Assisti a “Confiar” sábado passado e gostei bastante: bem dirigido e com ótimas performances, o que para mim é imprescindível ao se abordar um assunto tão delicado. Levei minha irmã comigo porque achei importante que ela visse o filme e acho que pais, adolescentes e até mesmo jovens adultos deveriam vê-lo, também.
Algo que me surpreendeu no filme foi o diretor, David Schwimmer: não conheço muito do seu trabalho – com exceção de “Friends” – e acho que ele lidou com “Confiar” perfeitamente. Ficarei atenta aos seus próximos projetos – versatilidade é uma qualidade que admiro em atores e diretores.
De alguém versátil para uma receita idem: estes financiers são uma delícia e funcionam com uma tela para a sua imaginação – já os fiz com cereja e também deram super certo com quincans em calda.
Financiers de baunilha com quincans em calda
adaptados de dois ótimos livros: Simply Bill e Baking for All Occasions
- xícara medidora de 240ml
Quincans em calda:
1 dúzia de quincans
¾ xícara (180ml) de água
½ colher (sopa) de glucose de milho
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 224g - de açúcar refinado
Financiers:
2/3 xícara (67g) de farinha de amêndoas (amêndoas finamente moídas)
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado + um pouquinho extra para polvilhar
1/3 xícara (46g) de farinha de trigo, peneirada
4 claras
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, derretida e fria
Comece preparando as quincans em calda: com o auxílio de uma faca serrilhada, corte a ponta de cada quincam (onde havia o cabinho). Corte as quincans em fatias de aproximadamente 6mm. Em uma panela média, de fundo grosso, misture a água, a glucose de milho e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo apenas até o açúcar dissolver. Aumente para fogo médio-alto e deixe ferver sem mexer. Adicione as quincans, reduza para o fogo mínimo e cozinhe lentamente até que as quincans fiquem macias e a calda engrosse, 15-25 minutos. Retire do fogo e transfira a mistura para uma tigela refratária. Deixe esfriar completamente.
As quincans em calda podem ser guardadas em um recipiente hermético, na geladeira, por até 1 mês. Quando for assar os financiers, remova as fatias de quincam da calda e deixe escorrer em uma gradinha por 2-3 horas.
Agora, os financiers: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga dez forminhas de silicone com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada ou unte e enfarinha forminhas de muffin.
Em uma tigela grande, misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo e o sal. Junte as claras e misture apenas até combinar. Acrescente as sementinhas e o extrato de baunilha. Junte a manteiga e misture somente até incorporar.
Divida a massa entre as forminhas preparadas. Cubra com 2-3 fatias de quincam.
Asse por 25-30 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar nas forminhas, sobre uma gradinha, por 5 minutos. Desenforme e deixe esfriar completamente sobre a gradinha.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir; guarde em um recipiente hermético.
Rend.: 10 unidades
segunda-feira, outubro 03, 2011
Financiers de baunilha com quincans em calda + um filme que todo mundo deveria ver
Marcadores:
cítrico,
clara de ovo,
farinha de amêndoas,
fava de baunilha,
financiers,
friands,
nuts,
quincans
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
bom dia Patricia
Conheci o seu blog recentemente e gosto muito da maneira deliciosa com que você mescla os prazeres (comida + vida). Parabéns e sucesso! Abraço
ah, os financiers... :D
eu quis ver esse filme (Catherine Keener (y)), aí eu não quis mais (Clive Owen - afasta de mim esse cálice), agora quero de novo, e muito (David Schwimmer??? Não sabia!).
vi o trailer outro dia, me pareceu bacana mesmo.
=***
estive a ver o trailer ... agora tenho de ver parece-me bem interessante
os financiers estão lindissimos
bjs
Paula
Oi Patrícia, adorei! Parabéns, beijos.
Oi Paty,tudo bem ? Estão lindíssimos seus Financiers. Adorei ! Beijos
Pat, financiers são bolinhos que nunca experimentei fazer. Essa textura 'nuvem' deles parece deliciosa! E as quincans em calda, outro charme!
Beijo!
Pat, eu contei: uma dúzia de claras eu tenho no freezer. Financiers são sempre uma boa pedida. Amei essas forminhas, decerto você não comprou por aqui, né?
beijos
Maci, seja bem-vinda! Obrigada!
Quéroul, o filme é ótimo. Acho o Clive Owen um charme e ele ganhou o meu coração com isso aqui, ó:
http://www.youtube.com/watch?v=srrbvNNUKrA
Tati, as forminhas foram compradas na Etsy!
Que delicadeza de imagem, adorei! parabéns!
Postar um comentário