sexta-feira, maio 16, 2014

Biscotti de pinoli e Marsala e tornando um conto de fadas bem interessante

English version

Pine nut and Marsala biscotti / Biscotti de pinoli e Marsala

Sob o risco de vocês me chamarem de coração peludo (depois de eu lhes contar que não gosto de filmes de animação) vou confessar que também não sou muito fã de contos de fada – eu adorava “Alice no País das Maravilhas” quando era pequena, mas depois fui pra faculdade e aprendi coisas nada legais sobre Lewis Carroll, por isso nunca mais senti o mesmo pela história.

Porém, assim como com histórias bíblicas, adicione gente boa ao projeto e eu me interesso na mesma hora: hoje de manhã li que “Cinderella” é dirigido por Kenneth Branagh – quem eu adoro tanto como ator quanto como diretor – e Cate Blanchett será a Madrasta Má – se Charlize Theron quebrou tudo (maravilhosa!) como vilã naquele filme bestinha da Branca de Neve, já pensaram o que Cate Musa fará? E dirigida pelo Sr. Branagh? E tem mais: Helena Bonham Carter será a Fada Madrinha e eu aposto que ou eles a tirarão completamente de sua zona de conforto ou será a Fada Madrinha mais louca de todos os tempos. :D

Adoro biscotti, como vocês sabem, e os de amêndoa são uma paixão minha – entretanto, quando abri o freezer para pegá-las não havia nenhuma. Ô tristeza. Dei de cara com os pacotinhos de pinoli que trouxera de viagem (já que aqui eles custam uma fortuna) e resolvi usá-los no lugar das amêndoas – fiquei pensando que ou seria uma grande ideia ou um desperdício dos preciosos ingredientes – por sorte, os biscotti ficaram uma delícia.

Já no caso de Heleninha, o que vocês acham que acontecerá? :D

Biscotti de pinoli e Marsala
adaptados do Dolci: Italy's Sweets

385g de farinha de trigo
150g de açúcar cristal
½ colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) cheias de mel
2 ovos grandes
2 gemas grandes
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
raspas da casca de 1 laranja grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
100ml de vinho Marsala
120g de pinoli, levemente tostados e frios – a receita original levava amêndoas, substitua se preferir

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio.
Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento, o sal, o mel, os ovos, as gemas, a manteiga, as raspas de casca de laranja, a baunilha e o Marsala. Usando a batedeira, misture apenas até obter uma massa, e então misture os pinoli – a massa é grudenta, mas se estiver grudenta demais acrescente um pouquinho de farinha.
Divida a massa em três porções iguais e, usando as mãos úmidas, formate cada porção em um cilindro de 25x5cm. Coloque-os na assadeira preparada deixando 5cm de distância entre um e outro e asse por 25 minutos ou até que dourem e firmem ligeiramente.
Com cuidado, deslize o papel alumínio com os cilindros de biscotti para uma gradinha e deixe esfriar por 8 minutos. Forre a assadeira com papel manteiga. Com uma faca afiada e com um movimento único de guilhotina, corte os cilindros na diagonal em fatias de 1,5cm e arrume-os na assadeira forrada. Asse por 8 minutos ou até que dourem, vire-os e asse-os até dourarem do outro lado também. Deixe esfriar completamente na assadeira.
Os biscotti podem ser guardados em um recipiente hermético por até 2 semanas.

Rend.: cerca de 35 unidades

5 comentários:

Lia disse...

Também sou super fã do Kenneth Branagh... :-D
Ontem que descobri sobre essa versão de Cinderella e já estou ansiosa para assistir!
Aliás, obrigada pela dica do Wallander, adorei.
E vou experimentar o biscotti... ficou tão lindo!
Bjs!!

Luciana Leal disse...

Eu nunca fiz biscotti, tenho um certo medo de fazer e não dar certo.Quando fala pra tirar antes do forno e depois voltar pra ele, já fico com medo achando que tirei antes do tempo... enfim, ainda farei um dia pois tenho muita vontade de comer, mas o medo!!!!! rsrs

Quéroul disse...

cabei de falar lá no feici que eu venho, falo um monte, enlouquecida, e morro de vergonha depois, mas a culpa é sua... justo a vermífuga??? foi um crescendo de emoções: Branagh amor verdadeiro, Blanchett, amor eterno, aí tô lá no cume da montanha do amor e sofro essa queda lendo 'Vermífuga Bonham-Carter'. má credo.

então só me resta fazer mais um comentário/questã pertinente: mas você congela amêndoa??? que legal. não sabia que a gente podia congelar essas coisas. :)

Ana disse...

Riquísimo!!! la combinación perfecta para tomar con un café...

Un saludo!

Patricia Scarpin disse...

Lisa, Kenneth é maravilhoso! :D
Bjs e obrigada!

Lu Lea, eu tinha esse receio tb, querida, mas depois desencanei.
Bjs!

Quéroul, eu adoro os seus comentários! <3
Não sou super fã de Heleninha, não, mas quero vê-la fazendo alguém mais "normal", como será? Dúvidas. :D
Sim, guardo todas as castanhas no freezer, assim elas ficam frescas por mais tempo!
Bjs!