segunda-feira, maio 19, 2014

Bolo de chocolate e cerveja stout e um trailer decepcionante

English version

Chocolate stout cake / Bolo de chocolate e cerveja stout

“Interstellar” foi anunciado em novembro do ano passado, exatamente um ano antes de seu lançamento, e por ser um filme do Christopher Nolan eu fiquei imediatamente interessada – não havia muito sobre o filme para ler e mesmo o teaser não revelava tanto assim, por isso minha curiosidade foi ao céu.

Cortem para meses depois – seis, para ser mais exata – quando o trailer oficial foi finalmente lançado e, pela primeira vez desde que assisti ao maravilhoso “Amnésia” não senti vontade de correr para o cinema para ver um filme de Christopher Nolan – o trailer simplesmente não me agradou. Não sei se foi Matthew McConaughey, as cenas familiares piegas ou o fato de que depois do que Alfonso Cuarón fez com “Gravidade” acho que será difícil alguém chegar naquele nível quando o assunto é filmes no/sobre o espaço – eu não consegui gostar do trailer, mesmo com Michael Caine nele.

“Foxcatcher” e “Garota Exemplar” tem me mantido bastante curiosa neste ano de 2014 e antes de ver o trailer de “Interstellar” eu achava que Nolan estaria facilmente na lista, mas não, não desta vez.

Favoritos podem nos desapontar, mesmo que uma vez em mil, exceto por Nigella: este bolo incrivelmente úmido, denso e delicioso – um dos melhores bolos de chocolate que já fiz ou provei – vai direto para a lista de ótimas receitas que Ms. Lawson tem nos trazido ao longo dos anos. E se isso não fosse suficiente, a cobertura com um leve azedinho é irresistível, também, e complementa o sabor do bolo de maneira perfeita.

Bolo de chocolate e cerveja stout
um nadinha adaptado do delicioso Feast: Food to Celebrate Life

Bolo:
1 xícara (240ml) de cerveja tipo stout
250g de manteiga sem sal, temperatura ambiente, picada
75g de cacau em pó
2 xícaras (400g) de açúcar cristal
150ml de creme azedo (sour cream)*
2 ovos grandes
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
275g de farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

Cobertura:
220g de cream cheese, temperatura ambiente
100g de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara (80ml) de creme de leite fresco

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de aro desmontável de 23cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também (eu usei uma forma de fundo removível).
Junte a cerveja e a manteiga em uma panela grande e leve ao fogo até que a manteiga derreta. Deixe esfriar por alguns minutos. Acrescente o cacau e o açúcar e misture com um batedor de arame. Em uma tigelinha, misture o creme azedo, os ovos e a baunilha e incorpore à mistura da panela. Por fim, junte a farinha, o bicarbonato e o sal e misture. Despeje na forma preparada e asse por 45-60 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.
Desenforme com cuidado, remova o papel e transfira o bolo para um prato de servir.

Cobertura: na batedeira, bata o cream cheese até que fique homogêneo. Peneire o açúcar sobre o cream cheese, junte a baunilha e bata até obter uma mistura cremosa. Junte o creme de leite e bata novamente até que a mistura fique com uma consistência boa para espalhar. Espalhe sobre o topo do bolo.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 10-12 porções

30 comentários:

Valentina disse...

Pat, este bolo eé muito saboroso. Uma vez um colega o trouxe para o trabalho para uma das nossas bake sale. Não me surpreende que ele tenha ido para a tua lista. Gosto muito de chocolate com stout. Acho que os sabores avo hand in hand. vc faz ótimas escolhas de receitas.x

Su Delícia disse...

que bolo lindo!!!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

drhaas disse...

Uma coisa que nunca entendi direito: temos creme de leite fresco no Brasil? Não acho que seja nata, ou creme de leite de lata...

Abraços.

Mica disse...

Vixe....ninguém na minha família consome bebida alcoólica e não tenho a menor ideia do que seja cerveja tipo stout. Será que dá para fazer sem? Será que fica muito diferente? E se não der, qual cerveja é essa?
O bolo tem uma cara tão bonita...fiquei com tanta vontade de fazer.

Patricia Scarpin disse...

Tina, querida, obrigada! Também gosto muito das receitas que vc escolhe, amiga.
xx

Drhaas, eu é que não entendi o seu comentário.

Mica, se você não quer usar a cerveja, não seria mais fácil fazer um bolo de chocolate comum?

Unknown disse...

Me fiz a mesma pergunta... E acho que gostei desta resposta: http://www.hominilupulo.com.br/beber-e-comer/degustacao/degustacao-cervejas-do-estilo-stout/
Também fiquei morrendo de vontade de fazer!!!

CRISTIANE LARA disse...

Oi Pat, tudo bem ? Esse bolo está lindo demais e muito fácil também ! Parabéns ! Beijos e ótimo dia ! :)

Thaty Corrêa disse...

Bolo de chocolate e minha cerveja favorita em todo o mundo! Que delícia de receita!!

Obrigada mais uma vez Pat, por compartilhar essas alegrias conosco!

Um beijo!

Thaty

Sofia disse...

ba eu tambem quero muito ver garota exemplar! li o livro e gostei muito! tem um outro livro da gillian flynn que também é muito bom, até melhor eu acho. O nome em inlges é Dark Places, e vao lançar o filme tb! se eu nao me engano é com a charlize theron, entao com certeza vai ser otimo hahaah

Maria Angélica disse...

Oi Pati!
Como faz para o cream cheese frosting ficar assim mais durinho? Eu fiz esse fim de semana esse bolo (ficou divino!), mas minha cobertura ficou moliiiiinha,parecia creme inglês. Aí coloquei na molheira (mas ficou bom do mesmo jeito!).
Beijos e parabéns pelo Blog. Muito bacana! :)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Maria Angélica! Tudo bem?
A cobertura deste bolo é bem molinha mesmo, não é super firme. Tem algumas outras receitas que ficam mais durinhas e levam manteiga e mais açúcar de confeiteiro:

http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2010/11/bolo-de-limao-siciliano-e-sementes-de.html

Bjs!

Elvis disse...

Olá Patrícia. Quero muito preparar esse bolo mas fiquei um pouco receoso com a cobertura por causa da experiência da Maria Angélica. Você acha que se esquenta-se a 1/3 de xic do creme de leite da cobertura e colocasse sobre chocolate branco (fazendo tipo uma ganache um pouco mais mole), e depois de frio agregasse no cream cheese não deixaria tudo um pouco mais firme?? Abraço!

Patricia Scarpin disse...

Elvis, tem uma receita de cobertura de cream cheese e chocolate branco aqui no blog, dê uma olhada no índice, daí vc vê as quantidades certinhas.
Um abraço!

Patricia Luck disse...

Patricia
Fiz esse bolo semana passada usando cerveja porter. Além de DELICIOSO, ele tem um modo de preparo peculiar, adorei! Pode ser servido como sobremesa, porque ele é úmido e denso.
A cobertura ficou perfeita!
Com certeza entrou para a lista dos favoritos aqui de casa.
Obrigada

Patricia Scarpin disse...

Paty, eu é que adorei saber que o bolo deu certo contigo! Que coisa boa!
Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado.
Beijo!

Renata Lacorte disse...

Há tempos namoro esse bolo e como estava com a guinness na geladeira, finalmente fiz. Troquei o sour cream por um iogurte que tinha feito e deu certo! Tão úmido e saboroso! Super aprovado aqui em casa. Não consegui deixar a cobertura tão bonita quanto a sua, mas a combinação da cobertura com o bolo é perfeita! :)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Renata! Que notícia boa, menina! E adorei saber que com iogurte ficou bom tb.
Um beijo e obrigada por vir aqui me contar o resultado da receita!

Patricia Luck disse...

Tive q vir aqui contar q fiz novamente esse bolo, agora para o aniversário do meu filho mais novo. Quanto sucesso! Repito para quem está na dúvida ainda: ele é muito fácil de fazer (suja apenas uma panela!), e fica delicioso e lindo com a cobertura. Parece q passamos horas na cozinha! Rsrsrs.
Se quiserem surpreender seus convidados (bolo de cerveja? Aham...) esse é o bolo!
Obrigada mais uma vez Patricia!
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, xará! Adorei saber que a receita deu certo contigo e que foi usada em uma ocasião tão especial! <3
Amei! <3

Obrigada a vc por vir aqui me contar o resultado, Paty. Beijo!

Regiane disse...

OI Patrícia! Tudo bem? Desculpa a pergunta em post antigo rsrs, mas é que estou inclinada a fazer esse bolo hoje! Gostaria apenas de uma ajudinha. Queria transformá-lo em duas camadas... para um bolo um pouco mais alto (de aniversário). E só tenho formas de 20cm, 15 cm... (e maiores). O q. vc acha? Bjinhos.

Patricia Scarpin disse...

Regiane, a massa é bem líquida e o bolo bem macio, não acho que daria certo assá-lo para deixá-lo mais alto, ele perderia em estrutura.
Bjs

Letrícia disse...

Pat do céu, sempre namorei esse bolo a distância porque via a quantidade de manteiga e simplesmente concluía sem sequer ler a receita que eu precisaria usar a batedeira (preguiça 1) e ter muita manteiga em temperatura ambiente (preguiça 2). My bad. Bom, agora que eu finalmente criei vergonha na cara, vi que ele é facílimo! Assim que tiver um bom pretexto, vou fazer.

Beijos!

Unknown disse...

Olá,
Quero muito fazer esse bolo, já comprei a cerveja,falta os outro ingredientes. Mas acho que vai muito açúcar, será que da para diminuir a quantidade?
bjs

Patricia Scarpin disse...

Deisi, eu não aconselho.

Janaina disse...

Oi Patrícia!

Tô com esse bolo no forno, mas que decepção! Acabei de olhar e vazou tudo para fora da forma! Sorte que eu tinha colocado um tabuleiro embaixo... O cheiro está maravilhoso, mas você faz ideia o que pode ter dado errado? Posso garantir que está tudo exatamente igual ao que descreveu: do tamanho da forma aos ingredientes. Sempre faço suas receitas, nunca tive problema... :( Tomara que dê para consertar com a cobertura... beijos!

Patricia Scarpin disse...

Janaina, que notícia ruim! Eu não imagino o que possa ter acontecido - forno muito quente, talvez?
Sinto muito! :(

Janaina disse...

Obrigada pela dica, Patrícia! Não deixarei tanto tempo pré-aquecendo da próxima vez. A boa notícia: apesar do acidente, o bolo ficou divino!! Cortei as beiradinhas que ficaram queimadas e foi sucesso absoluto aqui em casa!! Pena que precisa guardar na geladeira e com os dias ele vai perdendo a maciez. Mas geladinho também fica ótimo! rs Beijos!

Unknown disse...

Pati, conheci seu blog através do La Cuccineta, tô amando as receitas, já fiz algumas! Mas o meu tbm vazou, e a minha forma é de 25 cm de diâmetro. Será q a forma q deveria ser mais alta? Tomara que não fique pilado! A Guiness tá muito cara p perder essa receita hahaha =*

Unknown disse...


Pati, conheci seu blog através do La Cuccineta, tô amando as receitas, já fiz algumas! Mas o meu tbm vazou, e a minha forma é de 25 cm de diâmetro. Será q a forma q deveria ser mais alta? Tomara que não fique pilado! A Guiness tá muito cara p perder essa receita hahaha =*

Patricia Scarpin disse...

Oi, Drielly, tudo bem? A minha forma tem 5cm de altura, a sua é mais rasa do que isso?