quarta-feira, maio 07, 2014

Bolo de chocolate e marzipã e um trailer que me fez mudar de ideia

English version

Cocoa-marzipan pound cake / Bolo de chocolate e marzipã

Hoje de manhã fiquei sabendo que será lançada uma série sobre a vida do Comissário Gordon na era pré-Batman e confesso que logo de cara não me interessei muito, não; entretanto, depois de ver o trailer mudei de ideia completamente (ah, a alegria de um trailer bem montado!).

Estou ansiosa para ver como os vilões serão interpretados e fiquei especialmente impressionada com Robin Taylor – acho que nunca vi nada com ele, mas a cara de louco, o nariz e o cabelo são tão perfeitos para o Pinguim que o menino ganhou o meu coração na hora. Vou esquecer que Jada Pinkett Smith conseguiu ser péssima em menos de cinco segundos na tela e considerar este trailer perfeito. :)

E se estou disposta a esquecer um ou dois detalhes que não são tão bacanas no que vi até agora de “Gotham”, não faria o mesmo com a pasta de amêndoa que estava no meu freezer: sobrara um pouquinho depois de fazer os biscoitos da Sarah Carey e usei para preparar o bolo do David Lebovitz – como podem ver, assim como um seriado de TV a minha cozinha está cheia de celebridades. ;)

Bolo de chocolate e marzipã
um nadinha adaptado daqui

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó sem adição de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
¾ xícara (200g) de pasta de amêndoa – usei caseira, receita aqui
1 xícara (200g) de açúcar cristal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 colheres (chá) de Amaretto
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 ovos grandes, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente
½ xícara de amêndoas em lâminas (opcional)

Pré-aqueça o forno a 160°C; unte com manteiga e enfarinhe duas formas de bolo inglês de 21cm.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o cacau, o fermento e o sal.
Na batedeira, bata a pasta de amêndoa e o açúcar até que a pasta fique em pedacinhos bem pequenos. Junte a manteiga e bata até obter um creme claro e fofo. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela. Junte o Amaretto e a baunilha.
Com uma espátula de silicone, misture metade dos ingredientes secos. Misture o leite, seguido do restante dos ingredientes secos.
Divida a massa entre as duas formas e alise a superfície. Salpique com as amêndoas. Asse por cerca de 45 minutos ou até que cresçam e firmem (faça o teste do palito)
Deixe esfriar completamente nas formas.

Os bolos podem ser guardados em temperatura ambiente por até três dias ou embalados com uma camada dupla de filme plástico e congelados por até 1 mês.

Rend.: 2 bolos, 8 porções cada – um conselho meu: não dividam a receita para fazer apenas um bolo; façam os dois, porque o danado é tão gostoso que vai acabar rapidinho e vocês se arrependerão de não ter feito os dois bolos de uma vez. :D

12 comentários:

Masterchef cá de casa disse...

Gosto tanto dessa combinação e ja nao como ha tanto tempo!

Teresa Newman disse...

Que bolo da cor lindaaaa, já denuncia que ficou super gostoso.

Su Delícia disse...

Bem, lá fui eu ver o trailer... e até eu fiquei com vontade de ver a série! hehehe
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Anna disse...

Pati, deu vontade de comer o bolo só de ler a receita. Adorei a dica de Gotham :)

Entre Tralhas e Panelas disse...

Esse bolo criou-me agua na boca...lindo

Valentina disse...

Acho que vou romper a etiquette. amei o paninho com a carrinha de crocitel, Pat.eu quero. risos.

linda a tua criação também. a cara deste bolo, bem areado..me deixou enchanted. bjocas

Anônimo disse...

Patrícia
Outro dia comi uma Devi's Cake no Diner201 em SP e achei perto da perfeição.
Tenho procurado receitas, mas são sempre um pouco diferentes. Fora a cobertura que aparece de tudo.
Olhei a da Nigela e a do Lebovitz, mas não consegui decidir qual seguir, Ou até de fazer uma adaptação entre as duas.
Você tem alguma para me indicar ou alguma "regra de decisão" para estes casos....rsrsrsr. Dei uma olhada nas suas mas não consegui identificar alguma que batesse com o que eu quero.
Obrigado.
Ronaldo

Patricia Scarpin disse...

Anna, tô doida pra ver esse seriado, achei que promete!

Tina, querida, eu adoro essa toalhinha, que bom que vc tb gostou.
xx

Ronaldo, vc se refere ao Devil's Food Cake? Não entendi o que vc quis dizer com "fora a cobertura que aparece de tudo" - me explica?

Anônimo disse...

Patricia
Foi mal, falou o "l"...sim é a Devil's Food Cake. O que eu quis dizer é que as receitas da torta são sempre parecidas, com algumas variações nas medidas e nos ingredientes (ou água, ou leite, ou café, ou tudo misturado) mas nada muito radical. O que muda sempre, e radicalmente, é a cobertura, algumas com creme de leite, outras apenas com água, outras com mel, outras com açúcar mascavo, etc, etc...(estou ensaiando de fazer um pouco de todas e ver qual me apetece mais).
Abs
Ronaldo

camila disse...

Oi Patricia!
Fiquei com muita vontade de fazer o seu bolo, porém eu nao tinha amêndoas em casa. Acabei substituindo a farinha de amêndoas da receita do Marzipan por creme de amendoim (puro), e deu super certo. Não sei se ficou com o gosto parecido com o seu, mas ficou com aparência igual e uma delícia!!!
Adoro este espaço!

Ronaldo, vou te indicar uma receita que nunca fiz, porém de um site super confiável:
http://acozinhacoletiva.blogspot.com.br/2012/10/devils-food-cupcake-com-ganache-de_24.html

Bom final de semana a todos.
Camila.

Patricia Scarpin disse...

Ronaldo, devil's food cake é uma receita super tradicional nos EUA, então há mesmo algumas variações. Eu confio bastante nas receitas da Nigella, os bolos dela são ótimos, e o link que a Camila indica vale super a pena tb, é de um blog lindo cheio de delícias.
Boa sorte!

Camila, pois eu adorei a sua versão do bolo, chocolate e amendoim combinam super bem!
Obrigada por vir aqui me contar o resultado e tb pelo link para o outro leitor. Beijo!

Anônimo disse...

Obrigado.
Abraços.
Ronaldo