sábado, outubro 22, 2011

Bolo mármore com Nutella

English version

Nutella swirl pound cake / Bolo mármore com Nutella

Então quer dizer que todo mundo aí anda preparando croûtons na frigideira e eu fui a última a aderir à moda... Tudo bem, sem problema. :) Agora me digam: e um bolo mármore feito com Nutella? Já experimentaram? Eu desconhecia o danado até comprar esse livro e agora quero prepará-lo todo final de semana. :D

Nutella swirl pound cake / Bolo mármore com Nutella

Bolo mármore com Nutella
um nadinha adaptado do Cake Keeper Cakes: 100 Simple Recipes for Extraordinary Bundt Cakes, Pound Cakes, Snacking Cakes and Other Good-To-The-Last-Crumb Treats

- xícara medidora de 240ml

4 ovos grandes, em temperatura ambiente, de preferência orgânicos
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
1 pote (350g) de Nutella

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigelinha, misture os ovos e a baunilha e bata levemente com um garfo. Reserve. Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento e o sal.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Com a batedeira em velocidade médio-baixa, despeje a mistura de ovos aos poucos, em fio, parando algumas vezes para raspar as laterais da tigela.
Agora, com a batedeira em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos, ½ xícara por vez. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Depois de adicionar toda a mistura de farinha, bata por 30 segundos em velocidade média.
Transfira 1/3 da massa do bolo para a forma preparada. Alise a superfície. Espalhe metade do pote de Nutella sobre a massa, usando uma espátula limpa e seca. Cubra a Nutella com mais 1/3 da massa de bolo e alise a superfície. Espalhe a outra metade da Nutella sobre a massa. Cubra com a massa de bolo restante e alise a superfície. Com uma faquinha sem ponta, misture levemente a massa para criar o efeito marmorizado – não misture demais.
Asse o bolo até que cresça e doure, aproximadamente 50 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 15 minutos. Com jeitinho, desenforme o bolo, retire o papel manteiga e inverta-o novamente sobre a gradinha, deixando esfriar completamente antes de cortar e servir.
Mantenha o bolo em um guarda-bolos ou embrulhado em filme plástico por até 3 dias.

* você pode preparar a receita acima usando uma forma de bolo inglês de 22,5x12,5cm (untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo); asse o bolo por 1 hora/ 1 hora e 10 minutos

Rend.: 8-10 porções

40 comentários:

Jonas Marquezini disse...

Agora sim Pat, você falou meu idioma, louco e perdidamente apaixonado por esse creme de avelã danado de bom! Esse vai ser o próximo bolo que vou fazer! Bjão e bom fim de semana =D

tatiane disse...

Ah, vc não foi a última a preparar croutons na frigideira: eu fiz isso ontem pela primeira vez ;)
Esse bolo é uma daquelas coisas universais, impossível ficar ruim!
beijos, querida

www.sosimplesassim.com.br disse...

Ai , meu Deus, essa é de matar! Bolo mármore com nutella! eu também quero todo o fim de semana,
Bj,
Lylia

Luna disse...

Ai, ai, Pat, que delícia! E eu acabei de comprar aquele creme de avelã da ovomaltine... ;D Bj!

Simone disse...

Mas ficou lindão isso heim?!
Imagino o sabor... aiaiaiai
Também quero fazer!! =)
Beijos e bom fim de semana!
ps: tentei deixar recadinho no post do muffin de especiarias e não consegui! Queria dizer que estou viciada no muffin linzer!! eheheh

Vera Ferraz disse...

Hum... bolo marmore já é bom, com Nutella deve ser divinal! Vou testar! Venha conhecer também o meu blog em www.hojeparajantar.blospot.com!!

Gourmet e Gourmand disse...

Preparar esse bolo todo fim de semana... também não é pra menos, uma delícia dessas :P
Nutella e bolo, parece música para meus ouvidos :P
Que maldade, já são quase 23:00 aqui... aff, quero um bolos desses :P
Um abraços,
Queila

Dricka disse...

É Patricia, acho que dessa vez você saiu na frente: bolo marmore de nutella é completamente novo para mim. Deve ser muitooo ruim, né?rsrsrsrs
Bjs

Anônimo disse...

Oiiii
Croutons na frigideira faço sempre...rs
Agora, bolo marmore de nutella??/!! SENSACIONAL!!!! Vc se superou!!! Como nunca pensei nisso ??!!!

Amo seu blog
Cleide Alberto

LuRussa disse...

ai meu Deus que delícia !!!

amo seu blog !

Dimagrire disse...

ameiii seu blogg!!e o bolo ficou lindoo!
http://dimagriregia.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ai caramba, eu adoro nutella! Esse bolo é um pecado rsrs
Boa semana para você! Beijos!
http://temperaria.com.br

Anônimo disse...

Meu Deus!!Que agua na boca!!

Andrea - Sweet and Saucy disse...

Se os seus bolos já são tão sensacionais... não consigo nem imaginar o resultado deste!

Que delícia!!!

Bjão

Virginia disse...

Lindo, mas difícil de fazer! Se colocar uma colher de sopa de fermento fica ruim? (é q parece tão pouco fermento...)

Anônimo disse...

Olá Patricia!Faz tempo k leio seu blog( encontrei através do The Cookie Shop)e adoro seu trabalho!!! Engracado ver esse bolo aqui, fiz algo parecido na primavera seguindo uma idéia minha e vontade de acabar o pote de Nutella e não fiquei feliz com o resultado. Da 2a x até separei um pouco da massa à qual juntei o Nutella, mas não convenceu os suecos! Tentarei mais uma x com sua receita... :)
Mas escrevo pq gostaria de fazer o doce bicho-de-pé e não sei qual a quantidade de gelatina necessária?! Qtas gramas tem sua carteira de gelatina?
Se quiser receitas nórdicas diga k eu envio, ok?
Um abraco, Marisia B. Ramström

Anônimo disse...

Oi amada, prazer falar com vc pela primeira vez. Olha, meu filho adora nutella... já fiz o suflê e agora vou experimentar o bolo... tá com uma cara bôua, bôua!! Amada, me diga uma coisa, please, a gradezinha... é possível comprar pela internet? Preciso comprar uma mas não achei em nenhum site... Bjs e obrigada por td que tens me ensinado. Te dollo!!
Noemia
noemiavida@yahoo.com.br

Debora Moraes disse...

Oi Patrícia!
Sou sua nova leitora =)

Fiz essa receita ontem e a nutella desceu toda para o fundo da forma.. você tem alguma idéia do motivo?
Mesmo assim ficou delicioso!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Marisia, tudo bem? Eu não me lembro como está a receita de bicho-de-pé, infelizmente não me lembro quantos gramas tem a caixinha de gelatina. Procure no google, talvez vc encontre. Boa sorte!

Debora, não imagino o que pode ter acontecido... Que forma você usou?

Debora Moraes disse...

Oi Patrícia! Usei uma forma com buraco no meio.. deve ter sido isso, né?

Estou impressionada com as receitas que encontro aqui e com a qualidade das fotos! Parabéns! Também sou uma apaixonada por filmes, receitas e fotos! Se quiser, dá uma olhadinha no meu Flickr http://www.flickr.com/photos/debora_moraes

Com certeza tentarei fazer esse bolo novamente com uma forma apropriada!

Silvana disse...

Oi Patricia, acompanho seu blog há tempos e não resisti a essa receita. Reproduzi hoje mas não ficou uma belezura como o seu... Usei uma forma de bolo inglês um pouco maior que o indicado e mesmo assim vazou. Apesar de feio ficou bom, mesmo com a nutella concentrada no fundo. O seu parece ter ficado bem seco, já o meu ficou úmido, gorduroso. Enfim, acho que seria bom sempre usar forma redonda como a sua. Um grande abraço, Silvana

Patricia Scarpin disse...

Debora, talvez tenha sido a forma sim - ou a capacidade dela.
Beijo!

Silvana, pois é, menina - no livro é pedida uma forma de bolo inglês, por isso publiquei a informação. Mas eu preferi usar uma forma redonda - não sei te dizer pq, foi um feeling mesmo. Acabou dando certo. Pena que a receita não funcionou pra vc... :(

Anônimo disse...

Oi Patricia,

a algum tempo venho acompanhando seu blog,mas nunca postei nada aqui, quero dizer que adoro suas receitas, sempre que posso tento reproduzi-las!
Agora, falando desse bolo, acho que a forma de bolo ingles deve dar algum problema mesmo...rsrsrs... só pode ser isso! segui a receita a risca, a massa do bolo em si ficou uma delícia,meu noivo esta morrendo de comer, o triste foi que a nutella desceu toda no fundo e ficou ressecado... mas não vou desistir, farei novamente na forma redonda!

Kathy...

Patricia Scarpin disse...

Oi, Kathy! Tudo bem?
Menina, pois é, essa forma é a pedida no livro, eu é que inventei de usar a forma redonda, que no final acabou dando mais certo. :S
Espero que vc consiga fazer o bolo novamente, beijo!

paula disse...

Poxa vida, eu fiz na forma redonda também e tive os mesmos problemas! Segui a receita a risca, e ainda assim a nutella foi toda pro fundo e a massa ficou hiper gordurosa, e não cresceu :( uma pena :(

Patricia Scarpin disse...

Esse bolo parece que está encantado - que pena não ter dado certo para você, Paula. :(

Keli disse...

Olha Patricia, fiz seu bolo e sinceramente achei a qtd de manteiga um erro, diminui para 100gramas. Aparentemente o seu bolo na foto parece bem sequinho, nao parece um bolo que leva 200 gramas de manteiga.

Fiz o bolo, segui a risca a questao da forma, do jeito de preparar, somente a qtd de manteiga que eu diminui.

Mesmo assim, o bolo ficou super gorduroso, a nutella desceu toda para o fundo da forma, graças ao papel manteiga ainda é possivel recuperar alguma coisa. Acho chato isso porque nutella é um ingrediente carinho.

Vi ai em cima alguns comentarios dizendo que o bolo não deu certo. Acredito que quem tentou fazer não conseguiu...assim como eu, e olha que faço bolos e cupcakes muito bem.

Me pergunto onde errei?

Beijo e sucesso pra voce.

Patricia Scarpin disse...

Keli, tudo bem?
A receita pede 1 xícara americana de manteiga, que é 226g. Foi exatamente assim que preparei o bolo. Não sei o que pode ter dado errado, sinceramente. Se você mexeu na receita e diminui a quantidade de gordura pela metade eu não tenho como comentar - baking é uma ciência, não sei se você sabe. Segui a receita do livro à risca. Se a sua não deu certo, sinto muito. Sei quanto custa Nutella pois sempre compro.
Se você faz bolos bem deveria saber que mexer na quantidade de um ingrediente crucial como a gordura (no caso, a manteiga) pode comprometer uma receita.

De repente, se você COMPRAR O LIVRO vai verificar que a quantidade publicada por mim é a correta. Ah, e só pra vc saber, LIVROS SÃO CAROS TAMBÉM.

Keli disse...

Não é a primeira vez e pelo jeito nem a ultima que voce sera grosseira comigo diante de alguma duvida.

Acredito que quando temos um espaço aberto como o seu em que é possivel enviar duvidas, criticas, elogios e sugestoes, estamos sujeitos a isso, cabe a nos saber distinguir as coisas e no minimo sermos educadas, claras e objetivas com quem nos le e com quem nos segue...assim como eu faço com voce, que admiro o trabalho e sigo há muito tempo com muito carinho e respeito.

Te faço um convite a vir conhecer meus cyber espaços, onde uma legião de mulheres com ou sem talento algum para a cozinha passam o tempo papeando e trocando ideias, inclusive recebo tambem muitas criticas, pois tenho um olhar diferente sobre algumas questões e isso as vezes me atrai dor de cabeça. Mas, eu sei relevar algumas coisas e vou seguindo por la, fazendo as coisas do meu jeito, sendo querida ou não tão querida. Mas nunca com grosserias.

Agora, o que me fez refletir foi o que voce falou sobre baking ser uma ciencia, é impressionante como algumas coisas fazem mais ou menos sentido na vida das pessoas...pra mim...são apenas bolos, que crescem ou não, que solam ou não e se eles forem para o lixo não é motivo para me descabelar nem ser grosseira com alguem que não conseguiu o reproduzir com a mesma perfeição que eu e que me trouxe uma duvida ou um questionamento.

Livros são caros, eu bem sei, os coleciono, os trago de viagens assim como ingredientes pouco encontrados aqui, me dizer que são caros é o mesmo que me chamar de tola ou alienada, e porque voce os tem e reproduz com perfeição as receitas que lá encontra, isso não lhe dá o direito de insunuar que não sei o valor das coisas reais como livros ou subjetivas como a educação...

Enfim, livros são caros, fotografar toma um tempão, nutella tambem pode descer para o fundo da forma de alguem não tão preparada, e semente de papoula so encontramos na Williams Sonoma, mas educação, carimas e bom senso são gratuitos...e esses sim tratam-se de uma ciencia...que poucos dominam.

Continuo ainda admirando seu trabalho incrivel e seu talento surpreendente para a cozinha e para a fotografia. Com muito respeito.

Abraços

Keli Manara
www.ilovevalentina.com
facebook: lovevalentina

Patricia Scarpin disse...

Keli, não me lembro de ter sido grosseira contigo. E quem começou com o tom de inquisição foi você e a história do bolo que não deu certo para um monte de gente, do ingrediente caro, etc. Eu realmente fico triste quando as receitas do blog não dão certo para quem as faz, mas se a receita está correta, igual à do livro e à versão que fiz, não tenho culpa, certo? Se mudam a estrutura da receita - como você fez - então, nem tenho como ajudar a entender o problema.
Que bom que você tem livros e sabe que eles são caros - não, não acho que você seja alienada - assim vai saber que nem eles são 100% precisos.
E se você realmente não ligasse pro fato de o bolo ir para o lixo etc, não teria vindo aqui me contar o problema com o seu bolo - aliás, paradoxal você, não? Leia ambos o seus comentários e veja se um não contradiz o outro.

Realmente acho que essa discussão já deu o que tinha que dar - obrigada, mas não tenho interesse algum em conhecer os seus "espaços" e seria algo ótimo se você deixasse de aparecer aqui no meu. Seus comentários não farão falta alguma.

Ana Elisa Granziera disse...

Para quem ficou com bolo escuro e oleoso, esquisito, com a nutella no fundo, verifiquem se a manteiga estava mesmo na temperatura e consistência pedida na receita e se os ovos estavam em temperatura ambiente. Acontece muito de a manteiga não ter sido batida o bastante, ou ainda estar muito fria, e não emulsionar corretamente com os ovos. Como o bolo não cria estrutura direito, a nutella, que é pesada, vai para o fundo, e a massa fica esquisita e oleosa.
Fica a dica, porque já joguei muito bolo potencialmente excelente no lixo por causa desses pequenos erros.

Pat, esse bolo continua na minha lista de coisas gostosas a tentar. :)

bjs

Anônimo disse...

Eu AMO o seu blog, só está receita já fiz inúmeras vezes, já presenteei e amaram. Em algumas vezes a nutella não desceu para o final da forma e algumas sim, mas o bolo não perdeu o valor, pois realmente é um dos melhores bolos que já comi, simplesmente AMO MUITO ISSO. Adoro as suas receitas e obrigada por partilhar. Bjs Sandra

Patricia Scarpin disse...

Oi, Sandra! Tudo bem?
Que bom que o bolo deu certo contigo, você viu a dica da Ana Granziera? Talvez lhe seja útil.
Bj e obrigada a você por vir aqui me contar dos seus bolos.

Simone Dantas disse...

Este Rodrigo aí de cima nem veio defender sua amiga Kelli né??? Que coisa ridicula. As pessoas acham que quem tem blog é obrigado a aguentar grosserias, mesmo quando disfarçadas de "simples dúvidas". Enfim, me programarei para fazer esta delicia este fim de semana. Tudo que vai muita manteiga me fascina...rsrsrs.

wair de paula disse...

Pat, pelamor, me garante que este bolo é light, pois estou saindo para comprar os ingredientes agora e fazer mais tarde...
E a propósito - já fiz várias receitas de seu blog - respeitando as medidas, pois ainda ou iniciante na confeitaria e afins. Tudo deu certo.
Forte abraço.

Patricia Scarpin disse...

Si, querida, obrigada pelo comentário. Apaguei o comentário do idiota pois como disse a Telinha lá no FB, lixo a gente põe pra fora de casa, né? Brigada por passar por aqui, dear.

Wair, é light, sim - se vc o combinar com uma corridinha depois... ;)
Obrigada, querido!
Bj!

Unknown disse...

Eu normalmente não tenho manteiga em casa em casa e costumo substituir por margarina culinária. Nessa receita, será que dá problema? Porque pelo que eu li nos comentários ela é um pouco delicada, né?

Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Giovana, nunca uso margarina. Realmente não sei se daria certo ou não, só testando...

Gabriela disse...

Guardei essa receita fazia mais de ano e nunca fazia..Bom, final de semana passado fiz e me arrependi de ter esperado tanto. Adoro fazer doces e esse virou um dos meus favoritos (junto com o brownie triplo). Não tinha lido os comentarios antes e visto que deu errado pra tanta gente.. Deu tudo certo com o meu, só irei deixar uns 5-10min a mais no forno da próxima vez... Mas o sabor, ficou muuuuuuito bom! Adorei =) (Se quiser mando fotos)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Gabi! Amei saber que a receita deu certo contigo, que bom! \0/
Se não for te dar trabalho, quero ver as fotos sim! Vou adorar!
Bj e obrigada por vir aqui me contar o resultado do bolo!