terça-feira, outubro 25, 2011

Trufas de chocolate e mel - ótimas para dar de presente

English version

Honey and dark chocolate truffles / Trufas de chocolate e mel

Cookies são o que mais gosto de dar de presente: são gostosos, fáceis de embalar e todo mundo adora. Mas ao enfrentar uma falta de manteiga – pois é, que tipo de baker se esquece de comprar manteiga? – optei por trufas, o que acabou sendo uma decisão acertada: minha amiga ficou super feliz ao receber uma caixinha delas e me disse depois que estavam deliciosas. E para tornar tudo ainda melhor usei um livro esquecido na estante havia tempos.

Trufas de chocolate e mel
um tiquinho adaptadas do Baked: New Frontiers in Baking

- xícara medidora de 240ml

250g de chocolate meio-amargo – usei um com 53% de cacau
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
¼ xícara de mel
1 pitada de sal
cacau em pó (sem adição de açúcar) para envolver as trufas

Coloque o chocolate em uma tigela refratária e reserve.
Em uma panelinha, junte o creme de leite, o mel e o sal e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver o mel. Quando a mistura começar a ferver, retire do fogo e despeje sobre o chocolate. Misture até que o chocolate derreta por completo e o ganache ficar homogêneo.
Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira até firmar, 3-4 horas ou de um dia para o outro. Usando uma cookie-scoop ou uma colherinha faça trufinhas com 1 ½ colheres (chá) generosas de ganache e passe-as pelo cacau. Coloque em forminhas de papel e sirva.
As trufas podem ser guardadas na geladeira por até 5 dias.

Rend.: cerca de 30 trufas

25 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Bom aspecto :)

Para ouvir Elvira disse...

Que delícia! Sempre faço as trufas convencionais, mas imagino que com o mel elas fiquem ainda mais tentadoras :9

www.sosimplesassim.com.br disse...

Certamente um presente muito especial.Presentes feitos artesanalmente são meus preferidos.Também costumo adotar essa prática.
Deliciosas trufas!
Bj,
Lylia

Letrícia disse...

Oi, Pat! Continuo de olho em todas as delícias que você tem feito, embora esteja numa correria louca, sem conseguir parar um minutinho para comentar.

Adorei essas belezinhas. Parecem muito boas, vou fazer para o hômi, que é apaixonado por trufas :-)

Beijos!

Marmita disse...

ADORO.. aposto que as tuas estavam optimas, bonita foto tb. beijo

Fê Dayrell disse...

Eu queria ter sido esta amiga, tipo assim rolou uma inveja boa dela.
Lindas trufas e com jeito de deliciosas.
Bjo

Rita disse...

Pat
Posso te mandar meu endereço??

kkkk

O Garfelo disse...

Qué delicia, te las copio. Ideales para regalar en navidades. Bonita y fácil receta. Obrigado!

São Ribeiro disse...

gosto tanto mas nunca fiz , essas ficaram bem tentadoras e fiquei com tanta vontade de fazer.
bjs

Susana disse...

Por acaso nunca fiz, mas agora fiquei com muita vontade... pois o meu filho vai delirar!!!
As fotos ficaram lindas.

Beijinhos

TatyCupcakes disse...

Vc nao banha as trufas no chocolate, sao apenas passadas no cacau em pó.

Anônimo disse...

Patrícia, suas fotos estão mais lindas a cada dia. Fiquei um cadinho sem aparecer por aqui, agora estou em deliciando, bjos.

Jo Andrade disse...

que delicias, boa noite.

BValério disse...

Eu tambbem ficava muito feliz :P Ficaram com um aspecto fantastico ^^

Anônimo disse...

Uma excelente ideia para alguns mimos de Natal!
As fotografias são sempre fantásticas, parabéns!

Anônimo disse...

Trufas lindasss, e com mel devem ficar ainda mais gostosas e macias!
Nao entendi o comentário dessa tal Taty Cupcakes... que menina babaca! Qual o problema de nao banhar as trufas no chocolate, e apenas passar no cacau? Cada um faz como quer, gente... credo!
Ja fiz outra receita de trufas suas, Patricia, soh passei no cacau como vc orientou, dei d presente no dia das maes para minha mae, minha sogra e minha cunhada, e todas elas elogiaram muito, e adoraram a surpresa.
Tem gente q perde excelentes oportundiades d ficar calado.

Elizandra

ameixa seca disse...

Tenho mel pra dar e vender aqui em casa, umas trufas sempre são bem recebidas :)

Samy disse...

Que delícia!!!! Eu faço as normais, com mel deve ficar bem gostoso, quero testar :)
Essa semana fiz um bolo de chocolate que o namorido me deu até parabéns, e considerando como ele é ruim de boca, deveria estar muito bom mesmo, ahahahah eu fiquei toda boba..

Pat, pensa em fazer um especial de receitas natalinas? Seria legal! :D

Beijos, Samy

Raquel disse...

olás,

eu fiz essa receita e ficou muito boa, boa mesmo!
apenas, no dia seguinte o cacau já tinha sido todo "molhado" pela trufa, não consigo lembrar o termo correto... ele perdeu a cor original e se misturou na trufa. será que coloquei pouco pó? ou tem algum truque :)
muito obrigada pelas receitas, adoro o seu blog! leio todos os dias!
um grande beijo
raquel

Patricia Scarpin disse...

Oi, Lê! Saudade, querida!
xx

Rita, adoraria ser sua vizinha, sabia? ;)

Elizandra, as pessoas hoje em dia acham que trufas são aquelas vendidas pela Cacau Show, infelizmente. Mas tudo bem, cada um com o seu gosto, não?
Adorei saber que as trufinhas fizeram sucesso com a sua família - obrigada por comentar!
Beijo!

Samy, querida, a minha intenção é fazer uma série de Natal como a do ano passado, mas preciso arrumar um tempinho!
Manda esse bolo de chocolate pra cá? ;)
Beijo!

Raquel, que bom saber que a receita deu certo, menina! Obrigada por vir aqui me contar!
Com o cacau natural (Garoto, etc.) sempre tive esse problema que você descreve. Tinha que passar as trufas novamente por ele. Mas com o belga (alcalinizado) isso não aconteceu.
Beijo!

Renata disse...

Pat, eu tb sou do time dos presentes comestíveis. Todo mundo já sabe que as minhas lembranças são de comer.. Kkkkkk! Amei as trufas, é bem pra realidade da minha casa, ora sem ovos, ora sem manteiga, açúcar, enfim, essa loucura!

Beijo grande!

tatiane disse...

Pat, fiquei babando nessas trufinhas, acho que vou levar para presentear minha mãe - e comer metade junto!
Bom saber que o cacau alcalizado não absorve a umidade das trufas - ainda tenho um montão desse cacau em casa.
beijos

tatiane disse...

é alcalinizado, mas você entendeu ;)

Raquel disse...

Olá!
Obrigada pela dica, vou procurar o alcalinizado rs...

Beijão!
Raq

Letrícia disse...

Oi, Pat! Feliz 2012!

Estou escrevendo para contar que fiz, de fato, essas trufas para o hômi como presente de Natal. Ele amou!

Beijão!