidado, o aro da forma. Deixe o bolo terminar de esfriar sobre a gradinha.
* usei uma forma de 21x4cm e a massa quase derramou – recomendo usar uma forma um tiquinho maior

Rend.: 8 porções

6 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Que delícia!

Anônimo disse...

Ai Patrícia, isso aí ficou tãaao lindo! Tenho que encontrar farinha de trigo sarraceno por aqui para testar essa receita, parece boa demais!
Beijos e boa semana!!

Patricia Scarpin disse...

Vivian, caso não encontre a farinha substitua por farinha comum (a receita original é assim, eu é que coloquei sarraceno da minha cabeça).
Beijo!

Quéroul disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaai <3

mas que eu te disse, eu te disse.

<3 <3 <3

(o bolo tá lindo e salivável, mas isso eu também já te disse...)

repaginandoreceitasgrandesmestrestv.com disse...

Patrícia, posso perceber que você é uma cinéfila como eu, então, tomo a liberdade de te indicar um filme que assisti ontem no Telecine cujo título em português é: "A Vida Secreta de Walter Mitty". Excelente! Bjs e parabéns pelo seu blog, sou apaixonada por ele.


Patricia Scarpin disse...

Oi, Evangelina! Eu vi esse filme no cinema e gostei bastante. É lindo.
Bjs e obrigada pelo comentário!