sexta-feira, outubro 28, 2011

Pad thai de frango com limão e amendoim

English version

Chicken pad thai with lime and peanuts / Pad thai de frango com limão e amendoim

Dei uma de Oliver Stone dia desses ao preparar o almoço: assim como ele arruinou completamente “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme” no final eu quase fiz o mesmo com o meu pad thai ao adicionar pimenta vermelha – ficou super ardido e meio complicado para comer, mas demos um jeito. Por isso, para o bem de vocês, retirei o ingrediente da receita abaixo. ;)

Só espero que usar udon em vez de macarrão de arroz não seja um pecado capital: não estava a fim de ir ao mercado e usar o que havia na despensa acabou funcionando bem.

Pad thai de frango com limão e amendoim
adaptado da sempre maravilhosa Donna Hay Magazine

- xícara medidora de 240ml

200g de udon
1 colher (sopa) de óleo vegetal
200g de peito de frango, em fatias bem fininhas
1 cebola pequena, bem picadinha
1 cenoura ralada no ralador grosso
1 xícara de broto de feijão
½ xícara de folhas de coentro, picadas – usei salsinha
2 colheres (sopa) de amendoim sem sal, torrado e picado

Molho de limão:
¼ xícara (60ml) de suco de limão
1 colher (sopa) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de molho de peixe

Prepare o molho: coloque o suco de limão, o açúcar, o molho de soja e o de peixe em uma tigelinha e misture para incorporá-los. Reserve.
Cozinhe o udon de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e mantenha aquecido. Enquanto isso, leve um wok ou frigideira grande ao fogo alto. Acrescente o óleo e o frango e frite por 2 minutos. Junte a cebola e refogue por mais 2 minutos. Adicione a cenoura, o macarrão e o molho de limão e refogue por mais 2 minutos ou até que a cenoura fique macia e o macarrão esteja coberto pelo molho. Misture o broto de feijão e o coentro (ou salsinha). Divida entre os pratos e salpique com o amendoim. Sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções

16 comentários:

Jonas Marquezini disse...

Nossa a primeira vez que comi pad thai foi ano passado (ou no outro) quando o namorado de uma amiga veio dos Estados Unidos, ele preparou, me falou a receita e eu (BESTA) não anotei... o dele era diferente, mas esse com molho de limão é uma boa opção pra eu tentar me aventurar no uso do sal rsrsrs
bjo

Akemi disse...

A Val sempre fala maravilhas da cozinha tailandesa mas acredita que nunca experimentei? A receita parece bem fácil e tenho quase todos os ingredientes, acho que vou me arriscar! Mas do jeito que o Luiz gosta de comida apimentada, vou adicioná-la aqui!
E que lindo esse tecido com estampas de sakura, onde vc encontrou???
Bjss e bom final de semana!

tatiane disse...

Depois qtue comprei o Nigella Kitchen, com várias receitas asiáticas, comecei a me aventurar mais por esses sabores, preparando em casa. Adorei ter mais uma opção, e em casa seria uma boa retirar a pimenta também!
beijão

Marmita disse...

Que cores lindas.. Adorei, fica super fresco. parabéns pela imagem. beijos

Ana Elisa Granziera disse...

Hehehe... pecado capital não acho que seja, mas quando tiver a massa de arroz no armário, faça de novo, pela experiência. Tãaaaaaaao booooom... (Como pad thai de camarão todo dia, se deixar.)
Quero ver mais coisinhas com tempero asiático nessa cozinha! ^_^

Beijão!

ameixa seca disse...

Pecado seria deixar de fazer a receita só por causa do macarrão :)

Fê Dayrell disse...

Hum... que deve ter ficado uma delícia, pecado é deixar de comer.
Bjo

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo bem ? Hummm, delícia de receita ! Já está anotada para eu fazer...rs Fique bem. Beijos

saboracasa disse...

pecado seria não comer, linda apresentação - gostei e já guardei
bom fim de semana
paula

Lari/Jê disse...

Humm
Que delicia!
Bom findi!

Beijo Jê

Para ouvir Elvira disse...

Comida tailandesa é muito interessante, ela mistura doce com salgado, amargo com azedo... esse pad thai deve estar dos deuses, pena que eu não encontro molho de peixe na minha cidade (Santos) :(

Renata Teles disse...

patrícia, como sei da sua paixão por limões, sejam tahiti ou sicilianos, pensei que pudesse me ajudar.

qual o modelo de espremedor de limões que você usa? estou procurando um novo e não sei para qual partir...

beijos,

Renata

Anônimo disse...

Está muito apetecível!
E as fotos como sempre fantásticas!
Boa semana.

Patricia Scarpin disse...

Clarice, querida, comprei o paninho na Etsy! Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Renata, - eu tenho um simplezinho, de plástico bem duro, que ganhei de presente de casório (7 anos). É bem durável.
Beijo!

Luna disse...

Pat, eu sempre quero fazer pad thai, mas nunca encontrei uma receita que me chamasse atenção e que não tivesse frutos do mar. Essa sua parece maravilhosa! Vou guardar pra fazer! :-)