quarta-feira, maio 21, 2014

Almôndegas de carne e alho-poró e o que "Breaking Bad" e "Sons of Anarchy" tem em comum

English version

Leek meatballs / Almôndegas de carne e alho-poró

Uma das várias razões pelas quais amo “Breaking Bad” é que a série nunca fez concessões – nunca senti que algo estava sendo feito para agradar a audiência, ou que algo fora repentinamente alterado para nos dar um final feliz. Adoro quando os seriados de TV não tomam o caminho da covardia só para que os espectadores se sintam menos chocados – por exemplo, posso não gostar de “Game of Thrones”, mas admiro muito a coragem das pessoas por trás da série.

Agora que terminei a primeira temporada do excelente “Sons of Anarchy” sinto que não se trata de um seriado do tipo covarde, o que me faz adorá-lo mais ainda – aparentemente as pessoas responsáveis por ele também não são de fazer concessões, por isso temporada 2, aí vou eu, e o mais rapidamente possível.

Estas almôndegas, com uma quantidade enorme de alho-poró combinada com carne bovina, foram uma ótima surpresa: absurdamente leves na textura, fáceis de fazer, deliciosas e ótimas para ter no freezer (elas podem ir ao forno ainda congeladas, apenas asse-as por um pouco mais de tempo), elas não são as típicas almôndegas, mas são uma receita que vale a pena provar.

Posso não gostar de seriados que fazem concessões, mas estou disposta a fazer uma e aceitar almôndegas que tem mais alho-poró do que carne, especialmente quando elas são gostosas assim. :)

Almôndegas de carne e alho-poró
um tiquinho adaptadas do mais do que lindo Jerusalem: A Cookbook

450g de alho-poró, sem a parte verde
300g de carne moída (usei patinho)
1 dente de alho grande, amassado e picadinho
1 ovo
90g de farelo de pão - não use farinha de rosca; torre pão amanhecido e passe pelo processador ou liquidificador
sal e pimenta do reino moída na hora
1 punhado de folhas de salsinha picadas

Corte os alhos-porós em rodelas, lave bem, e cozinhe no vapor por 20 minutos ou até que estejam bem macios (se não tiver a panela própria para isso, coloque o alho-poró em um escorredor de macarrão e este dentro de uma panela com água fervendo. Tampe o escorredor). Escorra e deixe esfriar. Depois de frios, aperte os pedacinhos de alho-poró em uma peneira para eliminar qualquer excesso de água. Pulse-os em um processador até picar bem, mas não deixe virar uma papa. Transfira para uma tigela grande, junte a carne, o alho, o ovo, o farelo de pão, o sal, a pimenta e a salsinha. Misture para incorporar os ingredientes. Faça bolinhas compactas com porções de massa – mãos úmidas tornam o trabalho mais fácil. Se a mistura estiver úmida demais, junte 1 colher (sopa) de farelo de pão e misture novamente. Leve as almôndegas à geladeira por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio e pincele-o levemente com óleo ou azeite. Arrume as almôndegas sobre o papel alumínio e asse até que dourem e estejam cozidas por dentro (cerca de 30 minutos). Sirva imediatamente.

As almôndegas cruas podem ser congeladas por até 1 mês.

Rend.: cerca de 25 unidades

3 comentários:

Unknown disse...

Que bom que posso contar contigo para uma boa e saborosa sugestão quando não sei o que cozinhar. Essa receita á pra hoje! Obrigada! Bj

Patricia Scarpin disse...

Malba, que gostoso ler o seu comentário! Espero que vc goste da receita! Bj!

Unknown disse...

Faço da Malba as minhas palavras! Cozinha ai vou eu! Obrigada ;)