quarta-feira, outubro 05, 2011

Bolo de macadâmia, limão e coco - um bolo surpreendente

English version

Coconut, lime and macadamia cake / Bolo de macadâmia, limão e coco

Comprei um saquinho de limões especialmente para preparar este bolo – a idéia de misturá-los a coco e macadâmias parecia ótima. Como em muitos sábados, retirei a manteiga da geladeira bem cedinho para que ela ficasse macia o bastante para a minha sessão de baking (escrevendo isso me lembro deste post da Ana). :)

Fui lendo a receita e colocando os ingredientes necessários sobre a pia; por um momento, parei e reli, e então li mais uma vez – o bolo não levava manteiga. Nem óleo. Ok, a gordura do bolo será aquela presente nas macadâmias, tudo bem. Pare de encanar e continue, Patricia.
Coloquei o bolo no forno e comecei a pensar: será que ficará seco? Detesto bolo seco. Bem, já era tarde demais para esse tipo de pensamento – tudo o que eu podia fazer era esperar o bolo ficar pronto.

Depois de espalhar a cobertura deliciosamente azedinha sobre o bolo não consegui mais resistir: cortei uma fatia pequenina e provei. Um pedacinho e eu estava no céu: além de ser absolutamente macio o bolo era muito gostoso. Super encorpado. Eu deveria ter imaginado desde o início: afinal de contas, a receita é do Bill Granger. :)

Bolo de macadâmia, limão e coco
um nadinha adaptado do ótimo Bills open kitchen

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
150g de macadâmias sem sal
3 colheres (sopa) - 30g - de farinha de trigo
¼ colher (chá) de fermento em pó
4 ovos, claras e gemas separadas
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 124g - de açúcar cristal (de preferência orgânico)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 2 limões tahiti pequenos
1/3 xícara (34g) de coco em flocos adoçados
1 pitada de sal

Cobertura de limão:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
raspas da casca de 1 limão tahiti
1 ½ colheres (sopa) de suco de limão tahiti

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.
Coloque as macadâmias, a farinha e o fermento no processador de alimentos e processe até moer as macadâmias. Na tigela grande da batedeira bata as gemas, o açúcar e a baunilha até obter um creme claro e fofo. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture às gemas as raspas de limão, o coco e em seguida a mistura do processador. Reserve.
Coloque as claras e o sal em uma tigela média bem seca e bata em ponto de neve, até obter picos firmes. Misture as claras à massa levemente, mexendo de baixo para cima com a espátula de silicone.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por 30-35 minutos ou até que cresça e doure e o bolo se afaste das laterais da forma (faça o teste do palito).
Retire do forno e deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 15-20 minutos. Desenforme o bolo sobre uma gradinha, remova o papel manteiga e inverta-o sobre outra grade. Deixe esfriar completamente.
Prepare a cobertura: em uma tigela, misture o açúcar, as raspas e o suco de limão até obter uma consistência boa para espalhar (adicione mais suco se necessário). Cubra o bolo com a mistura e sirva.

Rend.: 8-10 porções

25 comentários:

Cam Seslaf disse...

Ai.

Gourmet e Gourmand disse...

Parece tão bom, tão bom... deu água na boca ler esse sua curta descrição sobre o bolo :)
Adorei :)
Um beijo, Queila

Unknown disse...

É a primeira vez que comento um bolo no meu Facebook... lol xoxo

Patrícia Nascimento disse...

Deve ser realmente uma tentação....só de imaginar esses ingredientes todos juntos...
Ficou irresistível...

Bjinhos

Luciane Barros disse...

Pat, deve ser mesmo delicioso! Fiquei apaixonada por macadâmias desde que fiz sua receita de fudge de chocolate branco com limão e macadâmias. E estou para testar uns cookies tb. Bjs.

Cozinha Perfumada disse...

Delicioso e lindo seu bolo! Hummm adoro todos os ingredientes e adorei a ideia que não leva manteiga ou óleo...tenho q testar! =) Beijos Tereza

Andrea - Sweet and Saucy disse...

Fiquei sonhando acordada com essa mistura de sabores incríveis do seu bolo!!!

Deve ter ficado irresistível...

Bjão

Anônimo disse...

Patricia, posso usar o demerara no lugar do cristal??

Maci Nogueira disse...

Patricia,
Esse bolo está com um aspecto delicioso! Infelizmente, o coco e eu temos um caso mal resolvido.. rs

Renata Gomes disse...

A mistura PERFEITA = macadâmia + coco + limão!!!
Amo doces com limão.
Se o sabor corresponder a essa foto... ai, ai, ai!
Vou fazer no fim de semana e te conto ;)

Elaine Fujiwara disse...

Patricia!
Que delícia esse bolo!!! Acompanho sempre seu blog, acho suas receitas e suas fotos MA-RA-VI-LHO-SAS!!!
Parabéns!!!
Esse bolo definitivamente, preciso testar!!!
Beijoss...

Anônimo disse...

Oi,Patty, esa esta sendo a primeira vez que deixo um post pra vc.Mas, sou sua seguidora ja fiz muitas das suas receitas MARAVILHOSAS. E hj por curiosida eu cliquei no nome do Bill e o que eu vejo.....ele eu vi uma receita dele de um bolo de 3 figos com clda de caramelo que me deixou com agua na boca....rsrsr Ai Patty bem que vc poderia adaptar um nadinha dessa receitinha para suas seguidoras...Beijosssss

Vc é demaisssssss

Simoni

saboracasa disse...

bem saboroso, nham nham - gostei da fatia
Bom fim de semana
Paula

Bru Capraro disse...

hm, que delícia!! e bom saber. to dentro!!!
Patrícia, coloca um plugin de Facebook pra gente dar um "Curtir" nos seus posts? Eu adoro e queria compartilhar com a galera as receitas e suas fotos lindas! :)

Anônimo disse...

Patricia, além da gordura da macadâmia imagino que a gordura do coco também seja considerada nessa receita. Quanto a maciez e o corpo do bolo eu considero que venham das claras em neve e das gemas batidas, respectivamente.
Imagino que esse bolo também funcione se você trocar a macadâmia por 105g de manteiga e adicionar mais 50g de farinha.
Eu sou estudante de gastronomia, mas confesso que entendo mesmo é de confeitaria, então eu gosto de fazer essas indagações sobre as receitas n_n
Ficou maravilhoso o bolo! Sou super fã das fotos que você tira.

Camis disse...

Olá Patricia,
Meu nome é Camila e encontrei o seu blog super por acaso e estou adorando! Eu também adoro fazer bolos e doces (mas ainda sou amadora!) e coloco as receitas no meu blog, que também tem outras dicas bem interessantes. Quando tiver um tempinho, dá uma olhada.

http://coisasdecami.blogspot.com/

Com certeza vou testar algumas de suas receitas!

Bom fim de semana!

Para ouvir Elvira disse...

Cítrico com coco, que delícia! Definitivamente vou fazer no verão :9

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo bem ? Adorei essa receita do bolo também. Amo cítrico com coco ! Bjs

Cristina disse...

Deliciosa mistura de sabores!
Também aprecio a culinária do Bill, ele tem uma leveza e simplicidade ao cozinhar que eu gosto muito!

Marmita disse...

Ficou fantastico.. gosto particularmente da cobertura, parabéns!

beijos

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, o demerara tem um sabor mais marcante, não sei se ficaria tão gostoso.

Dani disse...

Fiz e ficou delicioso!!!! Só não coloquei o coco, pois não tinha... mas ainda assim estava ótimo. Bj e obrigada por compartilhar receitas tão maravilhosas.

Patricia Scarpin disse...

Dani, deu certo mesmo sem a macadâmia? Você substituiu por farinha? Obrigada a você por vir aqui me contar sobre a receita, adorei saber!
Beijo!

Anônimo disse...

Patrícia, somente agora conheci o blog. Estava procurando receitas de bolos no Pinterest e de repente já tinha pinado vários bolos seus.
Decidi fazer este por não levar manteiga e ter quase nada de farinha branca (estou no final da gestação e limítrofe para diabetes gestacional).
Fiz mais para o meu marido do que para mim. Ele estava cobrando um bolo.
A massa ficou demais, o sabor é incrível, é bem molhadinho. Usei açúcar refinado para a massa e o de confeiteiro para a cobertura. A minha cobertura ficou muito puxa-puxa para o meu gosto, acrescentaria um nadinha de água ou mais suco de limão.
De resto, está ótimo! Agora quero fazer o de banana caramelada...

Ligia

Patricia Scarpin disse...

Oi, Ligia! Tudo bem?
Que bom que vc gostou do bolo, e parabéns pelo bebê! <3
Beijo e obrigada por vir aqui me contar o resultado da receita.