Thursday, August 21, 2014

Bolo cítrico com mirtilos (com farinha de trigo sarraceno) e um conselho

English version

Citrus blueberry cake / Bolo cítrico com mirtilos

Vocês sabem que não preciso de desculpas para fazer bolos de limão siciliano – se eu não gostasse tanto de provar receitas novas eu provavelmente teria um bolo de limão na bancada da cozinha todos os finais de semana. :)

Por mais tolo que isso possa parecer, ter bolos e biscoitos na bancada da cozinha é uma das coisas que mais me deixam feliz. :)

Quando vi essa receita linda de bolo de laranja salpicado de mirtilos decidi adicionar limão siciliano à mistura, fazendo assim um bolo cítrico. O bolo ficou uma delícia – tanto laranja quanto limão combinam super bem com mirtilo –, bem macio e bonitinho com o formato da forma de torta.

Entretanto, usei uma forma 1cm menor do que a pedida na receita – será que gosto de viver perigosamente? – e nos primeiros vinte minutos de forno fiquei de plantão em frente ao forno, morrendo de medo de a massa transbordar. Por sorte isso não aconteceu e o bolo ficou ótimo, mas se não quiserem ter a mesma preocupação usem uma forma um tantinho maior – ou... :)

Bolo cítrico com mirtilos
um tiquinho adaptado do Margaret Fulton Baking: The Ultimate Sweet and Savory Baking Collection

250g de farinha de trigo
50g de farinha de trigo sarraceno
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
250g de açúcar cristal
2 ovos, levemente batidos com um garfo
180ml de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 1 laranja grande
raspas da casca + o suco de 1 limão siciliano
130g de manteiga sem sal, derretida e fria
200g de mirtilos (blueberries) frescos ou congelados (sem descongelar antes de usar)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de torta de 22cm de diâmetro, com fundo removível, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também. Polvilhe tudo com farinha de trigo e remova o excesso.
Em uma tigela grande, misture as farinhas, o fermento, o sal e o açúcar. Junte os ovos, o leite, a baunilha, as raspas de casca de laranja e limão, o suco e a manteiga e misture até incorporar tudo. Transfira para a forma preparada e alise a superfície. Salpique metade dos mirtilos sobre a massa e leve ao forno por 20 minutos. Salpique o restante dos mirtilos sobre o bolo e asse por mais 20 minutos (o meu bolo precisou de 35 minutos depois da segunda leva de mirtilos).

Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 25 minutos e então remova, com cuidado, o aro da forma. Deixe o bolo terminar de esfriar sobre a gradinha.
* usei uma forma de 21x4cm e a massa quase derramou – recomendo usar uma forma um tiquinho maior

Rend.: 8 porções

6 comments:

Tertúlia da Susy said...

Que delícia!

Temperaria - Vivian Luiz said...

Ai Patrícia, isso aí ficou tãaao lindo! Tenho que encontrar farinha de trigo sarraceno por aqui para testar essa receita, parece boa demais!
Beijos e boa semana!!

Patricia Scarpin said...

Vivian, caso não encontre a farinha substitua por farinha comum (a receita original é assim, eu é que coloquei sarraceno da minha cabeça).
Beijo!

Quéroul said...

aaaaaaaaaaaaaaaaai <3

mas que eu te disse, eu te disse.

<3 <3 <3

(o bolo tá lindo e salivável, mas isso eu também já te disse...)

Evangelina Ramires de Lacerda said...

Patrícia, posso perceber que você é uma cinéfila como eu, então, tomo a liberdade de te indicar um filme que assisti ontem no Telecine cujo título em português é: "A Vida Secreta de Walter Mitty". Excelente! Bjs e parabéns pelo seu blog, sou apaixonada por ele.


Patricia Scarpin said...

Oi, Evangelina! Eu vi esse filme no cinema e gostei bastante. É lindo.
Bjs e obrigada pelo comentário!

Related Posts with Thumbnails