quarta-feira, maio 28, 2014

Bolo de lavanda e limão siciliano

English version

Lemon and lavender loaf cake / Bolo de lavanda e limão siciliano

Os dias tem estado friozinhos por aqui ultimamente – algo que amo demais – mas isso faz com que a manteiga demore séculos para amolecer na minha cozinha gelada, tornando as minhas sessões de baking matinais um tantinho mais complicadas. Somem a isso o fato de eu ter apenas algumas colheradas de farinha de amêndoa na geladeira e a ideia de fazer o bolo de limão divino do Nigel Slater teve de ser adiada.

O bolo do Nigel é atualmente o meu bolo de limão favorito – seguido de perto pelo simples porém delicioso bolo da Alisa Huntsman – e o meu planos era fazê-lo novamente, troando o tomilho por alguma outra coisa, como lavanda ou sementes de alcarávia. Foi quando lembrei de que vira um bolo de limão siciliano e lavanda no livro lindo do Paul Hollywood, e como no método dele a manteiga entrava derretida a receita foi ideal para aquela manhã gelada. A adição de iogurte e a calda espalhada sobre o bolo ainda quente o tornaram muito úmido e saboroso.

Se vocês tiverem tempo de esperar a manteiga ficar molinha e também tiverem 100g de farinha de amêndoa por perto, façam o bolo do Nigel; caso contrário, a receita do Paul é exatamente do que vocês precisam – além disso, podem usar a criatividade e trocar a lavanda por qualquer outra coisa que preferirem.

Bolo de lavanda e limão siciliano
um nadinha adaptado do delicioso Paul Hollywood's Pies and Puds

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
250g de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
125g de açúcar cristal
1 ½ colheres (sopa) de lavanda seca comestível
2 ovos grandes
200g de iogurte natural integral*
raspas da casca de 2 limões sicilianos
100g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Calda:
suco dos 2 limões sicilianos usados no bolo
¼ xícara (50g) de açúcar cristal

Pré-aqueça o seu forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 1kg (aproximadamente 10x20cm medindo pela base), forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, o açúcar e a lavanda.
Em uma tigelinha, misture com o batedor os ovos, o iogurte, as raspas de limão, a manteiga e a baunilha. Despeje sobre os ingredientes secos e misture apenas até incorporar e obter uma massa – não mexa demais.
Despeje na forma preparada e asse por 40 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito).
Retire do forno e fure o bolo várias vezes com um palito de dente. Em uma tigelinha, misture os ingredientes da calda e derrame aos poucos sobre o bolo quente, esperando até que cada porção seja absorvida antes de derramar mais. Deixe esfriar completamente na forma.

* usei 1 potinho de iogurte de 170g e completei com 30g de leite integral em temperatura ambiente

Rend.: 8 porções

14 comentários:

Luciana Leal disse...

Que delícia!!! Pior que com o frio que está aqui em Londrina, a manteiga não fica molinha de jeito algum!!! Bjs Patrícia.

Fernanda Amarante disse...

Acabei de sair da cozinha e preciso correr com mil coisas, mas se não fosse por isso, ia testar essa receita agora! Por milagre, tenho todos os ingredientes!
Sabe que minha manteiga amoleceu bem rápido hoje, Pat? Aqui ainda está tãaaao quente! Mas a maioria dos dias pelo menos estou conseguindo usar um pijama de calças compridas ( a blusa é fresca por que odeio blusa de pijama me sufocando!). Amei demais a ideia desse bolo. Estava ansiosa desde que você anunciou que ia usar a lavanda! Um beijo, querida!

tatiane disse...

Pat, não sei como você faz com a manteiga, por aqui eu meço o quanto preciso e corto em cubinhos de 1cm. Logo fica macia para usar.
E esse bolo, hein? Já fiquei vidrada na versão do Nigel, preciso provar este!
beijos

Anderson disse...

Olá Patrícia! Vc acha que se trocasse o yogurte por sour cream daria certo também ou ficaria muito gorduroso? É que eu tenho um pote dando sopa na geladeira... Abraço!!

Valentina disse...

Lavanda cai tão bem com cítricos. Delicia. Agora tenho que dizer que amei tecido da foto. Delicadao. Estampa bem suave.

Sabrina Romano disse...

nossa, esse é dos meus! Minha mãe pirou nas almôndegas com alho poró! bjo

Anônimo disse...

Bom dia, Patrícia.
Minhã irmã está grávida e com desejos incontroláveis de comer rocambole. Você tem alguma boa receita para me indicar?
Obrigada,
Isabela.

Patricia Scarpin disse...

Lu Leal, a minha cozinha deve ser tipo Londrina, querida, é um gelo! :D
Bjs!

Fer, eu estou amando esse friozinho, querida. E o bolo ficou bem bom, viu?
Beijão!

Tati, eu faço isso dos cubinhos, querida, mas a minha cozinha é tão gelada que mesmo assim ainda demora! :S
Bjs!

Anderson, eu já fiz isso algumas vezes justamente por ter creme vencendo na geladeira. Deu super certo!
Um abraço!

Tina, querida, obrigada!

Sá, que bom que a sua amãe gostou das almôndegas! \0/ Bjs, flor!

Isa, eu só não fiz esse rocambole da Tina porque estava sem chocolate branco em casa, estou doida pra testar (e se vc não conhece o blog dela tenho certeza de que vai se apaixonar):

http://trembom.com/rocambole-de-especiarias-com-ruibarbos-assados/

Depois me conta? Bj pra vc e pra sua irmã!

Rosana disse...

Olá Patrícia tudo bem?
Sou nova aqui no blog e estou amando, minhas receitas preferidas são as sobremesas em especial "bolos" Fiz o bolo de geléia de laranja que fez o maior sucesso aqui em casa. Patrícia só tenho uma dúvida...,notei que vc. sempre usa o açúcar cristal em suas receitas, este tipo de açúcar faz diferença no preparo do bolo. Fiquei com esta dúvida...
bjs Rô

Patricia Scarpin disse...

Oi, Rô, tudo bem, sim, e contigo?
Adorei saber que o bolo fez sucesso aí, que gostoso!
Eu uso o cristal porque gosto de usar açúcar orgânico. Pode usar o refinado, sim.
Bjs!

Anônimo disse...

Tendo limão eu estou sempre disposta a tentar, mas o bolo molhadinho de limão siciliano com papoula já me arrebatou! Adoro aquele bolo.
Patrícia

Thaty Corrêa disse...

Oi Pat!

Essa é mais das suas maravilhosas receitas que ando namorando, rsrsrs. Me dá uma ajuda: onde eu posso comprar a lavanda pela internet, você sabe? Aqui no interior essas coisas não existem! :
Ah, e água de flor de laranjeira também , por favor!
Obrigada!
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Thaty, eu acho que tem na Bombay Temperos, mas não tenho certeza.
Bjs!

Thaty Corrêa disse...

Obrigada Paty, vou procurar lá! Beijos