sexta-feira, outubro 14, 2011

Bolo amanteigado de rum para quem gosta de bebidinhas em seus doces

English version

Butter rum cake / Bolo amanteigado de rum

Bebi minha primeira caipirinha em minha lua-de-mel: influenciada pelo marido, tomei o drink com ele em um dia super quente, pertinho do mar. Foi um dia delicioso. Depois disso, me tornei fã de caipirinha (mas isso vocês já sabem). :D Admito: gosto de um pouquinho de álcool de vez em quando.

Portanto, depois que comecei a usar rum em meus doces não parei mais – por isso, uma das primeiras receitas a experimentar depois de comprar a minha forma tipo Bundt tinha de ser o bolo amanteigado de rum da Lisa Yockelson: há rum tanto na massa quanto na calda do bolo. Nham! O bolo é bem macio e cresceu lindamente mesmo com a pequena quantidade de bicarbonato de sódio (e nada de fermento). Definitivamente uma receita para guardar.

Bolo amanteigado de rum
do sempre ótimo Baking by Flavor

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
3 xícaras (420g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
¾ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
2 ¼ xícaras (450g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
4 ovos grandes
2 colheres (chá)s de extrato de baunilha
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 210ml - de buttermilk*
3 colheres (sopa) de rum escuro

Calda:
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal
¼ xícara + 2 colheres (sopa) - 74g - de açúcar cristal, de preferência orgânico
¼ xícara (60ml) de rum escuro
¾ colher (chá) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma canelada (do tipo Bundt) de 25cm de diâmetro, removendo o excesso de farinha.
Em uma tigela média, peneire a farinha, o bicarbonato, o sal e a noz-moscada. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, em velocidade média, bata a manteiga por 3-4 minutos. Junte o açúcar em três adições, batendo por 1 minuto depois de cada uma. Junte os ovos, um a um, batendo por 45 segundo após cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Acrescente a baunilha.
Em velocidade baixa, acrescente a mistura de farinha em três adições, alternando com o buttermilk em duas adições (comece e termine com os ingredientes secos). Novamente raspe as laterais da tigela. Junte o rum e bata por 30 segundos. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por 55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe o bolo esfriar dentro da forma, sobre uma gradinha por 8-10 minutos, enquanto prepara a calda.

Calda: coloque a manteiga, o açúcar granulado e o rum em uma panelinha - não use panela de alumínio, cobre ou ferro – e leve ao fogo baixo, mexendo até o açúcar dissolver e a manteiga derreter. Deixe levantar fervura, abaixe o fogo e ferva por 2 minutos. Retire do fogo e junte a baunilha. Com jeitinho, desenforme o bolo sobre a gradinha. Usando um pincel macio, pincele todo o bolo com a calda morna. Deixe esfriar completamente antes de fatiar e servir.

* para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 16 porções

16 comentários:

Marmita disse...

Eu cá adoro bebidinhas em doces por isso corta uma fatia que eu vou já a caminho :) beijos

Julia disse...

Patricia,
tenho um sério problema com minha forma tipo "bundt"... nunca consigo desenformar os bolos!! Tem algum truque ou dica? Os seus ficam sempre tão certinhos... você unta? Polvilha farinha? Preciso dos bisus, rsrsrs.
Beijos,
Julia

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Patrícia,
Esse bolo está irresistível! Vou experimentar logo,logo.
Bj,
Lylia

tatiane disse...

Pat, sempre digo que não gosto de nada alcóolico, mas adoro licor, que é doce e bem alcóolico. E rum nos doces é uma combinação campeã! Adorei o bolo, parece tão fofinho!
beijos

Ameixinha disse...

Essas formas são lindas, eu tenho uma e adoro :) Uso alcool tanto na comida salgada como doce e sou verdadeira fã! Bj

Anônimo disse...

Eu adoro bebidinhas nas comidas! hehe Tenho usado muito a cachaça, acredita?

Jura que o bolo cresce e fica tão lindo assim sem fermento nenhum? Ai, sou tão cética com isso.. *medinho*

Bom final de semana!

Sabrina Romano disse...

Pat, como ficou lindo; dourado por fora e clarinho por dentro... Você sabe que adoro tudo o que faz,. mas quando tem rum ou limão, meus olhinhos brilham mais... Fiz os seus amanteigados de rum, substituindo o açúcar de confeiteiro pelo mascavo, e ficaram divinos... Que perfume de especiarias!!!

Tenho feito várias receitas suas - com as modificações malucas que me são de costume. eu não resisto!-, mas a displicência tem me impedido de postar. Fiz aquele pão com cebolas e erva-doce, mas usei uma base de pão integral que sempre dá certo e substitui a água pela cerveja escura, a cebola branca pela roxa e a erva-doce pelo kümmel. Depois que postar aviso para vc ver a carinha dele, mas desconfio que o seu seletivo irá gostar; o meu adorou! Foi o pão mais perfumado que já fiz, tomou conta da casa toda, e a cebola lhe conferiu uma umidade pontual... bjs

Rafaela Galvão Teixeira disse...

oooi, adoro seu blog, meu favorito ! se puder dar uma força no meu depois ia ficar feliz !! beijos

O Garfelo disse...

Que bolo mais lindo!! Me encantan los bizcochos con licor. Este te quedó genial. Me lo apunto.

Babette disse...

O aspecto está super tentador!!! deve ser mais uma de suas delícias...
beijo
babette

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Paty, fiz esse bolo ontem, é ótimo mesmo!!!Adorei o gostinho de rum...perfeito para tomar com um chazinho...repetirei outras vezes com certeza... obrigada por compartilhar...bjinhos!!!

Patricia Scarpin disse...

Sá, querida, eu fico tão, mas tão feliz quando você faz as receitas daqui... Porque sei que você dá um toque todo especial (e único, só seu) a elas. Adoraria ver os posts mas sei que tempo hoje em dia é um luxo. Obrigada por vir aqui me contar as suas peripécias na cozinha. Sabe que fico com saudade quando não te vejo por aqui!
Beijo grande!

Cíntia, que bom saber que a receita deu certo contigo! Amei! Eu é que agradeço você vir até aqui pra me contar. Beijo!

Marina Maria disse...

Pati, ontem foi meu aniversário e fiz um chá da tarde servindo, entre outras coisas, esse bolo. A mistura da textura delicada com o sabor do rum é perfeita! Fez o maior sucesso. Muito obrigada por compartilhar. Um beijo!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Marina! Tudo bem?
Parabéns atrasado, menina! Espero que o teu dia tenha sido bem lindo. Que bom que você gostou da receita - e que honra servi-lo num dia tão especial! Eu é que agradeço você ter vindo aqui me contar da receita. Beijo!

Noriko disse...

Oi Patrícia, vou começar a usar rum nos doces e fiquei com uma dúvida na hora de escolher a bebida, qual rum é ideal? Claro ou escuro?
Acabei pegando um claro (transparente) com notas de baunilha, chocolate e frutas. Mas vendo algumas receitas a maioria pedia rum escuro..... qual a sua preferência? Bjs

Patricia Scarpin disse...

Noriko, geralmente o escuro tem o sabor mais intenso, por isso tantas receitas o pedem. Eu prefiro o escuro por isso mesmo. Bj!