segunda-feira, maio 05, 2014

Cookies de Milky Way e chocolate amargo e um filme que oscila demais

English version

Milky Way and chocolate chip cookies / Cookies de Milky Way e chocolate amargo

Apesar de filmes e música serem vícios meus eu não gosto de musicais – com pouquíssimas exceções (o que me vem à mente agora é “Moulin Rouge”), me parece impossível curtir esse tipo de filme, não importa o quanto eu tente, como as quatro vezes em que tentei assistir a “Chicago”, sem sucesso (caí no sono em todas e nem cansada estava).

Ontem à noite, entretanto, dei uma chance a “Ritmo de Um Sonho” por me lembrar de todo o auê em torno do filme na época do lançamento e do quão elogiado Terrence Howard foi; ele está mesmo fantástico como Djay – e nunca esperei muito dele como ator – e foi maravilhoso ver um filme com um elenco basicamente todo negro (isso é tão raro!), mas no final fiquei meio dividida, naquelas de gostei/não gostei, e a razão para isso foi o filme ter oscilado demais: há cenas ótimas permeadas de cenas que não acrescentam nada à história ou foram escritas/encenadas de maneira pobre, e isso foi até o final. Não é um filme ruim, mas eu certamente esperava mais.

Cookies de gotas de chocolate, por outro lado, dificilmente desapontam e os da Jo Wheatley não são exceção – crocantes nas extremidades, macios no centro, eles são gostosos do começo ao fim, sem oscilação à vista.
A receita original pede por chocolate amargo apenas, mas depois de ter adicionado candy bars a brownies com este resultado achei que já era hora de fazer o mesmo com outro clássico, e ao provar um biscoito ainda morninho do forno soube que fizera a coisa certa. :D

Cookies de Milky Way e chocolate amargo
um nadinha adaptados do tão lindo A Passion for Baking

185g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
200g de açúcar mascavo claro
125g de açúcar demerara
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
400g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
100g de chocolate amargo, picado – usei um com 70% de cacau
4 Milky Ways, picados – Snickers também servem

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga*.
Com a batedeira, bata a manteiga e os açúcares até obter uma mistura cremosa e clara. Junte os ovos, batendo, e então raspe as laterais da tigela a cada adição. Junte a baunilha.
Em velocidade baixa, acrescente a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e misture somente até incorporá-los. Ainda em velocidade baixa, incorpore o chocolate picado e os Milky Ways (se necessário, termine de misturar com uma espátula de silicone).
Coloque porções de 2 colheres (sopa) niveladas de massa por biscoito nas assadeiras deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse por 5 minutos, retire do forno e bata com a assadeira sobre a pia uma vez para achatar os biscoitos. Volte-os ao forno e asse por mais 6-8 minutos ou até que fiquem dourados nas extremidades.
Deixe esfriar nas assadeiras sobre uma gradinha.

* alguns pedacinhos de caramelo/nougat podem derreter e grudar no papel manteiga ao esfriar – para evitar isso, enquanto os biscoitos ainda estiverem quentinhos desgrude-os do papel com cuidado (se algum pedacinho escorrer para fora do biscoito agora é a hora de reformatá-los como círculos). Em um primeiro momento pensei em usar papel alumínio e assim evitar o problema, mas mudei de ideia pois o papel alumínio conduziria mais calor aos biscoitos tornando-os achatados demais

Rend.: cerca de 38 cookies grandes

8 comentários:

Unknown disse...

Daria tudo para ter esses cookies agora no meu lanchinho da tarde...
Ficaram magníficos Patricia!
Que bacana essa ideia das candy bars (você sempre inovando!)!
O resultado é tentador!

Bjs

Amanda disse...

Patricia, concordo com você: os musicais dão sono! Os que eu mais gosto são "Moulin Rouge", "Dançando no Escuro" de Lars Von Trier e o clássico "Hair". Agora os cookies parecem divinos e o canudinho do leite que aparece na foto é muito fofo! Beijos

Valentina disse...

Seguir a nossa intuição nos trás varias surpresas, não eh? Que bom que no teu caso foi um sucesso. Esta descrição de cookies eé bem como eu gosto.

Fernanda Amarante disse...

Nooossa, deve ficar ótimo, Pat! Já experimentei várias receitas com Twix, que amo, e Snickers. Milky Way é o preferido atual do meu amor, então de repente vou tentar. Segui seu conselho e comecei a assistir Robocop (o novo) e estou amando. Só não terminei pq ando dormindo cedo, aí, cochilei! Beijos, linda!

Kátia Andréa Silva da Costa disse...

Ah, o musical que eu mais gosto é o "Priscila: Rainha do deserto". Este filme é lindo!!!! Bjs e parabéns pela excelente página.

Quéroul disse...

The Sound of Music & The Wizard of Oz????????????????
por favor.

Patricia Scarpin disse...

Amanda, não tive coragem ainda de ver "Dançando no Escuro", Lars Von Trier não me representa. :D
Bj!

Fer, eu acho o Twix chatinho de picar porque esfarela muito, por isso prefiro Snickers! Depois me conta do filme! Bj, querida!

Kátia, eu adoro esse filme! Terence Stamp é maravilhoso!
Obrigada, bj!

Quéroul, amora, eu acho "A Noviça Rebelde" chatééééérrimo, não fica de mal? :S

Lau Verrengia disse...

Patricia, os cookies estão lindos, e pela descrição, parecem mesmo deliciosos. Já posso imaginar esse chocolate todo entre as mordidas e estou morrendo de vontade.
São os próximos cookies que meu filho comerá. Depois te conto como ficaram,
Beijinhos