segunda-feira, outubro 17, 2011

Muffins de especiarias

English version

Spice muffins / Muffins de especiarias

É maravilhoso acompanhar o crescimento de minha irmã e vê-la se tornar adulta mas estar perto dela é certamente um lembrete de que o tempo voa. Não tenho problemas com isso – pelo menos ainda não – e a nossa diferença de idade às vezes resulta em momentos engraçados: quando assistimos a “A Rede Social” no ano passado tive de explicar a ela o que era Napster. :D

Outro sinal de que estou ficando velha: há dias em que somente a idéia de ir a algum lugar me cansa. Prefiro ficar em casa, com um bom livro ou filme, e um muffin para acompanhar – já que não havia uma frutinha sequer em casa (nem laranjas nem limões, o horror, o horror) fui salva pelas especiarias.

Spice muffins / Muffins de especiarias

Muffins de especiarias
da bíblia vegetariana da Deborah Madison

- xícara medidora de 240ml

2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1/8 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
¾ xícara (132g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
2 ovos
1 1/3 xícaras (320ml) de buttermilk*
1/3 xícara (80ml) de óleo vegetal
1 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte com manteiga uma forma de muffins de 12 cavidades com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada ou forre-as com forminhas de papel.
Numa tigela grande, misture a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o sal, a canela, a noz-moscada, o cravo e o gengibre. Em uma tigela média, misture bem com um garfo ou fuê o açúcar mascavo, os ovos, o buttermilk, o óleo e a baunilha. Despeje sobre os ingredientes secos e misture somente até combiná-los – não misture demais; massa de muffin não é lisa como massa de bolo e se você misturar demais os seus muffins ficarão duros.
Divida a massa entre as forminhas preparadas. Asse até que os muffins cresçam e dourem, aproximadamente 20 minutos (faça o teste do palito). Deixe os muffins esfriarem na forma por 5-10 minutos e então os desenforme e transfira para uma gradinha.

* para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 12 unidades

13 comentários:

Jonas Marquezini disse...

Ficaram lindo, mas ai Patricia sou tão chatinho com especiarias que fico com medo de tentar... fica forte de gemgibre e canela? Beijos (estou tentando me adaptar a gemgibre..um dia eu chego lá!!!)

Carla disse...

Adoro muffins, sempre estou fazendo diferentes receitas com esses bolinhos lindos.
Tentarei algum dia essa sua receita.

Grande beijo
http://dulce-sugar.blogspot.com

Karla Maria disse...

Pat,
ficaram lindos e eu imagino o perfume delicioso pela cozinha/casa inteira.
Amo bolo com especiarias.
Bj

Unknown disse...

patrícia, posso usar o açúcar mascavo mais escuro mesmo? beijos!

Bru Capraro disse...

Fiz uns cupcakes de canela e noz moscada esses dias atrás, ficaram muito gostosos com cobertura de doce de leite, combina muito! Comi todinhos hahaha, depois me arrependi =/

Patricia, postei no meu blog uma receita de frango com curry, você já fez?
Beijos

linksdistodaquilo disse...

Conhecer alguém aqui e ali…

Um beijo da Nita.
De boa tarde!

Richie disse...

humm... isso tem aroma de receita de Natal, Pat! rs E parecem super macios!
bjo

Luciana Gardargi disse...

Querida Patricia , adoro seu blog e faço muitas das receitas que vc publica ... alias cada uma mais maravilhosa que a outra ( obrigada ) , mas gostaria de saber uma coisa : vc que faz tanta coisa gostosa , não engorda ? Já sei ... vc come pouco , tipo um pedaço apenas e se contenta ??? quem me dera ... bjão

Cristina disse...

Olá Patrícia, a longevidade das especiarias é bendita!
Sou fã desses sabores, principalmente agora,com aproximidade do Natal!
Boa semana...

Marmita disse...

UI.. adorei a tua escolha nas especiarias, devem ter ficado mesmo especiais! beijo

Patricia Scarpin disse...

Jonas, fica forte sim, tipo um pão de mel... Se não gosta é melhor fazer outro muffin.
Beijo!

Rebecca, pode sim! Eles vão ficar mais escuros e com um sabor mais acentuado de melado.

Bru Capraro, nunca fiz frango com curry. :)

Luciana Gardargi, eu vivo em guerra com a balança, você nem imagina... :)

Jonas Marquezini disse...

Odeio meu teclado com teclas não identificadas, olha no que dá... só hoje vi que meu gengibre foi com "m"... aff... horror, horror!!!

Unknown disse...

ah, faz sentido. haha
obrigada, querida. :}